Marketing Viral: como divulgar sua mensagem publicitária

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Publicado: 11 de maio de 2022 | Atualizado: 11 de maio de 2022.

O marketing viral é uma estratégia de marketing específica que os profissionais de marketing usam para tentar espalhar suas mensagens em diferentes canais, como um vírus. 

Como nenhum canal pode divulgar informações de todos os tipos tão rapidamente quanto as redes sociais, a mídia social é ideal para enviar mensagens ao redor do mundo na forma de vídeos, imagens ou textos.

O marketing viral caracteriza-se sobretudo pelo facto de os destinatários da mensagem publicitária não a classificarem como publicidade estúpida.

Portanto, o objetivo desta é “empacotar” a mensagem de forma que seja interessante, excitante e divertida. Seja texto, imagem ou vídeo – idealmente, a mensagem deve desencadear emoções. 

Essa é a única maneira de garantir que os destinatários compartilhem e espalhem essa mensagem. Trata-se de desenvolver um impulso próprio que permite enviar mensagens para todo o mundo em alta velocidade.

Marketing Viral: Características e Fatores de Sucesso

Como uma mensagem precisa ser para se tornar um sucesso viral? Isso é difícil de generalizar porque o fator decisivo para o sucesso muitas vezes é simplesmente a sorte. 

No entanto, existem algumas características que uma mensagem publicitária definitivamente deve ter. E essas propriedades e, também fatores de sucesso, são apresentadas aqui em um pacote:

Ideia criativa e original 

A sua mensagem publicitária deve conter uma ideia criativa e preferencialmente única. Algo que chama a atenção, mas ainda é fácil de entender. Você também pode usar a estratégia de contar histórias para isso e contar uma história.

Essa história deve ser perfeitamente colocada em torno de seu produto, marca ou serviço. É tudo sobre o equilíbrio perfeito.

É claro que a história ou mensagem precisa ser o centro das atenções para atrair a atenção, mas não deve perder seu foco real de maneira direcionada e sutil.

Plano e objetivo 

Qualquer boa estratégia de marketing deve ser planejada e seguir um objetivo. Isso também se aplica ao marketing viral. Embora seja mais difícil seguir um plano preciso aqui, você ainda precisa ser estratégico aqui. Quais canais devem ser reproduzidos? Onde o grupo-alvo pode ser encontrado? 

O que é melhor para comercializar seu produto, marca ou serviço: um vídeo, uma foto ou talvez apenas um post de texto? E posso integrar facilmente este formato nos canais favoritos? 

Em particular, a seleção de canais e o apoio de influenciadores ou multiplicadores é uma parte importante do marketing viral. Também é chamado de semeadura no jargão técnico.

Emoções e identificação 

Nada gruda na sua cabeça como histórias tocantes. Quer nos façam rir ou chorar — ou talvez ambos — mensagens como essa não se espalham mais rápido. Eles também se tornam mais conhecidos através do “boca a boca”. 

Contamos a amigos, conhecidos, familiares ou colegas de trabalho o que nos inspirou quando tivemos a oportunidade. Histórias com as quais podemos nos identificar são particularmente tocantes. Portanto, você também não deve negligenciar esse aspecto da sua mensagem.

Incentivos 

Muitas vezes você pode criar certos incentivos para os usuários a espalhar a mensagem. Por exemplo, através de sorteios de um par de sapatos femininos (se for uma marca de calçados). Então, se você compartilhar o post, o vídeo etc., você pode ganhar alguma coisa.

No entanto, como isso aparece rapidamente como publicidade, essa opção é muitas vezes dispensada. Portanto, cabe a você decidir se e em que medida tal incentivo pode prejudicar sua mensagem.

Marketing Viral: prós e contras

Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens. Também marketing viral. E é por isso que gostaríamos de apresentar a você uma visão geral de todas as vantagens e desvantagens relevantes para que você possa ver e avaliar todas as oportunidades e riscos rapidamente.

Vantagens 

Se você comparar o marketing viral com outras campanhas de marketing clássicas, as vantagens imbatíveis definitivamente incluem os baixos custos. É claro que essa mensagem deve ser criada e produzida primeiro, mas divulgá-la pelas redes sociais não custa nada a princípio. 

Claro que, se você quer divulgar seus posts, tem que ter um orçamento para isso, mas uma mensagem boa e criativa também pode fazer isso sem um orçamento de publicidade.

Portanto, se você comparar os custos com um spot de TV ou um cartaz de publicidade nacional, o orçamento para marketing viral é convincente sem exceção.

Além disso, o marketing viral é muito rápido. Uma vez em circulação, a mensagem pode se espalhar rapidamente. E a uma velocidade que nenhuma outra medida publicitária permite.

Isso significa que você pode atingir seu objetivo em muito pouco tempo, especialmente quando os multiplicadores certos estão em jogo.

Ao divulgá-lo para amigos e conhecidos, o marketing viral também atinge um nível de confiança significativamente maior por parte do destinatário.

Qualquer pessoa que recebe um vídeo de um amigo tem mais probabilidade de assisti-lo do que quando empresas desconhecidas enviam spam para sua caixa de entrada.

Desvantagens 

Devido à disseminação na Internet, medir o sucesso da campanha de marketing é mais difícil. Dados sobre compras ou um aumento na conscientização são difíceis de tirar conclusões sobre a campanha de marketing viral. 

Isso significa que uma certa quantidade de pesquisas é necessária e que o monitoramento das mídias sociais também deve ser realizado.

Para muitos profissionais de marketing, esses resultados são muito importantes para obter a aprovação da gerência para campanhas futuras.

Uma vez em circulação, a medida de marketing viral dificilmente é controlável ou difícil de controlar. Esta circunstância significa que há sempre um certo risco.

Por um lado, os usuários podem reagir negativamente ao seu conteúdo e rapidamente desencadear uma tempestade de merda. Por outro lado, é claro, o oposto também pode acontecer – ou seja, nada. Nenhum hit viral, nenhuma atenção.