Marketing para o varejo: 7 estratégias modernas para incrementar vendas

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Publicado: 28 de janeiro de 2022 | Atualizado: 28 de janeiro de 2022.

O marketing para o varejo é capaz de incrementar vendas por meio de estratégias como e-mail marketing, redes sociais e automação. Conheça as principais!

Marketing para o varejo é o conjunto de estratégias e ações que envolvem promoção, divulgação e vendas no comércio varejista. Essa modalidade de marketing, que também é digital, possui alguns objetivos.

Dentre eles, destacamos ampliar a participação de mercado, aumentar as vendas e, consequentemente, fidelizar clientes. Por meio do marketing para o varejo é possível transmitir a melhor imagem do seu negócio, produtos e serviços.

O marketing para o varejo considera que esse mercado tem sua própria dinâmica, portanto, suas estratégias são direcionadas para as compras realizadas nos pontos de venda.

Quer conhecer as estratégias de marketing para o varejo? Continue a leitura e conheça 7, que são bem modernas e capazes de incrementar suas vendas!

1. E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ferramenta antiga, mas que vem se reinventando por meio de ações de marketing para o varejo.

Ele contribui para criar e manter um relacionamento duradouro com seus leads e clientes. Por meio de sistemas automatizados, assunto que vamos falar mais para frente, a comunicação pode ser personalizada e precisa. 

2. Engajamento nas redes sociais

Como está o posicionamento da sua marca nas redes sociais?

Esses canais de comunicação são indispensáveis na hora de planejar e aplicar estratégias de marketing para o varejo. Sendo assim, devem estar atualizadas e promovendo o engajamento do público.

Invista em uma comunicação por meio das redes sociais para ganhar relevância no seu nicho de atuação. A consequência será alcançar mais potenciais clientes tanto por meio de suas campanhas  quanto por posts orgânicos.

3. Promoções e cupons de desconto

O brasileiro ama descontos, independentemente do valor. A sensação de pagar menos e sair ganhando é um excelente gatilho para realizar vendas.

Ofereça, portanto, cupons de desconto para os seus clientes. Utilize-os para alcançar novos públicos ou reativar aqueles que não compram há algum tempo.

4. Estímulos sensoriais

Lojas físicas devem investir em estímulos sensoriais aos consumidores. Não subestime essa estratégia de marketing para o varejo, pois absolutamente tudo no ponto de venda é capaz de influenciar:

  • vitrine;
  • cores utilizadas;
  • iluminação;
  • disposição dos produtos;
  • música ambiente;
  • aroma da loja.

5. Big Data e Inteligência Artificial

Essas duas estratégias de marketing para o varejo estão juntas no mesmo tópico porque se complementam. O Big Data é o montante de dados que todo negócio produz continuamente. Soma informações de vendas, clientes e mercado.

São dados brutos, capazes de serem processados para que se transformem em informações. Estas, por sua vez, podem servir de insights para o seu negócio. Mas como lidar com um grande volume de dados?

A resposta está na Inteligência Artificial, tecnologia capaz de cruzar uma infinidade de dados para encontrar padrões e gerar informações. Tudo isso em segundos!

Com Big Data e Inteligência Artificial, você consegue analisar o comportamento do consumidor a partir de uma base real. Desse modo, é possível segmentar públicos para ofertas, prever demandas e até identificar novas oportunidades de mercado.

6. Cross merchandising

O cross merchandising é uma das estratégias de marketing para o varejo que podem ser aplicadas diretamente no ponto de venda.

Os produtos que são complementares acabam ficando próximos uns dos outros para estimular o consumidor a fazer associações e, dessa maneira, aumentar o seu ticket médio.

Se ele entra na sua loja para comprar um smartphone, que tal deixar próximo o carregador, a capa e a película? Pense nisso!

7. Automação de marketing

No marketing para o varejo, a automação ocorre quando as tecnologias são utilizadas para simplificar processos. Desse modo, torna-os mais eficazes e escaláveis.

Mas uma boa automação de marketing vai além do Inbound tradicional, pois tem foco direcionado para resultados efetivos por meio de um processo que consegue ser mais simples e de menor custo.

A automação de marketing, no entanto, requer uma ferramenta capaz de aplicar esse tipo de metodologia, como a AMD, desenvolvida pela Ideal Marketing.

Para atingir a fatia do mercado desejado, já nos primeiros meses de automação, será necessário criar e posicionar conteúdos para quem está no momento de compra. Entretanto, o volume maior de vendas vem da outra parcela do mercado.

Enquanto 3% do seu público busca o que você oferece, outros 97% precisam ser educados, por meio de conteúdos relevantes e de alta qualidade, para converter essas pessoas em clientes.

 

Este artigo foi escrito pelo time da Arcana Marketing Digital, especialista em mídia de performance, marketing de conteúdo, análise de SEO e gestão de e-commerce.