Marketing para escritórios de advocacia: alguns pontos para levar em conta

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Publicado: 7 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O marketing dentro da área jurídica é uma etapa muito importante para que o resultado de sucesso possa vir dentro dos escritórios de advocacia.

Com as estratégias certas e executadas da maneira correta é possível conseguir resultados incríveis na captação de clientes e na fidelização dos mesmos.

Esse assunto, mesmo que novo, cada vez mais tem ganhado destaque entre os profissionais da área. Juntamente com uma série de dúvidas, o marketing para os escritórios de advocacia tem ganhado mais espaço.

Mas, como foi dito, dúvidas aparecem dentro dessa questão como: Por onde começar? Como iniciar? O quanto isso é realmente importante.
Para sanar essas e outras dúvidas comuns, continue lendo este artigo.

Para melhorar seus resultados, separamos algumas dicas e informações importantes dentro desse assunto para que os seus resultados só aumentem a cada dia.

Além disso, neste blog você consegue responder dúvidas e aplicar estratégias corretas do marketing para alavancar seus resultados. Confira a seguir:

O que significa marketing jurídico?

O marketing jurídico é o nome que se dá a uma estratégia técnica que tem como objetivo melhorar a imagem de escritórios de advocacia e de advogados, inserindo eles no meio digital sem ferir a Disciplina da OAB ou o Código de Ética.

Esse método é bem utilizado a fim de captar novos clientes e destacar quais os principais pontos diferentes dos advogados em questão, separando-os dos concorrentes.

Para colocar o marketing jurídico em prática, é preciso planejar as estratégias. Para que os resultados sejam realmente bons, todas as ações precisam estar alinhadas com os objetivos que o escritório possui.

Qual a real importância do marketing jurídico?

O meio digital mudou toda a forma que fazemos negócio, e isso chegou ao meio jurídico também. Essas mudanças chegaram à advocacia.

Com as técnicas aplicadas da maneira correta, é possível alcançar possíveis clientes e precificar seu trabalho antes mesmo deles fecharem negócio com você. Além disso, existem outros milhares de benefícios e alguns deles serão listados a seguir. Confira:

1 – Conquistar negócios melhores e maiores

Conquistar clientes boca a boca ainda é uma negócio que dá certo e é comum dentro da área jurídica, mas talvez não seja a melhor opção de captar novos clientes para o seu escritório.

Colocar em prática estratégias do marketing jurídico vai fazer com que você alcance mais pessoas e conquiste um público mais certo de fechar negócio.

Até porque, seus possíveis clientes já irão passar a conhecer como você trabalha e quais os objetivos do seu escritório.

Aplicando as estratégias certas, você atrai as pessoas adequadas para o modelo que o seu escritório aplica na hora do trabalho. Então, vale a pena o investimento no marketing jurídico.

2 – Melhorar o relacionamento com o cliente

O marketing envolve relacionamento. Esse relacionamento é a melhor maneira de fidelizar os clientes.

Colocar estratégias do marketing em prática vai fazer com que seu público se aproxime cada vez mais de você, transformando clientes em admiradores do seu trabalho.

Como transformar o marketing jurídico em uma realidade

Para que os pontos acima sejam uma realidade, é preciso dedicar tempo e pensar em estratégias para executar o marketing da maneira correta.

Para isso veja os tópicos a seguir:

Atingir metas e objetivos do escritório

Investir nas estratégias do marketing é uma maneira de acelerar os resultados do escritório.

A partir de um bom planejamento voltado para escritórios de advocacia é possível colocar ações em prática para que o seu sucesso seja real, colocando sempre os seus objetivos em foco.

Quanto maior for a dedicação dentro do alinhamento dos objetivos do escritório através do marketing, mais rápido os resultados virão.

Competir dentro do mercado

Uma maneira de saber se as aplicações da sua técnica estão corretas é quando o seu público te dá preferência na hora da contratação. Quanto mais estratégicas você aplica para trabalhar sua imagem, melhor é sua reputação frente aos concorrentes.

Algumas dicas para acertar dentro do marketing jurídico:

– Faça conteúdos que realmente tire as dúvidas dos seus clientes

– Divulgue seus conteúdos dentro de comunidades online

– Faça estudos de caso para mostrar aos clientes como funciona o seu trabalho

– Aplique técnicas de SEO dentro dos seus conteúdos, isso vai colocar seu material em evidência no Google

– Responda dúvidas, mensagens e comentários privados. Construa um relacionamento

– Produza conteúdos específicos para redes sociais diferentes.

O aumento da produção, o uso correto das estratégias e a dedicação do tempo relacionado ao marketing digital são alguns dos motivos para investir dentro dessa área.

A captação de clientes, bem como colocar seu escritório de advocacia em evidência podem trazer resultados incríveis para o seu negócio.