Marketing Para Açaí: O que é, Como fazer e Estratégias

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Publicado: 26 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Você já deve ter percebido que nos últimos anos tem sido muito mais fácil encontrar estabelecimentos como lojas, sorveterias e até franquias de açaí.

Já se passou o tempo em que o açaí era um produto conhecido apenas na região norte.

Nos últimos anos ele foi importado a estados de diversas regiões do país, onde ganhou uma nova e popular forma de ser consumido. Gelado, batido com guaraná ou como sorvete de açaí.

Essa iguaria se popularizou principalmente em regiões mais quentes e com praias, o que abriu um grande nicho de mercado que ainda tem muito a ser explorado. Logo, a popularidade desse produto torna seu mercado competitivo.

Ao decidir abrir um negócio de açaí, é necessário se pensar em como fazer uma boa divulgação de seu produto para que ele sobressaia ao da concorrência.

E claro que, para pensar em formas de fazer isso, existe o Marketing.

Essa é uma palavra que se vê constantemente, mas muitas vezes não se entende seu significado e importância para um negócio, inclusive no ramo de vendas de açaí.

Marketing para açaí? Sim, Marketing para açaí.

Veja os benefícios de uma boa estratégia de Marketing para alavancar o seu negócio.

O que é o marketing para açaí

Primeiramente, precisamos definir o que é Marketing antes de explicar como ele funciona no mercado de açaí.

Marketing é uma grande área de atuação. Ele usa estratégias para realizar a divulgação de produtos e serviços e em consequência disso, aumentar sua demanda no mercado e os lucros.

O mercado de açaí que está em franca expansão, como foi pontuado, e oferece muita competitividade.

Por isso, utilizar uma estratégia que mostre que seu produto é melhor que o da concorrência pode ser muito bom para seus negócios.

É aí que entra o Marketing. Além de divulgar o seu produto, ele convence os consumidores de que eles precisam do SEU açaí e não do que o senhor Fulano vende no outro lado da rua.

Uma estratégia de Marketing pode ser planejada localmente, com ações voltadas para sua cidade, por exemplo, ou de maneira mais ampla, como no marketing digital que tem o infinito mundo da internet como seu palco

Utilizando o Marketing no mercado de açaí

Se você já trabalha no mercado de açaí ou pretende entrar nele, o Marketing pode te ajudar de diversas maneiras, por exemplo:

  • Avaliar o mercado consumidor.

Isso vai te ajudar a elaborar um plano de negócios mais bem fundamentado.

  • Conhecer seu público-alvo.

É só conhecendo o perfil das pessoas para quem você vende ou pretende vender que você consegue adaptar o seu produto para atender a necessidade específicas desses clientes. Normalmente, quando se tenta agradar a todos, acabamos não agradando a ninguém.

  • Alinhar seu produto às expectativas dos clientes.

Agora que já conhece seu público e quais são seus desejos em relação ao seu produto, você pode fazer as modificações que achar necessária para alavancar suas vendas.

  • Compreender (e criar!) tendências de mercado.

Ao se manter atualizado em relação ao que os consumidores desejam, você pode tanto se adaptar a essas demandas quanto inserir outras que beneficiem o seu negócio em especial.

O Marketing é uma ferramenta vai te ajudar a tomar decisões embasadas e muito mais seguras em cada passo do percurso de sua empresa, não importa o tamanho dela.

Você pode ter uma barraca, uma pequena loja ou até uma franquia de açaí. Divulgar e aumentar as vendas é essencial para dar vida longa ao seu negócio.

Fazer dinheiro com açaí

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com açaí. Você pode por exemplo, ser um revendedor da própria fruta ou de sua polpa congelada para sorveterias e “açaiterias” (lojas especializadas em sorvete de açaí).

Outra maneira e talvez mais buscada é vender o açaí para o consumidor final. Isso pode ser feito no varejo ou no atacado.

Existem diversos modelos de negócios de açaí.

Algo que faz bastante sucesso são os self-services de açaí. Neles, são disponibilizados diversos sabores de açaí (misturado com frutas, leite em pó, chocolate, dentre outros) e opções de toppings, complementos como granola, amendoim, balas de coma e tudo mais que se possa imaginar.

Ainda existem os estabelecimentos de açaí gourmet, que oferece ingredientes selecionados e o açaí batido na hora de diversas maneiras, por exemplo, com ou sem xarope, com mel e até puro para quem preferir.

Franquias de açaí: uma forma sustentável de ter um negócio

Em todas as opções disponíveis existe a possibilidade de ser dono de uma franquia de açaí. Seja ela self-service, gourmet ou qualquer outra maneira.

Ser um franqueado oferece a grande vantagem de já existir um plano de negócio preparado para ser colocado em ação.

Além disso, uma franquia já teve sua marca testada em diversas oportunidades a cada loja que abre sob o seu nome. Isso confere maior segurança ao empreendedor, já que torna as chances de que o negócio feche as portas consideravelmente menor.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de franquias que fecham as portas depois de 2 anos de abertura é 5 vezes MENOR do que em negócios que não são franqueados.

Outra vantagem é que as franquias oferecem suporte constante a quem as adquire. Fornecem, por exemplo, listas de fornecedores, ingredientes, kits de marketing, dentre outros detalhes que, se você fosse abrir um negócio do zero, teria que investir muito tempo e recursos para organizar.

Uma franquia de açaí é uma maneira ideal para entrar ou expandir neste mercado com segurança e estabilidade a longo prazo.

O investimento inicial pode parecer alto, claro. Mas ele se paga rapidamente pelo sucesso da marca, margem de lucros e pelo fato de poupar diversos trabalhos adicionais que precisariam ser feitos em outras circunstâncias.

Vale a pena ter uma franquia de açaí?

Abrir uma franquia de açaí vale a pena por ser uma forma de negócio que oferece segurança ao empreendedor e promove uma forma sustentável de negócio.

Franquias oferecem o suporte e a organização que um negócio criado do zero precisará de grandes custos humanos e financeiros para atingir.

O açaí é um produto com um mercado em expansão e grande demanda durante todo o ano e principalmente no verão.

Unir o potencial do açaí como produto com os benefícios de ser um franqueado é um casamento que tem enormes chances de dar certo.

Busque uma franquia de açaí com uma marca já bem estabelecida e consulte as condições para se tornar um franqueado.

Se você pretende investir no seu negócio, seja um franqueado!