Mercantilização da profissão na internet: O que advogados e médicos não compreendem

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Publicado: 15 de março de 2022 | Atualizado: 15 de março de 2022.

Mercantilização da profissão ou mercantilização dos serviços, é o assunto do momento que levanta debates e causa dúvidas, em vários profissionais, sejam advogados ou médicos

Mas você sabe onde a mercantilização é aplicada na internet?

Para que entenda melhor, vamos dividir em 2 pontos: 

  • Conteúdo on-line 
  • Anúncios

Conteúdo on-line

O ponto mais comum entre os profissionais, é o on-line, com a disponibilidade de inúmeras ferramentas como redes sociais, whatsapp e anúncios (próximo tópico), muitos acabam se perdendo na ansiedade de captar mais clientes, além do “famoso custo 0” para o trabalho.

E assim o que acaba acontecendo é que com a falta de conhecimento de marketing, principalmente em compreender que antes de qualquer ação, você necessita obrigatoriamente de um planejamento detalhado, sobre público, objetivo e conteúdo aceito. 

A grande maioria acaba indo pelo caminho mais curto e superficial. 

Pensando e agindo da seguinte maneira: 

  • Que influenciador é o único responsável pelo resultado
  • Influenciador faz o trabalho de uma agência e garante o resultado
  • Usa termos técnicos em suas falas 
  • Realizam lives técnicas para um público que não tem 1% de conhecimento técnico
  • Garantem o resultado sem o exame da situação
  • Orientam sem análise da real situação do cliente/paciente
  • Distribuem dicas de medicamentos e suplementos 
  • Sorteios de procedimento
  • Sorteios de brindes através de perfis promocionais

O on-line todo e qualquer conteúdo deve converter em algo, seja, uma curtida, compartilhamento ou um simples clique e jamais a indução do agendamento de consulta sem o estabelecimento da confiança. 

 Anúncios

O que muitos não sabem é tirar o real proveito desta ferramenta na internet, e por qual motivo? 

O mais simples, que é compreender que os anúncios se dividem em captação de demanda e geração de demanda: 

  • Captação de Demanda: Google Ads
  • Geração de Demanda: Facebook Ads 

Além de entender que é permanentemente proibido a autopromoção, garantia de resultados, dicas ou análises gratuitas sem exame mais detalhado do cliente/paciente.

Alguns exemplos que acontecem em anúncios: 

  • Fotos da estrutura do profissional com a menção em ser o melhor da cidade
  • Fotos de ensaio fotográfico, onde muitos aparecem mostrando o corpo
  • Ofertas de análise gratuita através de preenchimento de formulário 

E como usar os anúncios da maneira correta? 

Com um planejamento bem desenhado e você sabendo com quem precisa falar, você pode utilizar os anúncios para gerar tráfego para: 

  • Materiais educativos e informativos dentro do site e blog
  • Posts educativos e informativos em instagram e facebook 

Dentro destes conteúdos, você poderá se utilizar de CTA (Chamada para ação) seja para um telefonema para agendamento, inscrição em newsletter ou inscrição em um canal de podcast, dentro das normas de OAB, CRM e CFM, com um planejamento muito bem-feito e com resultados claros.

O Marketing Digital para médico e advogado, não é proibido, basta saber usar da maneira correta e com um planejamento muito bem fundamentado e com resultados claros.