>>O que é Canvas? Conheça este método que pode mudar a sua empresa!

O que é Canvas? Conheça este método que pode mudar a sua empresa!

Publicado: 26 de junho de 2019 | Por: | Atualizado: 17 de julho de 2019.

Você já se perguntou o que é Canvas? O Business Model Canvas é só um dos métodos capazes de te ajudar a planejar o seu negócio de maneira mais assertiva. Ficou interessado? Então fique com a gente para saber como montar um Canvas!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Os clientes mudaram e o seu modo de fazer negócios também. Portanto, a sua empresa precisa começar a mostrar valor para todas as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços para alcançar o sucesso que tanto deseja.

Mas para tanto é necessário elaborar estratégias claras e que mostrem o seu diferencial perante o competitivo mercado atual.

E saber tudo sobre o seu setor de atuação e qual é o seu público-alvo são apenas alguns pontos para iniciar a sua diferenciação.

Quer compreender melhor o modelo de negócios da sua empresa? Então saiba agora o que é Canvas e como essa ferramenta pode ser essencial para o seu empreendimento!

Afinal, o que é Canvas?

o que é canvas?

Antes de você iniciar a leitura deste tópico, entenda uma coisa: ao pensar em construir um novo empreendimento, você precisa saber o que é Canvas.

Isso porque o Canvas está totalmente relacionado com a maneira como você constrói modelos de novos negócios ou aqueles que já existem.

Proposto em 2008 pelos pesquisadores suecos Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, o Business Model Canvas, que também pode ser denominado como quadro de modelo de negócios, é um template que visa descrever visualmente a sua empresa.

Considerado um mapa visual do seu empreendimento, o Canvas é composto pelas seguintes etapas:

  1. Segmento dos clientes;
  2. Proposta de valor;
  3. Canais;
  4. Relacionamento com clientes;
  5. Fontes de receita;
  6. Recursos-chave;
  7. Atividades-chave;
  8. Principais parcerias;
  9. Estrutura de custos.

Saber descrever cada uma dessas etapas no seu modelo Canvas para preencher é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Quer mais detalhes? Então saiba agora para que serve o Canvas!

Para que serve o Canvas?

E-book - Dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua empresa

Apesar de ser recomendado para novos empreendedores, o quadro de modelo de negócios é ideal também para pessoas que já tem uma empresa há muito tempo.

Sabendo disso, você precisa agora começar a entender para que serve o Canvas e como ele pode mudar a saúde e a vida do seu empreendimento.

Essa ferramenta, por se parecer muito com um quadro, permite que você analise como anda o modelo de negócios da sua empresa.

E quando se sabe para que serve o Canvas, você também consegue compreender que há a possibilidade de remodelar e adaptar todos os seus pensamentos e insights de forma visual.

E quando falamos visual, estamos realmente falando de usar desenhos para representar cada situação que o seu empreendimento deve vivenciar baseado nas nove etapas.

Assim, você pode deixar de lado os longos textos e se deliciar com desenhos no Canvas.

Para compreender melhor os nove elementos que compõe o seu modelo de negócios, que tal aprender como montar um Canvas?

Como montar um Canvas?

Depois de compreender para que serve o Canvas, chegou o momento de colocá-lo em prática e, para isso, vamos te ensinar como desenhar um Canvas.

Normalmente composto de nove blocos, o modelo Canvas para preencher deve descrever precisamente as principais partes do seu empreendimento.

E como estamos falando de um modelo visual, o Canvas se diferencia de outros tipos de documentos por ser mais objetivo.

Por ser assim, você consegue inovar e melhorar processos de novos e antigos negócios para aumentar as vendas e reduzir custos.

Sabendo disso, você sabe como fazer modelo Canvas para preencher os nove blocos disponíveis?

Não? Então vamos ver isso agora!

1. Segmento dos clientes

Nesse primeiro bloco você deve se perguntar: quem são as pessoas que precisam do meu produto ou serviço?

E isso significa ter total noção de quem é o seu público-alvo e como a sua empresa pode atingi-lo.

Com isso, você deve pensar se vai ou não focar em somente um segmento e saber todos os detalhes sobre ele.

Por isso, não perca tempo e saiba agora o que é público-alvo e qual a diferença entre ele e sua persona!

2. Proposta de valor

Todos os seus clientes possuem dores e estão procurando alguma resposta para se livrar delas.

E é exatamente isso que o segundo bloco do seu modelo Canvas para preencher vai tratar!

Aqui, tenha sempre em mente quais são os tipos de benefícios que os seus produtos ou serviços podem levar para os seus clientes.

Em outras palavras, é na proposta de valor que você vai descobrir como se diferenciar da concorrência.

Assim, o questionamento que você deve fazer neste bloco é: qual o valor que eu entrego para o meu cliente?

3. Canais

A sua empresa deve possuir canais que ajudam os clientes a conhecerem melhor a sua proposta de valor: eles podem ser de comunicação, vendas e distribuição.

