Marketing para Supermercados: Dicas para atrair clientes

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Publicado: 4 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Uma estratégia de marketing para supermercados visa estabelecer e fortalecer uma empresa em seu mercado, definir seu posicionamento na mente de seu público-alvo e criar valor que atenda suas necessidades, desejos e expectativas.

 

Sua estratégia deve indicar como atingir seus objetivos de marketing. É inicialmente construído no longo prazo (5-10 anos) para ser diminuído no médio (3 anos) e no curto prazo (1 ano). Sua estratégia de marketing pode estar relacionada a um negócio como um todo, a um segmento de mercado direcionado ou a um produto específico.

 

E para assentá-la sobre um alicerce realmente sólido, é importante que se apoie em uma análise clara, precisa e completa do seu supermercado. Sem isso, corre-se o risco de definir objetivos de forma totalmente aleatória e, no final, de não os atingir!

 

Uma mais valia sobre o marketing para supermercado é a realização de auditorias completas aos seus clientes. Um dos principais objetivos é ter dados quantificados, objetivos e verificáveis ​​sobre o negócio.

Marketing de supermercado: 6 estratégias que atraem clientes

Tomar as medidas necessárias para promover o seu supermercado é uma das formas eficazes de aumentar a visibilidade da empresa, ao mesmo tempo que atrai novos clientes e solidifica a sua reputação. Simplificando, uma estratégia de marketing é qualquer ação que sua empresa realiza para aumentar sua receita ou aumentar sua presença online.

 

Os métodos de marketing para supermercado não são projetados para fechar as vendas em si, mas sim para atingir resultados promissores, explorar a identidade da sua marca, encontrar contatos e manter o crescimento do seu negócio. Veja as dicas mais relevantes para atrair clientes ao supermercado da sua cidade!

1. Prateleiras

Os produtos nas prateleiras estão dispostos em quatro níveis diferentes: pés, tronco, olhos e cabeça. Os dois que mais ganham um supermercado são os colocados ao nível do busto e dos olhos, que são os mais visíveis e fáceis de transportar.

 

Se pretende aumentar as vendas de um determinado produto, coloque-o nestes dois pontos estratégicos e verá o seu crescimento!

2. Táticas de vendas: promoções

O clássico “3 por 2” é visto como um brinde dos três comprados, mas tem apenas 33% de desconto.

 

Aproveitar a sensação de algo grátis aumenta em 100% as compras, basta pensar na estratégia da amostra grátis: você prova ou experimenta um produto e, automaticamente, é incentivado a comprá-lo.

Pacotes de produtos

Por que comprar dois produtos se você só precisa de um? Uma pergunta tão simples que nos sentimos tentados a fazer o contrário quando vemos um magnífico pack de 2 em que temos um desconto de 50%. 2 por 1, -50% no 3º produto, etc., a estratégia da embalagem força o consumidor a comprar uma quantidade maior de que nem sempre precisa. Ele pensa que está economizando dinheiro e ele compra mais.

Venda excepcional

Vender por um período limitado é pressionar o consumidor a comprar sem fazer muitas perguntas. Para ele a resposta é simples: se esperar muito, perde muito. As redes de descontos rígidos usam regularmente essa técnica, oferecendo produtos que ficam à venda por apenas uma semana em encartes, por exemplo.

Cupons de desconto

Eles fazem você se sentir culpado por não receber um produto. Cada vez mais as lojas oferecem um cartão de fidelidade com muitas vantagens em determinadas condições. Redução de R$5 na compra de R$100, redução de 10% no departamento orgânico etc. Com esta estratégia bem planejada, é encorajado a gastar cada vez mais na mesma loja.

Promoção

A técnica mais formidável de todas é certamente a promoção. Normalmente, quando uma pessoa compra um produto por R$ 1,50 em vez de R$ 2, ela afirma ter economizado R$0,50 e está confiante de que ganhou R$0,50. 

 

A realidade é a oposta. Você não tem ideia do preço a que a loja comprou o produto, mas pode ter certeza de que ela continua tendo lucro ao vendê-lo a um preço “chocante”. Quando você entra em uma loja, o objetivo é simples: fazer com que você compre o máximo de produtos possível com margens baixas.

3. Corredores de supermercado

Uma tática para aumentar a retenção de clientes é diminuir a velocidade com que eles passam pelos supermercados. Como fazer isso? Faça o polimento do piso do corredor.

 

Parece um jogo sujo, mas é a verdade: ao desacelerar o movimento, você vai focar os clientes nos produtos, incentivando-os a comprar.

4. Crie a atmosfera certa

Ninguém gosta de passar o tempo em um ambiente plano, silencioso e enfadonho. Como você cria a atmosfera certa? Complementando-a com música e aromas.

