Marketing para imóveis: dicas e boas práticas de ação

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Publicado: 4 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Veja nossas dicas do que fazer no marketing para imóveis que podem realmente ajudar suas vendas e seus lançamentos.

Nos dias de hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, o marketing ganhou muitas ferramentas para que possa ser realizado. 

E na área de imóveis isso não é diferente. No artigo de hoje vamos falar sobre algumas dicas para esse cenário que podem realmente te ajudar se você tem imobiliária ou trabalha com o marketing para imóveis.

Acompanhe e veja o que fazer.

Dicas de marketing para a área de imóveis

Algumas dessas estratégias podem soar simples, mas se aplicadas em conjunto podem fazer a diferença nas suas vendas.

1-Defina o seu público-alvo

Quem  é o público que a sua imobiliária quer atingir? São jovens que vão fazer faculdade e precisam alugar um apartamento pequeno e prático? Casais com filhos querendo espaço?

Grandes empresários procuram por um empreendimento bem localizado para o funcionamento de uma empresa? Ou aposentados que buscam um lugar tranquilo para morar? 

Qualquer que seja o objetivo, você concorda que são consumidores diferentes, não é mesmo? 

E se seus consumidores estão em diferentes faixas consumidoras, de renda ou mesmo em fases diferentes da vida, é preciso tratar cada um de uma forma.

Ficou claro por que a definição do público-alvo é tão importante para quem trabalha com negócios imobiliários? 

Segmentar essas pessoas em grupos diferentes não apenas vai ajudar a gestão a ter um melhor diálogo com elas, mas também a entender as necessidades básicas desses consumidores e te ajudar a descobrir novas oportunidades de negócios.

2-Tenha um site profissional para sua empresa

É preciso ter em mente que o site será a porta de entrada de seus clientes, então capriche. É preciso que seu site possua boa usabilidade, fácil acesso, imagens de qualidade,boas páginas, dentre outros pontos essenciais. 

É importante também se dedicar a valorização da sua marca, pois ela tem de ser uma referência para o cliente. Para isso, você deve investir na personalização do site através do domínio próprio, sua identidade visual e logotipo.

 Além disso, estratégias de marketing de conteúdo são essenciais. 

Escreva artigos úteis para seu público, pois isso aumenta a chance de que eles sejam compartilhados e sua empresa acabe sendo divulgada de forma gratuita pelas próprias pessoas que o visitam e gostam do que lêem por lá.

3-Faça parcerias com negócios locais

Se você vai lançar um empreendimento em uma área nova, como um loteamento ou um bairro em início de construção, faz sentido que você procure negócios locais para fazer parcerias. 

Uma ideia interessante é fechar parcerias com restaurantes ou padarias que ficam nas proximidades para divulgar o novo empreendimento, por exemplo.

Por exemplo, sua imobiliária pode promover concursos culturais e sorteios, do tipo “Por que você moraria em nosso bairro”, estimulando os clientes a participarem em troca de um jantar grátis no restaurante ou compras em um supermercado local. 

Você vai contribuir para o movimento do local e ao mesmo tempo captar Leads através de uma Landing Page simples. É importante colocar um campo “você aceita receber emails sobre o empreendimento X” para ter uma boa taxa de abertura e clique nas suas campanhas futuras dos seus imóveis.

O mesmo padrão funciona para outros tipos de comércio, como salão de beleza, escolas e supermercados.

4-Esteja com sua empresa nas redes sociais

É imprescindível estar presente nas redes sociais e plataformas hoje em dia. Todo tipo de consumidor existente está lá, só o Facebook por exemplo, conta com bilhões de usuários ao redor do planeta, ávidos por interação e informações.

Se o seu público está no instagram por exemplo, sua imobiliária também deve estar. Hoje em dia é tão comum que as empresas estejam nessas redes, que se sua empresa não estiver por lá, pode causar desconfiança no seu consumidor. Passa a imagem de uma empresa atrasada ou que quer “dar golpes” já que não se mostra para os clientes.

Por meio das redes sociais, a imobiliária consegue interagir com os potenciais clientes, além de incrementar o seu atendimento.

Essas plataformas também são fundamentais para fazer valer a pena as estratégias em Marketing de Conteúdo e para divulgar os conteúdos do site da empresa.

5-E-mail Marketing é uma ótima ferramenta para imobiliarias

Muitas empresas insistem que email marketing morreu, mas esse é um canal que funciona perfeitamente para as incorporadoras. Um e-mail marketing bem feito, pode resultar em um ótimo número de vendas. 

Existem dezenas de boas ferramentas como mailchimp, sendinblue, activecampaign dentre muitas outras.Você pode captar esses emails em férias de imóveis, em clientes que visitam seu site ou mesmo sua imobiliária presencialmente e depois fazer envios direcionados a cada público determinado. 

A maneira mais correta e efetiva de utilizar o e-mail marketing, é criando listas segmentadas com esses públicos:

  • lista para venda de casas;
  • lista para venda de apartamentos;
  • lista para alugueis de casas;
  • para aluguel de apartamentos;
  • para lançamentos imobiliários;
  • entre outras que podem ser criadas para segmentar seus inscritos.

Tenha em mente que quanto mais segmentada for a sua lista, melhores serão seus resultados, e mais assertivo será o seu marketing efetivo.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, esperamos que as informações sejam úteis e que ajudem sua imobiliária a vender mais, sejam lançamentos, sejam os imóveis do dia a dia.