3 novos recursos do WhatsApp para impulsionar seus negócios em 2022

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Publicado: 14 de janeiro de 2022 | Atualizado: 14 de janeiro de 2022.

Cada vez mais usuários utilizam a internet para fazer suas compras. A pandemia impulsionou o ecommerce no Brasil e no mundo. E com a falta de ambientes físicos, grande parte do apoio aos clientes migrou para as conversas via mensagens, que otimizou a rotina das marcas.

Impulsionado por esse movimento, o WhatsApp tem investido para se tornar um espaço completo para vendas e atendimento ao cliente, oferecendo uma experiência fim a fim. E tem trabalhado duro para isso desde 2020.

No ano passado, o mensageiro fez anúncios importantes que mostram essa construção. Depois de permitir o pagamento via PIX no app, que já está disponível para todos os usuários (entre pessoas físicas), novas mudanças chegarão em 2022.

A ideia é que dentro do próprio aplicativo o usuário consiga pesquisar por empresas e marcas baseado na sua localização, entrar em contato com elas via mensagem e ter um atendimento completo, que inclui carrinho de compras e experiência humanizada. Assim, tendo acesso a atendimento e compra 100% no aplicativo. 

E para que essas funções sejam aderidas pelas empresas, o WhatsApp Business também flexibilizou tarifas da sua API e anunciou mudanças interessantes.

Vale lembrar que o WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil, estando instalado em 99% dos smartphones do país, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, de fevereiro de 2021.

A mesma pesquisa, realizada em setembro de 2021, apontou também que o número de consumidores que se comunicam com marcas pelo app é de 80%, o que representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Confira 3 novos recursos que serão oferecidos pelo WhatsApp em 2022 e entenda como usá-los para impulsionar seus negócios:

1. Ferramenta de busca de negócios

Desde setembro de 2021, o WhatsApp vem testando um novo recurso de buscas de empresas listadas no WhatsApp Business por usuários em bairros da cidade de São Paulo. Os testes foram ampliados em outubro e a expectativa é de grande crescimento em 2022. Segundo o WhatsApp, estará disponível para mais usuários em breve.

Quem já tem a funcionalidade disponível no aplicativo recebe uma notificação na parte superior da tela, que leva para a área de busca. Também é possível clicar no botão “nova mensagem” e em seguida em “empresas perto de você”.

Já na área do novo serviço, o usuário seleciona uma das categorias das empresas cadastradas, que (até o momento) são: roupas e vestuário; compras e varejo; serviço automotivo; pizzaria; mercearia; alimentos e bebidas; educação; esportes e recreação; e serviço local.

Então o WhatsApp apresenta uma lista de empresas que correspondem à busca, indicando o endereço, a distância para a localização do usuário e o status da empresa (aberta ou fechada).

Os comércios dispostos nessa lista são aqueles mais próximos do usuário, com base em sua localização. No entanto, é possível alterar a localidade dentro da funcionalidade, selecionando os bairros de desejo no botão “perto de”, localizado na parte superior da tela.

Até o momento, o serviço está disponível apenas para a cidade de São Paulo, e apresenta a lista de comércio dos seguintes bairros:

Água Rasa; Alto de Pinheiros; Aricanduva; Arthur Alvim; Barra Funda; Bela Visa; Bom Retiro; Brás, Butantã; Cambuci; Campo Grande; Campo Limpo; Capão Redondo; Casa Verde; Consolação, Freguesia do Ó; Ipiranga; Itaim Bibi; Itaquera, Jaguaré (aparece como Jaguará); Jardim Paulista; Lapa; Liberdade; Limão; Moema; Mooca; Morumbi; Pari; Perdizes; Pinheiros; República; Sacomã; Santa Cecília; Santana; Santo Amaro; Sapopemba; Saúde; São Mateus; Sé; Tatuapé; Tucuruvi; Vila Andrade; Vila Formosa; Vila Guilherme; Vila Mariana; Vila Matilde; e Vila Medeiros.

Com o novo serviço do WhatsApp, o número de mensagens tende a crescer cada vez mais. Por isso, é importante implementar estratégias de otimização ao seu atendimento, como o uso de chatbots.

Os bots são softwares capazes de simular um ser humano na conversação via mensagens, respondendo perguntas de forma natural. Eles são sistemas que usam uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou experiência.

Além de gerar valor para o cliente com a resolução de demandas, os bots podem oferecer atendimento consultivo, guiando o cliente em toda a sua jornada para entender qual o produto/serviço é o mais adequado para ele no momento.