 

Ao colocar os departamentos gastronômicos próximos à entrada, você aumentará a sensação de fome dos clientes, estimulando-os a satisfazê-la comprando mais do que desejam.

 

A música deve ser escolhida de forma adequada: lenta e relaxante nos momentos mais vazios, para manter os poucos clientes dentro do supermercado. Grande volume e urgência quando a loja está cheia, pode criar um momento muito mais agitado.

5. Carrinhos de compras

Não devemos esquecer um elemento importante: o carrinho de compras, em que colocamos todos esses produtos maravilhosos que somos incentivados a comprar (é irônico). 

 

O próprio símbolo do supermercado e do (sobre) consumo, os carrinhos de compras foram pensados ​​para tornar a sua vida mais fácil, para tornar as compras fáceis e divertidas. Compramos muito sem nos cansarmos. 

 

Obviamente, um consumidor de mãos vazias deixará de comprar, ao passo que se você tiver um carrinho de compras, não precisará carregá-lo. Embora os carrinhos de compras sejam úteis se você estiver comprando para toda a família, é fácil ficar tentado por mais do que o necessário. Além disso, os cestos muitas vezes ficam escondidos. Os carrinhos de compras são sempre colocados fora do supermercado enquanto os cestos estão sempre escondidos, em um canto, dentro da loja.

6. Marketing para supermercados por e-mail

O marketing por email é uma ótima estratégia se você está procurando construir um senso de lealdade ao supermercado. Isso é extremamente eficaz para novos negócios, pois abre a porta para notificações de eventos, negócios com clientes ou outros incentivos para construir e expandir sua marca. 

 

Algumas empresas podem considerar o envio de um boletim informativo quinzenal ou mensal detalhando todos os novos desenvolvimentos e mantendo os clientes conectados e a par das ofertas da semana. Os clientes interagem com esse tipo de conteúdo porque ele expressa a humanidade de uma empresa. 

Marketing para Supermercados: a importância do marketing digital

A Internet agora faz parte da nossa vida cotidiana. Em duas décadas, esse conjunto se tornou um padrão. Podemos imaginar fazer negócios sem um site dedicado? Com os supermercados, isso não é diferente!

 

O acesso à informação nunca foi tão fácil. As empresas entenderam o interesse da Internet por sua visibilidade. Mas também, a competição aumentou. Todos os dias, milhares de sites, milhões de páginas, são criados.

 

Seu objetivo é ser o mais referenciado possível para atrair o maior número possível de clientes em potencial.

 

Para isso, alguns procuram ser o mais qualitativos possível. Mas, isso não é mais suficiente. Os motores de busca e as redes sociais entram em jogo.

 

Um mecanismo de pesquisa, como o próprio nome sugere, é um sistema que permite pesquisar informações na internet. Tudo o que você precisa fazer é digitar as palavras-chave e o mecanismo exibirá as páginas com maior probabilidade de atender à demanda (geralmente são as páginas mais visitadas).

Vantagens de SEO para o supermercado

A vantagem para o marketing para supermercado, que deseja ser encontrado com facilidade é estar bem posicionado nesses buscadores. Mais uma vez, é importante implementar uma estratégia de marketing digital sólida.

 

E tudo começa com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Você tem que enriquecer o campo léxico da página que deseja destacar.

 

Como resultado, nossa página terá uma chance melhor de aparecer bem posicionada se o conteúdo corresponder às palavras-chave pesquisadas. As palavras-chave devem ser bem escolhidas, mas também devem ser consistentes de acordo com todo o conteúdo de um site.

 

Além disso, um site também deve ser rápido para exibir e ser seguro, caso contrário, o mecanismo de pesquisa exibirá uma mensagem para o usuário, que pode sair rapidamente do site por medo de ser infectado por um vírus ou algo semelhante.

 

Preencher regularmente o site do supermercado também é uma forma de garantir o melhor SEO possível devido ao conteúdo rico e aprofundado. Quanto mais conteúdo houver, mais apropriadamente as palavras-chave escolhidas serão pesquisadas e proporcionarão o tráfego desejado. Ou seja, os clientes podem encontrar o encarte com as ofertas do dia, conteúdos sobre alimentação, produtos e outros que possam render vários cliques!

 

O supermercado pode ganhar uma visibilidade gigante, simplesmente por dispor de um site que se preocupe em cuidar das estratégias de SEO, por exemplo. O conteúdo é fundamental, portanto, e garante a atração de clientes! Depois de adquiridos, você verá a mudança ocorrer. Seu tráfego aumentará e, o mais importante, o número de contatos qualificados alcançados para o supermercado também!