Marketing para Cafeteria: 7 Dicas para Aplicar Hoje!

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Publicado: 26 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O Brasil está entre os 15 países que mais consomem café no mundo, o que significa que há um grande mercado para esse produto.

O brasileiro consome em média mais de 2 xícaras de café por dia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Em 2020, foi atingido o segundo maior recorde na história de vendas de sacas de café para o mercado interno.

Dados como esses fizeram crescer a oferta de estabelecimentos comerciais especializados em café pelo Brasil.

Existem cafeterias mais simples, que ofertam principalmente cafés nacionais mais acessíveis e cafeterias que trabalham apenas com cafés especiais.

No ano de 2020, devido à pandemia de coronavírus que obrigou estabelecimentos desse setor fecharem por um longo período, muitas cafeterias fecharam de vez as suas portas.

Com o retorno do comércio, o mercado volta a se aquecer e abre uma ótima oportunidade para quem ama café e quer trabalhar com isso.

Esse é um ramo que demanda um ótimo trabalho de divulgação para que seu negócio se destaque do que já é oferecido pela concorrência.

Ter uma boa estratégia de Marketing é fundamental para o crescimento de uma cafeteria e a fidelização de clientes loucos por café.

Uma mais segura para se ter uma cafeteria é ser franqueado a uma rede com reconhecimento no mercado.

Se você pretende abrir uma cafeteria, veja as vantagens de ser franqueado e dicas para divulgar seu trabalho com sucesso.

Franquia de Cafeteria

Abrir uma franquia de cafeteria é um bom negócio para os empreendedores de primeira viagem ou quem está em busca de algo que ofereça maior segurança.

Isso porque o sistema de franquias oferece ao empreendedor toda uma estrutura de negócios já pronta que ele só precisa colocar em ação, fazendo pequenas adaptações para seu mercado local.

Uma franquia de cafeteria vai te oferecer:

  • Transferência de aprendizado: você vai aprender com a marca como administrar seu negócio baseado nos anos de experiência e reconhecimento que ela conquistou.
  • Plano de gestão e negócios: ao invés de precisar elaborar sozinho, você já receberá todo um planejamento para seguir rumo ao sucesso.
  • Lista de fornecedores.
  • Padronização.
  • Kit de Marketing.

Todos esses pontos teriam que ser pensados a partir do zero caso o empreendedor decida abrir uma cafeteria completamente nova.

Além disso, por ter uma marca já estabelecida, o investimento em Marketing para uma franquia pode ser bem menor a longo prazo.

Isso porque não é preciso consolidar o nome da marca, que já é forte.

É preciso, no entanto, manter um padrão adequado de serviço.

Será ainda assim necessário investir em uma boa estratégia de Marketing para que as pessoas saibam que o seu negócio está chegando no mercado local e para mostrar aos clientes que você realmente atende às expectativas carregadas pela marca.

Então, se você pretende abrir uma franquia de cafeteria, pense bem na responsabilidade de representar uma empresa com tradição.

Não pense que o negócio vai se autogerir enquanto você cruza os braços, porque como qualquer empresa, para crescer é necessário trabalho duro e inteligente.

Está decidido em abrir sua cafeteria?

Veja algumas estratégias para divulgar seu empreendimento.

Marketing para Cafeterias

Sendo uma franquia de cafeteria ou um empreendedor independente, será necessário usar de estratégias de Marketing para divulgar e estabelecer o seu negócio.

Existem diversos tipos de cafeteria, que possuem alvos de mercado diferentes.

Alguns serviços são voltados para classes A e B, que ofertam além de cafés especiais, doces finos e iguarias requintadas para acompanhar os deliciosos cafés.

Outras cafeterias atendem a uma parcela mais ampla da população, com preços mais baixos e acompanhamentos de gosto nacional, como o pão de queijo que é um tradicional acompanhante de um bom café.

