Como alcançar 95% dos consumidores brasileiros que estão comprando na internet
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 6 de outubro de 2021 | Atualizado: 6 de outubro de 2021.
O marketplace é um modelo de negócio que revolucionou o comércio eletrônico, por meio de plataformas que conectam diferentes lojistas e clientes.
Segundo a pesquisa UPS Pulse of the Online Shopper, 95% dos consumidores brasileiros já utilizaram um marketplace para fazer compras online. Isso mostra como essas plataformas podem ser uma excelente oportunidade para os empreendedores ampliarem sua presença no mercado digital e aumentar as vendas.
Sem contar as vantagens para o consumidor: com os marketplaces, os usuários podem encontrar diversos produtos, marcas e lojas em um único lugar.
Qual a diferença entre Marketplace e E-commerce?
O e-commerce se trata de uma loja virtual própria, em que a marca comercializa seus produtos e possui estoque próprio. Em português, significa comércio virtual, ou seja, venda de produtos através da internet.
Já o marketplace, é o conjunto de lojas individuais em um único lugar, podemos pensar no marketplace como um shopping virtual, onde cada vendedor tem controle sobre o seu próprio negócio. São onde grandes sites aceitam vender produtos e serviços de outras lojas, empresas, autônomos, empresários e entre outros, tornando-se a maior comunidade de venda online.
Como é o funcionamento do marketplace?
Dentro de um marketplace, você poderá encontrar produtos de diferentes lojistas que são vendidos por um único intermediador.
Todas as transações ficam sobre a responsabilidade do marketplace, que as avalia para posteriormente repassar as porcentagens sobre o valor das vendas para o lojista.
A empresa que decidiu utilizar a plataforma é quem arca com o armazenamento e a logística de entrega das mercadorias.
Quais os benefícios do marketplace?
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Visibilidade
É fato: a maior vantagem do marketplace é a visibilidade que ele proporciona às marcas e profissionais. Afinal, quanto maior o número de visitas do seu site, mais consolidado e fiel o público será.
Como se destacar e vender mais em um Marketplace?
Com isso, é possível eliminar os investimentos em divulgação, campanhas de marketing e anúncios publicitários. O Mercado Livre, por exemplo, reúne uma infinidade de acessos e é a maior rede do mercado virtual.
Além disso, mesmo que a sua marca seja nova e segmentada, como lojas de mancal de rolamento, o seu produto está presente em uma das maiores vitrines virtuais do país, ou seja, fato fundamental para gerar uma confiança maior por parte do público.
Portanto, com uma relação baseada em confiança, o marketplace se torna o meio principal para conquistar a credibilidade de mercado, alcançando assim, um número maior de consumidores.
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Relação de custo e retorno
Como mencionamos anteriormente, o marketplace atua significativamente na redução de recursos destinados à publicidade. No entanto, é preciso negociar com a plataforma os valores para a utilização do espaço, afinal, ele fornece uma vitrine virtual.
Em relação ao retorno, podemos caracterizá-lo pela margem de lucro mais alta, uma vez que não é preciso investir em tecnologia, domínio próprio, lixeira com pedal e mídia.
Vale ressaltar que a maioria dos marketplaces atuam com porcentagem sobre lucro e comissão sobre vendas.
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Aumento do número de vendas
Outra característica predominante na plataforma marketplace é o consequente aumento do número de vendas.
Para se ter ideia, os maiores marketplace do país contam com em média 40 milhões de potenciais clientes, ou seja, atuando no mercado eletrônico, você amplia em 80% o número de consumidores interessados em seus produtos.
Pela abrangência de alcance, é possível expandir as oportunidades da sua marca e, consequentemente, aumentar o número de vendas.
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Alcance de um público diversificado
Por fim, é quase impossível falar das vantagens do marketplace sem mencionar o alcance de um público totalmente diversificado. Em resumo, muitas pessoas conhecerão a sua marca, influenciando outros consumidores a comprar com você.
Dessa forma, é possível ampliar a sua demanda de entrega e, principalmente, permitir o aumento do catálogo de produtos que o seu e-commerce pode oferecer. Isso pode acontecer desde a entrega de extintores de incêndio até materiais do dia a dia.
Portanto, com o aumento de visibilidade, faturamento e alcance de público, o marketplace mostra-se uma ferramenta valiosa para o crescimento da sua marca virtual.
Conclusão
Como observamos, o marketplace é um modelo de vendas que tem crescido no mercado digital, oferecendo aos lojistas maior oportunidade de vendas, menor custo inicial e diversidade de público. Além disso, é a via mais rápida para levar os seus produtos e serviços ao encontro de potenciais clientes, seja B2B, B2C e C2C.
Veja como atrair mais clientes para o seu marketplace
Além da tecnologia, busque um viés consultivo, uma plataforma que seja especializada em marketplace e integrações estratégicas, sempre atentos ao mercado em busca do que há de melhor e mais oportuno para o seu negócio.
Agora é hora de colocar tudo o que aprendeu em prática. Pesquise e entenda como funciona a plataforma para explorar seus benefícios e ter uma visibilidade maior que seus concorrentes e, consequentemente, aumentar seus resultados.