Marketing no Instagram confira as 15 melhores dicas

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Publicado: 30 de setembro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O Instagram é uma das maiores plataformas de mídia social que existe. Propriedade do Facebook, é usado por mais de 1 bilhão de usuários, portanto, não é nenhuma surpresa que as empresas queiram saber sobre o marketing no Instagram.

O que começou como um aplicativo de compartilhamento de fotos agora é uma ferramenta de marketing bem reconhecida que pode ajudá-lo a vender mais e ganhar dinheiro online.

Neste artigo, destacaremos algumas dicas confiáveis ​​de marketing no Instagram que podem ajudá-lo a promover seu negócio na plataforma. Além disso, muitos usuários utilizam uma tática para aumentar ainda mais sua visibilidade no Insta e se manter à frente da concorrência. Essa técnica baseia-se na compra de visualizações reels, no qual te resultará em mais engajamento e uma ótima impressão dentro e fora do Instagram.

Por que usar o Instagram para marketing?

De acordo com pesquisas, cerca de 75,3 por cento das empresas usam Instagram, tornando-se a segunda rede de mídia social mais popular entre as empresas.

Se você ainda não entrou no movimento do Instagram, aqui está algumas estatísticas para você começar:

  • O Instagram abriga mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais e mais de 500 milhões de usuários ativos diários.
  • Mais de 100 milhões de fotos e vídeos são enviados por dia, gerando mais de 4,2 bilhões de curtidas.
  • Cerca de 37% dos adultos no Brasil usam o Instagram e cerca de 89% dos usuários estão fora do país.
  • O Instagram é extremamente popular entre os adolescentes e cerca de 73% deles acreditam que é a melhor ferramenta para as marcas alcançá-los.
  • O usuário médio do Instagram gasta cerca de 28 minutos por dia navegando pelo aplicativo.

Marketing no Instagram: 15 dicas a seguir

Nº 1: Crie um perfil impressionante

Os usuários que não sabem muito sobre sua empresa ou o que você faz irão julgá-lo com base em seu perfil, portanto, preste atenção especial a isso.

O mais importante é a biografia. Deve ser curto, mas informativo. A empresa permite apenas 150 caracteres na biografia, portanto, tome cuidado.

Explique o que você faz com o mínimo de palavras possível. Além disso, considere adicionar um botão de compra em seu perfil para que os compradores possam comprar diretamente nele.

Você também pode usar hashtags na biografia para ajudar as pessoas a conhecê-lo. Essa também pode ser uma ótima maneira de destacar as hashtags específicas de sua marca.

Além disso, você pode adicionar um link em sua biografia. Isso é muito importante porque o Instagram não permite que os usuários coloquem links para posts, portanto, a biografia é sua única opção.

Além disso, certifique-se de que seu perfil tenha uma aparência profissional com um tema específico. Observe o exemplo acima e observe como quase todas as imagens da página usam tons de rosa.

Isso ajuda a dar identidade a uma página e pode ser benéfico para ganhar seguidores.

Observação: certifique-se de manter seu perfil público para que os não seguidores também possam vê-lo.

Nº 2: Fique de olho nos números

Quando falamos sobre números, queremos dizer tudo, desde o número de seguidores até o seu alcance e seu engajamento.

O Insta agora parou de mostrar o número de curtidas que uma postagem recebe de alguns usuários. Enquanto alguns podem achar esta decisão controversa de mau gosto, alguns são a favor, pois reduz a pressão. Ainda assim, marcas ou proprietários de páginas têm acesso a muitos detalhes analíticos que os seguidores podem não ser capazes de ver.

O número mais importante é o número de seguidores que se tem. No entanto, não define apenas o quão bem-sucedido você é, especialmente porque é comum que marcas e influenciadores comprem seguidores.

Preste atenção especial ao engajamento, ou seja, quantas pessoas comentam, curtem ou repassam suas fotos. Isso é de grande valor, pois nem todos que visitam ou se envolvem com sua postagem acabam seguindo sua página.

Você pode usar o sistema embutido para ver os números ou usar uma plataforma de terceiros.

Nº 3: Trabalhe com um influenciador

Não podemos enfatizar isso o suficiente. O marketing de influência é o futuro. A expectativa é que a indústria alcance a marca de R$ 15 bilhões até 2022.

Antes de falarmos sobre a importância do marketing de influenciador, vamos primeiro destacar como ele funciona.

Um influenciador pode ser definido como um usuário de mídia social com um grande número de seguidores, o que lhe dá o poder de ‘influenciar’ os outros.

