Melhores plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de julho de 2021 | Atualizado: 3 de agosto de 2021.

Não há dúvidas de que a internet já se tornou o melhor lugar para se montar um negócio. Portanto investir em uma loja virtual pode ser excelente para qualquer empreendedor.

O problema é que com os altos preços cobrados pelas fábricas de softwares e o tempo para a criação de uma loja do partindo do zero pode atrapalhar o crescimento desse negócio.

Pensando nisso, separamos nesse post algumas plataformas que facilitam e barateiam a criação do seu e-commerce. Permitindo assim, que você se concentre em sua estratégia de marketing e na divulgação do negócio.

Ao considerar as melhores plataformas de comércio eletrônico, você terá que pensar em coisas como seu orçamento, quais recursos e ferramentas você precisa e assim por diante.

Uma vez que plataformas diferentes oferecem vários recursos, é importante escolher uma que se alinhe estreitamente com sua estratégia e metas de vendas. 

Para ajudá-lo a tomar essa decisão, reunimos uma lista das quatro melhores plataformas de comércio eletrônico, incluindo Shopify, WordPress, Wix e BigCommerce.

Neste artigo, daremos uma olhada em cada plataforma e o que ela tem a oferecer. Vamos lá!

Confira as 4 melhores plataformas de E-commerce para montar uma loja virtual:

  • Shopify

A plataforma de comércio eletrônico Shopify.

Em primeiro lugar, o Shopify é uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares do mundo. É simples e fácil de usar, o que torna o lançamento de uma nova loja muito fácil. É especialmente adequado para marcas menores com baixo volume de vendas. 

Características principais:

Além disso, esta plataforma oferece ferramentas para ajudá-lo a criar e construir seu negócio do zero. Isso o ajudará a registrar um domínio, projetar seu site e comercializar seu negócio. 

O Shopify também oferece seu próprio gateway de pagamento (Shopify Payments), embora você ainda possa usar outros gateways de pagamento populares, como PayPal e Stripe (embora o Shopify cobre mais se você usar um gateway diferente).

Se você está procurando uma plataforma que pode fazer muito do trabalho para você e vem com bastante suporte, o Shopify pode ser para você. Por outro lado, se você está gerenciando volumes de vendas mais altos ou é um vendedor mais experiente, pode considerar outras plataformas.

Opções de personalização:

O Shopify tem poucas opções de personalização para a aparência e funcionalidade de sua loja. Se procura uma forma simples de vender alguns produtos, é uma escolha acertada. No entanto, marcas maiores podem descobrir que falta escalabilidade e funcionalidade avançada.

Fácil de usar:

Seu painel simples e sistema direto o tornam perfeito para alguém que é novo no comércio eletrônico e simplesmente quer começar a trabalhar imediatamente.

Além disso, você não terá que se preocupar com segurança e manutenção, já que o Shopify trata dessas coisas para você.

2. WordPress  + WooCommerce (ou EDD)

O plugin WooCommerce.

WordPress é uma plataforma de construção de sites que permite configurar uma loja de comércio eletrônico usando um plug-in dedicado. Duas opções populares são WooCommerce e Easy Digital Downloads (EDD). 

Características principais:

Ele permite que você venda produtos físicos e digitais, é modular e totalmente personalizável. 

Você também tem controle total sobre a aparência e funcionalidade de sua loja de comércio eletrônico, incluindo milhares de extensões para tudo, desde pagamentos e remessas até marketing e contabilidade.

Pelos números, o WordPress / WooCommerce é a forma mais popular de criar uma loja de comércio eletrônico – ainda mais popular do que o Shopify.

O plugin Easy Digital Downloads.

Como mencionamos, outra opção que você pode tentar é o Easy Digital Downloads. Esta plataforma de comércio eletrônico é ideal para quem quer vender apenas produtos digitais.

Opções de personalização:

Por serem ferramentas de código aberto, os desenvolvedores são livres para codificar qualquer funcionalidade que desejarem.

