Marketing na indústria em 2021: saiba o que realmente funciona

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Publicado: 20 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Investir em marketing na indústria é fundamental para qualquer tipo de empresa. Ele aumenta a presença digital, oferece baixo custo-benefício, permite construir estratégias personalizadas, melhora o relacionamento com a audiência e garante um diferencial competitivo.

No entanto, grande parte dos profissionais não sabe como implementar esse tipo de estratégia. Pensando nisso, vamos abordar diversas orientações que ajudam nesse processo. Acompanhe!

Marketing de conteúdo

Não é novidade para ninguém que a tecnologia alterou o comportamento do consumidor, seja para aquelas empresas que trabalham com o mercado B2C ou para aquelas companhias que têm o público B2B (business to business ou, em português, de empresa para empresa) como foco.

Agora, o cliente deixou de ser passivo, tomando uma atitude mais ativa em relação não só aos produtos, mas também aos serviços que busca para solucionar os seus principais problemas. Por outro lado, é mais desafiador prender a atenção do consumidor moderno, especialmente porque a concorrência se expandiu tanto no mercado tradicional como no marketing online.

O cliente não pode perder mais tempo. Para piorar o cenário, ele se tornou mais crítico. As propagandas intrusivas que eram consideradas ótimas opções para as marcas prejudicam o seu comportamento online.

Por isso, é essencial trabalhar com o marketing digital para que a sua organização conquiste autoridade e seja avaliada de uma forma mais positiva pelo mercado.

O investimento em mídia online precisa ser ainda mais intenso nas vendas complexas, como ocorre com o setor industrial. Aqui, a tomada de decisão não é feita da noite para o dia. Geralmente, são necessárias várias reuniões com profissionais e a etapa de convencimento é maior se for comparada com o processo B2C.

Nas vendas complexas, que incluem os negócios do setor industrial, a tomada de decisão é feita por muitos profissionais e o processo de convencimento é longo. Ele exige muita educação dos possíveis clientes e diversos contatos.

Imagine, por exemplo, que você tem como objetivo vender um software de gestão para a área da indústria. A propaganda não pode se resumir apenas em um panfleto ou outdoor na rua. É fundamental trabalhar com o marketing de conteúdo, uma vez que ele diminui o trabalho do time de vendas e ajuda a colher ótimos resultados, reduzindo o custo no fim do mês.

Esses benefícios só são possíveis porque o time de marketing consegue desenvolver conteúdos de acordo com o momento em que o lead está situado na jornada de compra. Em outras palavras, eles são construídos com alto nível de personalização com o único objetivo de atrair o leitor no momento em que ele mais precisa.

A atração dos consumidores pode ser feita por meio de conteúdos em vários formatos, como: e-book, vídeo, áudio, infográficos, artigos, entre outros. Com essa estratégia, você consegue descobrir quais foram os canais que trouxeram mais resultado e quais são aqueles que precisam ser otimizados.

A chance de um lead fechar um negócio com a sua empresa após ler um material sobre um software é maior, uma vez que ele já conhece a sua marca, o produto e o mercado, garantindo uma conversa mais qualificada. Vale a pena experimentar esse tipo de estratégia.

Para se ter uma ideia, 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente no marketing de conteúdo em suas companhias, de acordo com um relatório divulgado pela HubSpot, em 2020. Por isso, comece logo a sua estratégia e garanta um diferencial competitivo no mercado.

SEO

Um bom posicionamento de uma página em um site de busca, como o Google, é fundamental para quem deseja atrair novos clientes para a sua empresa B2B. E as estratégias de SEO podem auxiliar bastante nesse objetivo. Trata-se de um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas quando o portal é criado e durante a manutenção de uma página. Com alguns ajustes, você consegue potencializar o seu rankeamento.

Quanto mais próximo da primeira posição a sua página estiver posicionada, mais chances ela terá de atrair novos consumidores e consequentemente fechar mais vendas. Por isso, crie uma estratégia que esteja de acordo com as necessidades do seu mercado.

Mídia paga

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre a mídia paga. Sem dúvidas, ela é uma das estratégias mais utilizadas no marketing na indústria. O baixo alcance orgânico nas redes sociais é um dos principais motivos pelos quais ela é aplicada nas empresas. Para ter sucesso com esse tipo de investimento, conte com um time especializado ou busque o apoio de uma consultoria.

Não importa se você vende grades de piso ou outros tipos de equipamentos e soluções para o setor industrial. Avalie as opções que mencionamos acima e escolha aquelas que combinam melhor com o seu perfil.

Após descobrir quais são as principais estratégias de marketing na indústria, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o seu desenvolvimento.