Em palavras simples, os influenciadores são modelos ou embaixadores que ajudam as marcas a atingir um público mais amplo. Eles normalmente cobram por seus serviços com base em uma série de fatores, como alcance, imagem, etc.

Quase todos os tipos de marcas, desde grandes nomes, trabalham com influenciadores. Você encontrará influenciadores em quase todas as plataformas, mas o Instagram é considerado a Meca dos influenciadores, pois é creditado por dar origem à indústria.

Existem influenciadores micro e macro. Micros influenciadores normalmente têm cerca de 10.000 seguidores. Eles são adequados para empresas locais, pois têm um alcance pequeno que geralmente é limitado a uma localização geográfica específica.

A maioria dos micros influenciadores está disposta a negociar e alguns podem até trabalhar de graça se você lhes oferecer publicidade ou produtos gratuitos em troca. Existem muitos bancos de dados de influenciadores, onde você pode alcançar influenciadores e negociar com eles.

Por outro lado, trabalhar com macro influenciadores pode ser bastante complicado. Eles podem ter mais de um milhão de seguidores.

Se sua marca pode trabalhar com um influenciador de topo, entre em contato com ele e finalize o negócio. O ROI pode chegar a 500%, desde que você escolha o influenciador certo, ou seja: alguém que goza de boa reputação e é seguido pelo seu público-alvo.

Nº 4: Fortaleça seu jogo de hashtag

A maneira mais fácil de obter mais seguidores no Instagram é usar hashtags. Cerca de 70% das hashtags na plataforma são de marca.

O Insta permite que os usuários pesquisem o que precisam usando tags. Postagens com pelo menos uma hashtag geram cerca de 12,6% mais engajamento do que posts sem hashtags.

Você pode usar até 30 hashtags em uma postagem. No entanto, os dados sugerem que as postagens que contêm 11 tags tendem a ter melhor desempenho, mas não há consenso sobre o assunto. É melhor tentar números diferentes e ver o que funciona para você.

Você deve ter muito cuidado ao selecionar hashtags. Não coloque algo apenas porque é popular ou tendência.

Todas as suas hashtags devem ser relevantes. Você pode usar o recurso de descoberta integrado do Instagram para encontrar posts de tendência.

A plataforma ainda permite que os usuários pesquisem emojis. No entanto, se você quer mesmo usar tags, sugerimos que use uma ferramenta de hashtag de terceiros que possa sugerir hashtags de tendência com base em seu nicho ou setor.

Algumas ferramentas podem até fornecer uma estimativa de quantos seguidores ou usuários você pode atrair usando uma hashtag específica.

Nº 5: legendas de postagem que vendem

A função de uma legenda é dizer a seus leitores sobre o que é uma postagem.

Os seguidores gostam de ler legendas não apenas porque são informativas, mas também porque podem ser divertidas.

Suas legendas devem conter no máximo 2.000 caracteres. No entanto, você nem sempre precisa usar legendas longas. Descrições curtas também podem ser eficazes. O segredo está em escrever legendas que sejam relevantes, fáceis e divertidas de ler.

Há muitas coisas que você pode incluir no CTA com base no que você está postando:

  • Se for um teaser de um próximo vídeo, poste detalhes sobre ele, incluindo a data
  • Se estiver postando um tutorial, você pode fornecer um guia passo a passo na legenda
  • Caso estiver postando uma entrevista, você pode resumi-la na legenda ou destacar o tópico discutido no vídeo
  • Se for um meme, você pode adicionar uma pequena frase que faça as pessoas rirem
  • Se você estiver postando uma foto para promover seu produto, inclua detalhes como nome, preço, etc.

O que quer que você poste, certifique-se de incluir um CTA na legenda. Seus leitores nem sempre sabem o que você está tentando alcançar. Não há mal nenhum em fornecer alguma clareza. Isso pode ser feito adicionando tags como #Compreagora ou uma solicitação para clicar em seu link na biografia.

Nº 6: Oferecer brindes e organizar competições

Uma maneira fácil de comercializar produtos ou serviços no Instagram é oferecer um brinde, ou seja, um presente para seus seguidores em troca da promoção de seus produtos ou serviços.

O truque é simples, peça aos seus seguidores para realizarem uma ação que o ajude a ganhar mais seguidores. Você pode pedir a eles para:

  • Marque três ou mais amigos em sua postagem
  • Poste uma foto ou vídeo no perfil com a hashtag específica de sua marca
  • Para clicar em uma imagem ao lado do logotipo de sua marca e marcar sua empresa

Todos esses truques podem ajudá-lo a conquistar mais seguidores. Além de brindes, você também pode realizar competições.

