Gamificação – Saiba Como Melhorar o Desempenho da Sua Equipe

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2022.

O que é Gamificação?

A Gamificação é uma metodologia, originada nos EUA que é comumente aplicada em processos educacionais ou de treinamento, ela une a comunicação, transparência, regras e atributos dos jogos para transformar processos complexos em divertidos momentos de trabalho e aprendizagem.

O objetivo da gamificação é o de aumentar a performance e o engajamento nas empresas, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores através de um processo divertido, lúdico e fácil! A gamificação é uma ferramenta versátil dentro das estratégias de gestão de pessoas das organizações.

Ela pode ser aplicada em qualquer contexto empresarial ou educacional, engajando e motivando os players, aumentando no curto e médio prazo, os resultados dos principais indicadores pré-definidos para uma metodologia gamificada aplicada.

Por que utilizar Gamificação?

Existem diversos fatores para se justificar o uso da Gamificação em um ambiente empresarial para melhorar o desempenho da sua equipe e vamos listar alguns deles abaixo:

Metodologia Comprovada

Gamificação é uma ciência, estudada, testada, comprovada e aprovada por diversas pesquisas, estudos e autores best sellers, além é claro da visualização de resultados práticos em diversas empresas que relatam aumentos expressivos de performance em resultados e diminuição de turnover de seus colaboradores.

Gestão à Vista

O conceito de gestão à vista está intrinsecamente relacionado a gamificação, já que ela propõe a transparência dentro do jogo, onde todos podem visualizar os resultados de todos os participantes, isso traz uma visão gerencial mais dinâmica e horizontalizada da gestão.

Aumento de Performance

A maioria das empresas buscam a gamificação para aumentar a performance dos seus times e os resultados práticos como vendas, faturamento, leads, churning e etc. Neste objetivo a metodologia gamificada é capaz de transformar uma equipe desmotivada que não gera resultados em uma máquina de performance altamente competitiva.

Employee Experience

Muito se fala também da experiência do colaborador nos dias de hoje e a gamificação é capaz de criar uma cultura de experiência incrível, desde o onboarding do novo funcionário, até o seu treinamento e desenvolvimento dentro da empresa.

Quais são os benefícios da Gamificação?

Sem enrolação, vamos falar dos resultados práticos e diretos da gamificação em uma empresa que quer transformar seus processos em jogos lúdicos e divertidos de forma simples e fácil:

Aumento de Motivação e Engajamento

Os seres humanos são seres que necessitam de motivação e senso de pertencimento, logo, a gamificação pode trazer a inclusão e motivar (dar um motivo) para que este(a) indivíduo(a) passe a executar suas tarefas com maestria e destreza, a fim de atingir seus objetivos e resultados na competição.

Redução do Turnover

Pessoas mais motivadas e engajadas não tem motivos para sair de onde estão e dependendo do plano de desenvolvimento de carreira da empresa, isso pode ser ainda mais diminuído. A gamificação auxilia muito na redução do turnover, ou seja, menos pessoas saindo da empresa por motivos diversos, o que economiza custos de recolocação, onboarding e treinamento, além de preservar o capital intelectual da organização.

Endomarketing e Comunicação

A gamificação também promove uma comunicação centralizada, dentro do que prevê a LGPD, mantendo o compliance e valorizando o endomarketing e promovendo o senso de pertencimento dos colaboradores, o que pode alavancar o marketing boca a boca da sua empresa.

Treinamento Facilitado

Treinar dá trabalho e custa caro, mas com gamificação é possível programar trilhas de aprendizagem com recompensas, aumentando o engajamento do colaborador e facilitando a auto instrução de temas como a história, cultura, missão, visão e valores da empresa, além de também possibilitar e facilitar os treinamentos mais técnicos voltados para o dia a dia de cada departamento e da empresa focando na individualidade de cada um.

Como Implementar a Gamificação na Empresa?

Apesar de parecer simples e fácil, ter diversos benefícios e vantagens, a gamificação não é tão simples de se implementar, isso de forma autônoma, é preciso contar com uma boa plataforma de gamificação para organizar todos os objetivos, metas, KPIs principais, players, gestores, prazo e etc.

Os custos da gamificação não são altos e podem apresentar um retorno exponencial logo nos primeiros meses, a depender da ferramenta e equipe envolvida no processo. O investimento nesta metodologia é uma tendência para o futuro e com certeza será cada vez mais utilizada pelas organizações junto com soluções em tecnologia e gestão home office.

É preciso considerar o momento da sua empresa, a necessidade e disposição para envolver todos em um processo de gamificação que costuma ser um pouco moroso no início, mas que pode agregar muito no curto e médio prazo.

Empresas que já utilizam gamificação costumam relatar aumentos expressivos em resultados sem a necessidade de grandes modificações em salários e benefícios, já que os seres humanos são seres naturalmente competitivos e envolvê-los em uma competição saudável com recompensas gratificantes é uma excelente forma de se trazer motivação e engajamento para dentro da sua equipe.