Marketing na franquia: entenda como atrair mais clientes para lucrar

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Publicado: 18 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Algo fundamental em todo negócio é a sua publicidade. No mercado de franchising, o marketing da franquia é um dos suportes que as franqueadoras dão aos seus franqueados. Mas será que ele é suficiente?

Este trabalho é desenvolvido de várias maneiras, com a produção de comerciais ou peças divulgadas na internet e redes sociais. Normalmente, são direcionadas para todas as unidades franqueadas de uma só vez.

Contudo, o franqueado também pode optar por fazer o seu próprio marketing, da franquia de que é dono. Assim, fica mais simples conquistar clientes em sua região. Falamos sobre tudo isso abaixo. Acompanhe!

Como funciona o marketing em uma franquia?

O modelo de franquia consiste em um negócio onde cada unidade da rede é igual às outras, oferecendo os mesmos produtos e serviços.

Então, existe uma padronização na estrutura, na operação interna, sendo que cada unidade é como uma réplica da franqueadora.

Além disso, a franqueadora oferece suportes para os franqueados, e um destes auxílios é com o marketing da franquia.

Neste trabalho, são realizadas algumas estratégias pela franqueadora. Por exemplo, a produção de comerciais e materiais para postagens na internet e em redes sociais.

Também costuma existir o trabalho de assessoria de imprensa da rede. Seu papel é divulgar a marca nos meios de comunicação, como fonte de informações.

Estes e outros trabalhos desenvolvidos pelo marketing são importantes para a franqueadora e para os franqueados, como mostraremos a seguir.

Entenda como especialistas podem ajudar no marketing da franquia

O trabalho de marketing tem ganhado cada vez mais importância nos dias atuais. A concorrência acirrada, a globalização das marcas, são fatores que exigem um trabalho maior de divulgação.

Nesse sentido, é essencial para o empreendedor contar com o auxílio de marketing da franquia, que vai ajudar na divulgação de seu negócio.

Ou seja, a franqueadora presta suporte, dicas e materiais para que cada franqueado faça seu próprio marketing local. Mas é preciso mais.

Hoje em dia, como todos temos redes sociais e estamos acostumados com o ambiente da internet, é comum o empreendedor achar que pode fazer este trabalho de divulgação por conta própria.

Contudo, um trabalho profissional pode fazer com que a divulgação seja mais eficiente, direcionada para o público-alvo. Além, é claro, de livrar o franqueado de precisar fazer o marketing do seu negócio. Contratar especialistas é terceirizar este trabalho.

Aqui, separamos algumas das estratégias de marketing na franquia que são trabalhos importantes para o engajamento da marca e sua divulgação. Você pode contratar esses serviços com uma agência especialista em marketing, para que ela execute o trabalho para você.

E-mail marketing

Hoje em dia, toda pessoa precisa de um e-mail para se cadastrar em serviços, utilizar um celular, entre outras necessidades do dia a dia.

Por conta disso, o e-mail marketing se mantém como uma ferramenta importante para a divulgação das grandes empresas.

Da mesma forma, as pequenas e médias empresas também necessitam deste trabalho, que pode ser feito de maneira simples e barata por uma empresa especializada.

Então, a empresa consegue divulgar novos produtos e serviços de forma eficiente, tendo em vista que faz parte do cotidiano da maioria das pessoas acessar o e-mail diariamente.

Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept

Contudo, este trabalho exige expertise. Marcas que enchem a caixa de e-mail do usuário não são bem vistas.

Além disso, é necessário saber direcionar para quem esta propaganda deve chegar. Por isso, uma empresa que faça este trabalho pode ajudar no processo.

Monitoramento Social

Vivemos na Era da internet, onde as pessoas estão conectadas pelas redes sociais. Nelas, há um enorme ambiente para trocas de experiências e também de informações.

Nesse sentido, o ambiente virtual agora é também campo fértil para as empresas se aproximarem de seus clientes ou captar novos públicos.

Um trabalho necessário para uma empresa que deseja um marketing efetivo e atual é o monitoramento social.

Este trabalho consiste em analisar a opinião e feedbacks de seus público nas redes sociais. Assim, sempre que sua marca for mencionada nas redes sociais, é bom você saber o que estão falando.

Além disso, este monitoramento consegue direcionar melhor as ações futuras da marca. Dessa forma, o marketing da franquia poderá ser melhor orquestrado.

Do mesmo modo, é uma forma de interação com os clientes e o público-alvo. Em tempos de informação globalizada e em tempo real, este é um passo chave para se tornar relevante nas redes sociais.