Há uma pequena diferença entre os dois. Os brindes não exigem que os candidatos façam nada, exceto participar, comentando ou realizando ações muito pequenas.

As competições, por outro lado, exigem que os candidatos concorram para se qualificar. Pode haver uma variedade de requisitos:

  • Quem sugerir a melhor legenda vence
  • Quem clica na melhor fotografia ganha

Você pode ser tão criativo quanto quiser. Pense fora da caixa e tenha ideias que atraiam as pessoas.

Nº 7: Forme conexões com outras pessoas

Existem poucas coisas tão fortes quanto um vínculo.

Essa opção pode ser um pouco difícil para as marcas, pois haverá muitos aspectos legais e outros problemas envolvidos. Você não pode fazer parceria com outra marca sem uma pesquisa adequada. No entanto, influenciadores e usuários individuais podem facilmente formar conexões com outros usuários e alavancar seus seguidores.

A maioria dos influenciadores está disposta a colaborar com outros para criar um conteúdo interessante. Os maquiadores também unem as mãos a modelos, fotógrafos e outros maquiadores para criar campanhas exclusivas que ajudem a chamar a atenção para uma causa que beneficia todos os envolvidos.

Uma maneira confiável de iniciar uma conexão é seguir alguém em quem você está interessado, curtir e comentar suas fotos e começar com uma introdução.

Você também pode ser direto e oferecer colaboração, mas esse truque nem sempre funciona. Além disso, trabalhe com pessoas que estão no mesmo nicho que o seu. Por exemplo, se você é um especialista em fitness, deve trabalhar com um nutricionista, modelo fitness, proprietário de academia, etc.

Estabelecer um vínculo com um mecânico de automóveis ou dentista, por exemplo, pode não ser muito útil e a outra pessoa pode até não mostrar muito interesse em colaborar com você.

Nº 8: Use ferramentas de terceiros

Falamos sobre ferramentas de mídia social em um de nossos blogs anteriores intitulado 35 melhores ferramentas de marketing de mídia social que você precisa para gerar mais receita.

Você pode encontrar ferramentas de mídia social e ferramentas específicas do Instagram que podem ser usadas para ganhar mais seguidores, aumentar o engajamento e fazer mais vendas.

Há uma variedade de ferramentas, usadas para gerar hashtags, editar vídeos e fotos, para análises detalhadas e executar concursos nas redes sociais.

Algumas dessas ferramentas são gratuitas, mas algumas exigem assinaturas. Navegue pelas opções disponíveis e escolha o que mais combina com você.

Nº 9: Use o Instagram Live

É possível ir ao vivo no Instagram e interagir com seus seguidores. Pode ser uma ótima opção para empresas, pois o Instagram Live permite que os streamers adicionem um convidado e tenham uma conversa individual que pode ser vista por todos. No entanto, rumores sugerem que a empresa está planejando introduzir uma opção para adicionar vários convidados em uma sessão.

Existem várias maneiras criativas de usar o Instagram ao vivo. Você pode transmitir eventos ao vivo, revelar produtos, entrevistar clientes ou parceiros, etc. Essa opção é comumente usada por influenciadores, mas as empresas agora também estão utilizando o Insta Live para se manterem conectados e atualizar os fãs sobre o que está acontecendo nos bastidores.

Nº 10: Anuncie na plataforma

Você deve ter um perfil de empresa vinculado a uma página do Facebook para poder anunciar na plataforma. Ainda assim, vale a pena o esforço, pois a plataforma oferece cinco tipos de anúncios que são integrados ao feed ou Stories.

Anúncios de coleção parecem ser mais eficazes, pois podem aumentar a conversão em mais de 6%. Os stories também são bastante populares, pois 20% delas resultam em uma mensagem de um espectador.

O Instagram tem mais de 2 milhões de anunciantes mensais e mais de 25 milhões de perfis de negócios. O Instagram gera mais de R$ 20 bilhões em receita publicitária. O alcance potencial da plataforma é de 849,3 milhões de usuários. Portanto, não é surpresa que as marcas estejam interessadas em usar os anúncios do IG.

Nº 11: Oferecer conteúdo exclusivo

Dê às pessoas um motivo para seguir sua página do Instagram.

Uma vez que a maioria das marcas e Instagrammers estão disponíveis em várias plataformas, os usuários muitas vezes ficam confusos sobre onde segui-los. Se você postar o mesmo conteúdo em todos os lugares, eles não terão motivo para segui-lo em todas as plataformas em que você estiver.