Desse modo, os seus consumidores conseguem realizar a pesquisa de produtos, a compra dos seus serviços e ter a assistência necessária para sempre continuar satisfeitos.

Portanto, neste bloco é importante você tentar responder: em quais canais os meus consumidores querem ser abordados?

Pode ser uma loja própria, as redes sociais ou até mesmo a publicidade, por exemplo. O importante é que os clientes saibam da sua oferta.

4. Relacionamento com clientes

Qual é o tipo de relacionamento que os seus consumidores esperam?

Tente responder a essa pergunta para conseguir criar vínculos duradouros e melhor atender cada pessoa interessada no seu negócio.

Para conseguir usar o modelo canvas para preencher esse requisito, descubra a importância do relacionamento com o cliente para o sucesso e desempenho da sua empresa.

5. Fontes de receita

Aqui você deve saber quanto o cliente pagará pelos seus produtos ou serviços por meio da proposta de valor.

Tente se questionar sobre quanto cada consumidor gostaria de pagar para o seu negócio.

Caso queira realmente tirar esta dúvida, faça pesquisas com os consumidores atuais sobre os valores a fim de criar uma tabela de preços competitiva no mercado.

6. Recursos-chave

Os recursos-chave dizem respeito aqueles que podem causar algum dano à sua proposta de valor.

Aqui, estamos falando de máquinas, tecnologia e cadastro de clientes, por exemplo.

Ou seja, se houver qualquer problema em alguns desses recursos, você deve solucioná-lo o mais rápido possível.

7. Atividades-chave

Depois de reconhecer os recursos-chave, a sua empresa precisa começar a executar atividades-chave para que o seu modelo de negócios comece a funcionar.

Para facilitar, faça uma revisão de todo o seu modelo e tente encontrar quais são as atividades necessárias para a sua proposta de valor.

E isso pode estar voltado à produção de conteúdo, ao maior engajamento nas vendas e à logística para a distribuição de produtos, por exemplo.

8. Principais parcerias

Esse é um dos aspectos mais importantes do seu modelo Canvas.

Selar parcerias com outras empresas e fornecedores pode ser uma estratégia inteligente para garantir o sucesso da sua proposta de valor.

Afinal, se outras marcas confiam no seu negócio, por que novos clientes não confiariam também?

Sendo assim, você sabe quais são os seus parceiros estratégicos? Tente encontrá-los!

9. Estrutura de custos

Por fim, o último bloco do seu modelo Canvas se trata da estrutura de custos, do qual representa todos aqueles necessários para montar e aumentar a proposta de valor do seu negócio.

Sendo assim, se pergunte: quais são os recursos e as atividades mais caros?

Agora que você conhece todos os nove blocos do seu modelo de negócios e sabe o que é Canvas, chegou o momento de desenhá-lo!

Como desenhar o seu modelo Canvas?

Esse momento deve envolver praticamente todos os seus colaboradores, parceiros e clientes.

Para fazer o desenho, tenha em mãos:

  • Uma folha grande;
  • Post-its;
  • Marcadores.

No modelo Canvas para preencher, você vai colocar os nove blocos citados acima e dividi-los em direita e esquerda.

Do lado direito, coloque o tripé composto por: cliente, proposta de valor e fonte de receita.

Só lembrando: determine um segmento para ser seguido e pense na maneira de como gerar receita por meio desta proposta de valor.

Depois disso de separá-lo no lado direito do seu modelo Canvas para preencher, faça uma definição dos canais e elabore uma estratégia de relacionamento com os seus clientes.

Em seguida, preencha o lado esquerdo, o qual deve ser composto por: recursos principais, atividades-chave, principais parcerias e estrutura de custos.

Seguindo esses passos, você terá terá um modelo Canvas para preencher parecido com este:

modelo canvas

Ter um modelo do seu modelo Canvas pode ser fundamental para gerar insights e novas propostas para o seu empreendimento.

Não esqueça de ser bem crítico com cada bloco e criar protótipos dos seus produtos ou serviços – você pode ler o nosso conteúdo sobre MVP para te ajudar nessa tarefa.

Com o protótipo do seu produto ou serviço lançados, você pode ajuda para os seus próprios clientes para que eles analisem e te deem um feedback a respeito.

Feito isso, você pode começar a pegar pesado em novos investimentos.

Já sabe o que é Canvas? Então aplique agora este método no seu negócio!

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Se você chegou até o fim deste conteúdo é porque você realmente sabe o que é Canvas e para que serve este modelo de negócios fundamental para qualquer empresa.

Aqui, nós gostamos de relembrar a todos os nossos leitores como é importante você ser amigo dos seus clientes ou potenciais clientes – também chamados de leads.

Desse modo, dificilmente problemas surgirão e você conseguirá se manter como autoridade diante do competitivo mercado do seu segmento.

Fazendo dele o seu amigo e tendo total conhecimento sobre a sua área de atuação, você pode começar a preencher o seu Canvas.

Seja criativo e, assim, consiga reduzir custos na sua empresa. Boa empreitada!

2019-07-17T17:03:22-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing