O que é comunicação corporativa e quais as vantagens de otimizá-la?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de março de 2022 | Atualizado: 8 de março de 2022.

Naturalmente, empresas são ambientes que reúnem um grande número de pessoas e acabam contando com personalidades, egos e objetivos diferentes. Isso pode resultar em uma série de problemas ou situações conflituosas com o passar do tempo. Por isso, aprender o que é comunicação corporativa e quais as vantagens de otimizá-la pode ser muito importante.

Trata-se de uma maneira estratégica e inteligente de fazer com que os profissionais se entendam entre si e com a gestão, alinhando ideias, minimizando ruídos e evitando o surgimento de mensagens que poderiam ser mal compreendidas. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa pode ser definida como um conjunto de práticas e ações voltadas para que os integrantes de determinada empresa possam se comunicar com mais eficiência. Ou seja, a ideia é impactar os diferentes públicos e personalidades que atuam em uma companhia, bem como a forma pela qual a instituição interage com o público.

Mais do que meras estratégias de marketing ou propaganda, a comunicação corporativa é uma atividade muito mais complexa, tanto interna quanto externamente. Entre os seus objetivos principais, podemos destacar a melhora na percepção de valor de uma marca junto a seus públicos, focando em posicionamento e em uma postura clara no mercado.

Qual a importância da comunicação corporativa?

Como dissemos, a comunicação corporativa compreende aspectos internos e externos, o que torna fácil perceber que ela é relevante para gestores, colaboradores e para o público. Sua importância se dá em assegurar que todos os envolvidos com a instituição estejam a par de aspectos como posicionamento, desempenho, ações, produtos e serviços oferecidos.

Além disso, uma boa comunicação corporativa permite utilizar melhor os recursos humanos presentes na empresa, melhorando o ambiente e fortalecendo a imagem da marca. Afinal, pouco adiante pensar apenas no contato com os consumidores e não se comunicar bem com os funcionários, não é mesmo? É imprescindível abranger tudo e a todos.

Quais as vantagens da comunicação corporativa?

Agora que você já aprendeu o que é comunicação corporativa e qual a sua importância dentro de uma empresa, vamos aprofundar os nossos conhecimentos e elencar algumas das principais vantagens que contar com esse tipo de estratégia, tanto por ações internas quanto externas, pode proporcionar para o seu negócio. Acompanhe.

Melhora do clima organizacional

Uma das maiores vantagens da comunicação corporativa é a melhora do clima organizacional. Não é novidade que, dentro de uma empresa, esse é um dos maiores desafios, especialmente se considerarmos que o local conta com diversos profissionais distintos, com diferentes anseios, demandas, personalidades, expectativas, egos, características e objetivos pessoais.

Por isso, quando todos se comunicam bem, inclusive a gestão, o trabalho fica mais simples e a equipe se sente mais engajada, por conta da transparência da instituição. Outro ponto crucial é que isso reduz a distância entre os departamentos e evita os famosos burburinhos ou rumores, que poderiam gerar confusões e atritos desnecessários.

Mais desempenho e produtividade

Qualquer ação que promova o desenvolvimento da produtividade e do desempenho dos profissionais de uma empresa deve ser muito bem-vinda, não é verdade? Por isso, é interessante saber que esses também são benefícios que podem ser proporcionados por uma boa comunicação corporativa, dependendo da forma pela qual a estratégia é implantada.

A gestão pode apostar, por exemplo, em treinamentos, memorandos internos e reuniões de alinhamento, que fazem com que os colaboradores se sintam mais valorizados e integrados à instituição. São medidas bastante simples, mas que podem trazer ótimos impactos, sobretudo relacionados a um aumento de motivação e no engajamento da equipe.

Redução da taxa de rotatividade

Um dos maiores desafios das empresas atuais está relacionado com a retenção de talentos. Pela própria dinâmica que o mundo moderno vem experimentando, as pessoas estão mais propensas a mudanças e isso influencia, naturalmente, na vida profissional. No entanto, é preciso ressaltar que um dos benefícios da comunicação corporativa é a redução da taxa de rotatividade.

Na prática, isso quer dizer que quem atua em um ambiente no qual há um maior entrosamento entre a equipe, independentemente de cargos e posições, tende a se sentir mais satisfeito e confortável em fazer parte da organização. Como consequência, as possibilidades de que aceitem outras propostas ou uma transição de carreira são menores.

Melhor alinhamento das informações

Não dá para falar em benefícios da comunicação corporativa sem citar que ela proporciona um melhor alinhamento das informações. Afinal, esse é um de seus objetivos mais básicos, tanto para dentro quanto para fora da empresa. Por isso, é sempre importante prezar pela transparência e deixar os funcionários a par de tudo o que for relevante.

Por outro lado, quando a gestão esconde estratégias ou situações da sua equipe, pode haver uma perda em relação à sensação de pertencimento, o que não é nada bom para a produtividade e o ambiente. Ser honesto e direito, sobretudo em momentos de crise ou especulação, contribui para a consolidação da imagem e pode até atrair novos parceiros.

Atração e fidelização de clientes

Por fim, não podemos deixar de citar que uma boa comunicação corporativa permite melhores resultados na atração e fidelização de clientes. Entre outros pontos, a prática permite conhecer melhor a persona da empresa e desenvolver conteúdos mais relevantes para o público-alvo, o que é uma excelente estratégia de marketing.

Com tais informações, é possível apostar em ações assertivas, como a criação de blogs, acertar o tom nas redes sociais, ter uma melhor elaboração de anúncios e assim por diante. Trata-se de algo fundamental para aproximar a marca das pessoas e transformá-las em consumidores, criando uma identificação forte e duradoura.

Como você pôde ver, a comunicação corporativa é extremamente importante, principalmente em tempos de alta competitividade como os dias de hoje. Por isso, se você não está valorizando esse aspecto, é hora de mudar e adotar ações assertivas nesse sentido.

Gostou de aprender o que é comunicação corporativa e quais as vantagens de otimizá-la? Quer aprender a usar o seu papel de liderança para aplicá-la na sua empresa? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!