2. Mensagens de produtos e montagem de carrinho de compras

Outro novo recurso do WhatsApp que permite o processo de compras pelo aplicativo é a Mensagem de Produto, que foi liberada em novembro pela API do mensageiro e não tem custo para as empresas.

Se trata de uma mensagem interativa, em que a empresa pode enviar ao consumidor uma mensagem com foto e texto de um produto específico (“single-product message”) ou de um grupo de até 30 produtos (“multi-product message”), como um catálogo da marca. Clicando no botão, o usuário pode ver mais detalhes do produto ou catálogo.

A partir daí, o usuário pode escolher os itens que deseja e criar um carrinho de compras dentro do próprio WhatsApp. E ao final, é só enviar o pedido de compra.

O pagamento, no entanto, não é feito pelo Whats App (até o momento). Para isso, a empresa precisa enviar alguma opção de pagamento válida, como um link.

Um detalhe importante é que essas mensagens de produto não podem ser enviadas como notificação, para começar uma conversa com o consumidor. Precisam fazer parte de uma conversa já em andamento.

O WhatsApp recomenda usar as mensagens de produtos junto com chatbots e inteligência artificial. Assim, será possível criar ofertas personalizadas para cada usuário, de acordo com o histórico de compras dele com a marca.

“Milhões de pessoas já fazem compras no WhatsApp e a experiência de compra conversacional é a preferida pelos usuários por ser simples e conveniente, além de replicar uma experiência real de conversa – um fator muito importante principalmente para novos usuários de e-commerce”, comentou Marcos Oliveira, diretor de desenvolvimento de negócios do WhatsApp no Brasil.

3. WhatsApp Business flexibiliza tarifas da API

A API do WhatsApp Business, lançada em 2018, tem ajudado milhares de empresas a melhorarem seu atendimento ao cliente.

Com a API do aplicativo, uma empresa que recebe milhares de mensagens diariamente consegue distribuir a demanda entre vários analistas, programar templates para ativar um cliente (high structured message) e implementar bots para otimizar a sua operação.

Empresas como a Total Pass, por exemplo, conseguiram resolver 83% das demandas dos atendimentos por meio do chatbot, sem necessidade de intervenção humana. E essa funcionalidade só é disponível para quem contrata a API do WhatsApp Business.

Além de otimizar a rotina dos negócios, a comercialização da API do WhatsApp é a forma de monetização do mensageiro, que não possui ads. E, para a felicidade das empresas, em novembro de 2021, foram anunciadas algumas flexibilizações na contratação da API, que serão válidas a partir de 1º de fevereiro de 2022.

Até o momento, algumas cobranças são feitas por volume de mensagens. Por exemplo, se sua empresa enviasse até 250 mil mensagens por mês para iniciar novas conversas, elas teriam um custo unitário de $0.0473, que iriam direto para as contas do app. Com as mudanças, as taxas passam a ser cobradas de maneira diferente.

Confira as principais mudanças:

  • A cada mês, cada cliente terá as primeiras 1.000 conversas gratuitas;
  • Em cada conversa a quantidade de mensagens trocadas não influenciará no custo da conversa, que será único;
  • Se a conversa for iniciada pelo usuário através de ads ou botões específicos das redes Meta, e se for a primeira conversa histórica do usuário com a marca, ela será gratuita. As próximas serão cobradas;
  • Não haverá mais cobrança por mensagens enviadas/recebidas. Apenas por conversa (ou sessão), enviadas após 24h da primeira mensagem enviada pelo cliente;
  • Haverá um custo diferente se a conversa for iniciada pela marca (USD 0,05) ou pelo usuário (USD 0,03) – preços pro Brasil;
  • O envio de um HSM caracterizará o início de uma conversa iniciada pela marca.
  • As janelas de conversa (sessão) são fixas e uma nova conversa é cobrada a cada 24 horas, independente do tempo de interação entre o consumidor e a empresa.

Essa atualização, além de ser benéfica para as empresas do ponto de vista financeiro (especialmente as de pequeno e médio porte), também traz o foco para o aspecto conversacional do WhatsApp e impulsiona cada vez mais a humanização das conversas entre consumidor e marca, já que não existirá mais uma cobrança pela quantidade de mensagens trocadas.

As marcas agora podem oferecer com mais facilidade um atendimento fluído e natural, o que deve melhorar a experiência do cliente.

Conclusão

O WhatsApp não está para brincadeira em 2022. Estão apostando tudo para se tornar um canal de vendas e já está dando certo.

Mas e a sua empresa? Está preparada para acompanhar essa evolução? Se ainda não, é hora de começar!