Você pode ter uma série no Instagram onde você posta vídeos específicos no Instagram que não são encontrados em nenhum outro lugar. Isso também precisa ser anunciado várias vezes para que seus seguidores saibam que você está fornecendo conteúdo de qualidade por meio de seu perfil.

Diferentes usuários utilizam a plataforma de maneiras diferentes. Muitos usuários usam o Insta para enviar teasers e direcionar seguidores para outras plataformas.

Pense nos jogadores. Você vai encontrar muito deles no Insta, mas a maioria deles ganha dinheiro por meio de outras plataformas como Twitch, Steam e YouTube. Ainda assim, eles mantêm uma presença sólida no Instagram para garantir que os usuários estejam cientes do que estão fazendo em outras plataformas.

O mesmo vale para cantores que fazem upload de teasers no Insta e direcionam os usuários a comprar a música. Alguns até fazem upload de remixes exclusivos do Instagram para manter os visitantes envolvidos.

Nº 12: Poste Fotos e Vídeos

O Instagram permite aos usuários fazer upload de fotos e vídeos. A plataforma é popular por seu tamanho “quadrado’’, por isso sugerimos que você fotografe apenas em quadrado, já que editar o conteúdo posteriormente pode arruinar sua aparência e fazer o produto final parecer pouco profissional.

Você pode fazer upload de uma ou várias imagens em uma única postagem. Cada imagem pode ser editada (filtrada) de acordo com suas necessidades. Já para os vídeos, o tempo máximo é de 59 segundos. No entanto, você pode dividir os vídeos mais longos em várias partes para compartilhar com seus seguidores.

Nº 13: Marcas e pessoas, quando possível

Antes de tudo, você pode usar hashtags de marca de maneira muito inteligente e mencionar marcas e pessoas na postagem para garantir que os espectadores possam encontrar facilmente as informações de que precisam.

Esta é uma forma inteligente de comercializar. Além disso, você também pode conectar seus próprios produtos, seja em suas legendas ou em suas imagens.

Nesse sentido, a ideia é fazer com que o maior número possível de pessoas encontre você.

Nº 14: Use o recurso Histórias

O Instagram pode ter roubado o conceito do Snapchat, mas não podemos negar o fato de que é bastante popular. Mais de 500 milhões de usuários usam Instagram Stories todos os dias, para postar ou visualizar lojas.

Cerca de 33% dos stories mais vistas são de empresas. Além disso, cerca de 50% das empresas na plataforma publicam pelo menos um story por mês.

Você pode tornar os stories interessantes incluindo elementos interativos como enquetes, filtros, etc. Eles geralmente aparecem por 24 horas, mas a empresa dá a opção de salvar e exibir stories antigos para os usuários verem mais tarde.

Portanto, considere o uso de tags em stories para alcançar um público mais amplo e certifique-se de postar story interessantes e informativas para manter os usuários envolvidos.

Nº 15: Certifique-se de postar regularmente

Não adianta ter um perfil no Instagram se você não for ativo.

Você deve postar regularmente. Idealmente, uma vez por dia, mas alguns usuários postam mais de uma vez por dia.

O número certo depende de fatores como seu nicho, o propósito de usar a plataforma e o número de seguidores que você tem.

Como existem várias maneiras de ‘postar’ no Instagram, você não precisa se preocupar muito com spam. A maioria dos influenciadores compartilha stories diárias para manter contato com seus seguidores e garantir que eles nunca percam contato.

Você pode compartilhar stories todos os dias. No entanto, evite fazer várias postagens em um dia. Isso fará com que alguns de seus posts se percam e seus seguidores podem achar que você está enviando spam para elas.

Devo manter meu perfil público ou privado?

A resposta a esta pergunta é bastante fácil. Se você pretende atingir um público mais amplo e ter mais seguidores, você deve manter seu perfil público.

Alguns usuários argumentam que os usuários não ‘seguem’ perfis públicos, pois podem acessar o conteúdo sem ter que segui-los. Embora seja verdade até certo ponto, o fato é que os usuários não serão notificados sobre suas postagens ou às verão no feed, a menos que sigam você. Se você postar conteúdo interessante, você obterá seguidores.

Quase todos os perfis populares na plataforma são públicos. Somente postagens públicas serão exibidas quando alguém pesquisar hashtags ou menções em seu perfil. Portanto, a maior parte dos seus esforços de marketing será perdida se o seu perfil for privado.

Conclusão

Esperamos que essas dicas de marketing no Instagram ajude você a desenvolver seguidores mais fortes na plataforma. Dê o seu melhor e seja paciente, pois os resultados podem ser lentos no início.