Há estratégias específicas para divulgar cada tipo de negócio, mas também existem aquelas dicas preciosas que servem para todos os públicos.

Vamos dar 7 dicas valiosas para a estratégia de Marketing da sua cafeteria.

1º Estabeleça sua presença online

A internet é a melhor amiga do Marketing e para o segmento de cafeterias não é diferente.

Café é um assunto muito acompanhado nas redes sociais e em fóruns de discussão, o que é uma grande vantagem neste nicho.

Não deixe de criar um perfil nas principais redes sociais para a sua cafeteria.

Mas tenha um plano de postagens e comprometa-se em segui-lo!

A constância é o que gera engajamento nas redes sociais.

Se você aparecer uma vez ou outra, o público nunca irá criar um vínculo suficientemente forte com a sua marca.

2º Seja uma autoridade

Uma vez presente no mundo online, comece a construir a reputação de sua marca como uma autoridade no mundo do café.

Poste conteúdos informativos sobre tipos de preparo do café, diferentes torras e espessura do pó, quais acompanhamentos são recomendados para cada tipo de café e tudo mais que você saiba sobre o assunto.

Esteja em fóruns sobre café e compartilhe e aprenda conteúdos nesses lugares também, sempre divulgando o perfil de sua marca.

3º Conheça seus clientes

Conhecer seu público-alvo é essencial para otimizar seu negócio.

Saiba o que seus clientes esperam encontrar quando chegam em sua cafeteria, qual o tipo de café que eles querem tomar, com qual acompanhamento, qual tipo de ambiente é confortável para eles.

Essa é a única maneira de formar um vínculo com o consumidor e transformá-lo em um cliente fiel.

Mostre que na sua cafeteria seu cliente pode se sentir em casa e deixar todos os problemas da porta para fora.

4º Liste sua cafeteria no Google

Você pode listar sua cafeteria no Google sem custo algum para que ela apareça nas pesquisas de quem está buscando um lugar desses para ir.

É possível regular para quais distâncias sua cafeteria vai ser mostrada nos resultados da pesquisa, o que aumenta a possibilidade de pessoas nos entornos irem experimentar seus serviços.

5º Ofereça benefícios

Negócios do ramo alimentício, como cafeterias, podem se beneficiar muito em ter programas de benefício para seus clientes.

Esses programas são uma forma de cativar e fidelizar o cliente a sua marca.

Um exemplo é manter um sistema de pontos ganhos a cada compra que acumulados permitem a troca por alguma mercadoria.

6º Degustação

Fazer degustações de produtos de maneira recorrente pode ser um ótimo chamariz para novos clientes e para compras não planejadas por parte deles.

Seja uma nova receita que queira testar, ou um novo café do fornecedor, as pessoas adoram amostras daquilo que podem comprar. Dessa forma, sentem que estão fazendo a compra de maneira mais consciente.

7º Atendimento ao cliente

Invista na qualidade do atendimento que é oferecido para seus clientes.

De acordo com diversos especialistas em marketing e negócios, treinar sua equipe para ser prestativa, atenciosa e cortês é de extrema importância. Trate seus clientes como alguém da família.

Não existe nada que motive mais alguém a voltar para um lugar do que se sentir especial.

Já dá para sentir o cheirinho de café

Seja com uma franquia de cafeteria ou com uma cafeteria independente, esse mercado tem muito espaço para o crescimento.

As franquias podem dar mais sustentabilidade a longo prazo devido a todo suporte que oferece ao empreendedor, mas isso não significa que se possa deixar de lado uma boa estratégia de Marketing.

Seguindo dicas simples de relacionamento com o cliente e utilização da internet, você pode alcançar as pessoas bem mais facilmente do que era a alguns anos atrás.

O café já é uma paixão nacional, agora você só precisa convencer as pessoas de que o SEU café é melhor ainda.

Então passe agora um café, contate uma franquia de cafeteria e consulte as condições para abrir seu negócio.