Por exemplo, quando alguém faz uma reclamação no Twitter ou no Instagram, espera ser ouvido. Caso sua empresa esteja atenta a isso, existe aí uma chance de se mostrar presente na vida do cliente.

Criação de conteúdo

Group of casually dressed business people discussing ideas in the office. Creative professionals gathered at the meeting table for discuss the important issues of the new successful startup project.

Uma maneira eficiente de atrair a atenção é com a produção de conteúdos direcionados para o marketing da franquia.

Contudo, não é a simples produção de textos ou vídeos para serem postados. Tudo deve ser direcionado, estruturado da maneira mais efetiva para alcançar o público-alvo.

Há, por exemplo, o trabalho do Google Ads. Os conteúdos usam palavras-chaves e outros meios para chegar aos usuários da internet.

Porém, este trabalho exige técnicas apropriadas e profissionais com experiência para que tenha melhor alcance.

Cada franqueado pode aproveitar estes conteúdos para atrair seu público e se destacar em sua região de atuação.

Assessoria de imprensa

Tornar a sua franquia uma referência de mercado é um trabalho que demanda tempo e muito esforço do setor de marketing.

Este trabalho é feito de diversas maneiras, como falamos. Com produção de conteúdo, análise das redes sociais da franquia, entre outros.

Um trabalho importante é lidar com a imprensa de modo a aproveitar o seu alcance para divulgar a marca, mas sem fazer publicidade.

Como isso ocorre? Com um bom trabalho de assessoria de imprensa.

Nesse sentido, o setor de marketing da franquia ou uma empresa especializada faz a promoção da marca por meio da sugestão de pautas para a imprensa.

A assessoria sugere alguns assuntos para os meios de comunicação. Ainda, sugere como fonte de informação os parceiros da franqueadora, sejam os franqueados ou diretores da marca.

A marca que aparece como fonte de informação relevante reforça sua influência e notoriedade no mercado.

As franquias de limpeza, por exemplo. Com o tema “limpeza” sendo cada vez mais relevante, para cuidar da saúde das pessoas, esse tipo de franquia pode se tornar fonte da imprensa.

Ou seja, um franqueado da marca pode dar entrevistas e se apresentar como especialista. Mas, para isso, é preciso que haja um trabalho de assessoria. Assim, a imprensa saberá que o franqueado pode ser uma fonte.

Este trabalho não acontece do dia para a noite, pois a marca constrói sua notoriedade com o tempo, e ainda, como resultado de seu sucesso no setor.

Cabe entender que este tipo de divulgação é um complemento para o trabalho de publicidade feito pela franquia em suas redes sociais, por exemplo.

É uma forma de propaganda  com cara de informação imparcial, o que reforça o nome da marca frente a seu público-alvo.

Trabalho com influencers

Como falamos, o mundo virtual é amplo, importante para o desenvolvimento dos negócios nas franquias.

Um trabalho cada vez mais em evidência é o uso de influencers para a divulgação das marcas, seus serviços e produtos.

Essas pessoas possuem perfis em redes sociais e são seguidas por milhares de usuários. Estes seguidores tomam esta pessoa como referência em seus hábitos de consumo.

Nesse sentido, se o influencer fala que algo é bom, seus seguidores tendem a acreditar que a marca é realmente boa.

Da mesma forma, um post no perfil destas pessoas é visto por várias outras. É algo que torna o alcance de sua marca eficiente, direcionado-a para aquele público.

Contudo, a escolha do influencer que melhor se encaixa às suas necessidades exige um trabalho de pesquisa e também de entendimento deste meio de publicidade.

Não basta escolher alguém apenas por ter muitos seguidores. Em vez disso, é preciso analisar se os seguidores daquele perfil se encaixam no público que você deseja atender.

Para essas estratégias, a franqueadora cobra uma taxa de propaganda, para custear as ações de marketing da marca e da unidade em si.

Para auxiliar nesta estratégia, é bom contar com o trabalho de uma empresa especialista, além do auxílio do setor de marketing da franquia.

Uma empresa especialista ajuda a planejar essas ações, produzir conteúdos relevantes, analisar os resultados e direcionar todo seu trabalho de marketing.

Dessa forma, o franqueado pode ter uma comunicação eficiente com seu público, tendo assim um retorno mais rápido e eficiente.

A dica é aproveitar ao máximo o auxílio do setor de marketing da franqueadora, mas também ir além. Trabalhar o marketing local da franquia é essencial, pois ele pode ser personalizado e atrair exatamente o tipo de público que a franquia deseja.