Fácil de usar:

WooCommerce é um plugin gratuito, embora a maioria dos proprietários de lojas precise comprar pelo menos algumas extensões premium. 

Você também precisará de hospedagem WordPress para potencializar sua loja. A hospedagem WooCommerce dedicada pode ser uma boa opção se você optar pelo WooCommerce.

3. Wix

A plataforma de comércio eletrônico Wix.

Wix é uma das plataformas de comércio eletrônico mais simples. Na verdade, é um construtor de sites de uso geral que inclui a funcionalidade de comércio eletrônico, em vez de uma ferramenta 100% focada no comércio eletrônico.

É a opção ‘simples’, tornando-a perfeita para novas lojas online que pretendem manter as coisas pequenas. Ele oferece apenas os recursos suficientes para você começar, mas pode não ser bem dimensionado para lojas de rápido crescimento.

Características principais:

O Wix está equipado com um construtor de loja de arrastar e soltar e uma grande seleção de modelos para projetar seu site de comércio eletrônico. Possui um carrinho de compras simples e um processo de checkout perfeito, junto com uma série de opções para exibir e mostrar seus produtos. Outros recursos incluem otimização móvel e mensagens de agradecimento personalizadas.

Essa plataforma pode ser uma escolha sólida se sua empresa for totalmente nova e você estiver procurando por uma opção multifuncional. Ele oferece hospedagem online para sua loja a um preço muito razoável e não requer configuração complexa ou ferramentas adicionais.

Opções de personalização:

Embora o Wix seja muito simples de configurar, ele não tem muitas opções de personalização. Se você estiver satisfeito com o uso de um construtor de sites simples com um modelo predefinido, ele pode colocar sua loja online em funcionamento em tempo recorde. No entanto, você corre o risco de acabar com uma aparência ‘pré-fabricada’.

Fácil de usar:

No geral, esta é uma ótima plataforma para iniciantes, pois é muito fácil de usar e gerenciar. Tudo que você precisa fazer é se inscrever, criar um site rápido e você estará pronto para começar a vender  e divulgar seus produtos.

4. BigCommerce

A plataforma de comércio eletrônico BigCommerce.

Finalmente, se você está procurando uma plataforma totalmente personalizável que seja usada por empresas de e-commerce novas e de nível corporativo, BigCommerce pode ser a opção certa para você. 

Possui uma ampla variedade de recursos e opções integrados, para que você possa criar sua loja online da maneira que desejar.

Características principais:

BigCommerce é uma plataforma extensa. Possui tempo de atividade líder do setor, segurança avançada e integração com muitos plug-ins e aplicativos de comércio eletrônico diferentes. Ele também tem parceria com todos os gateways de pagamento mais populares.

Além disso, esta plataforma é escalonável. Isso o torna uma ótima opção se você acha que sua empresa pode crescer rapidamente e precisa de uma plataforma multifuncional para construir uma loja online completa. Se você está procurando uma plataforma de comércio eletrônico que pode fazer tudo, o BigCommerce é uma das melhores plataformas de comércio eletrônico.

Opções de personalização:

O BigCommerce é altamente personalizável, com um back end que não só permite que você gerencie suas vendas, mas também que crie seu site de comércio eletrônico da maneira que desejar. Você pode usar os modelos predefinidos e outros recursos ou construir seu site do zero com a funcionalidade que melhor se adapta ao seu negócio.

Fácil de usar:

Este é um sistema complexo com muitas opções e add-ons, o que torna o BigCommerce uma das plataformas mais difíceis de começar. No entanto, não é difícil de usar depois de ultrapassar a curva de aprendizado inicial.

Considerações finais

Nesse artigo você viu diversas plataformas capazes de te ajudar a criar uma loja virtual sem muito esforço ou investimento.

Depois de criar sua loja basta divulgar sua loja e até mesmo investir em anúncios nas redes sociais e realizar suas vendas com toda a segurança garantida por essas plataformas.

Por fim, antes de escolher uma plataforma, recomendo que analise todas as opções e escolha a que melhor irá atender a sua necessidade.