Marketing na área da saúde: entenda quais pontos devem ser levados em conta

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Publicado: 4 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Quando se fala em marketing na área da saúde, a primeira palavra que vem à mente é ética. Diferente de outros setores do mercado, os serviços de saúde não podem ser vendidos como produtos. Contudo, eles ainda devem ser vendidos de alguma forma.
Por isso que existe o marketing para serviços de saúde, que é pensado de maneira específica para essa área. Ele está de acordo com as diretrizes da classe e consegue utilizar da tecnologia para promoção da clínica, hospital ou laboratório.
Mas como são feitas as ações de marketing para saúde? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o marketing em saúde!

Por que é importante fazer marketing na área da saúde?

“O marketing digital na área da saúde é capaz de atrair clientes sem ferir a questão ética da profissão.”
Apesar do setor de saúde ter suas particularidades, a gestão de clínica, hospital ou laboratório ainda deve pensar na representatividade de mercado. É possível executar ações de marketing para saúde para atrair e fidelizar clientes.
Ao realizar esse marketing específico do segmento, você garante:

  • Acesso às informações de saúde para o paciente através de uma estratégia de inbound marketing. Basicamente, você atrai pacientes através de conteúdo relevante sobre problemas de saúde em blog ou nas redes sociais;
  • Aumenta sua visibilidade e autoridade através de sua presença digital nas redes sociais e no Google;
  • Fideliza pacientes atuais pelo inbound marketing;
  • Atrai pacientes novos ao melhorar sua posição nos mecanismos de busca.

Quais são os desafios do marketing digital na área da saúde?

Os serviços de saúde não se tratam de simples produtos, ou seja, não pode ser aplicado a eles o marketing digital tradicional. A base das ações de marketing para saúde é a construção de relacionamento.
O marketing digital na área da saúde envolve a construção de relacionamento através de conteúdo. Basicamente, a clínica ou hospital disponibiliza conteúdos que solucionem dúvidas comuns dos pacientes.
Ao ter sua marca relacionada com esses conteúdos, maior se torna sua autoridade e aumenta a chance do leitor se tornar um paciente. Melhor ainda: dele se tornar um paciente e recomendar seus serviços para outras pessoas.
Contudo, há desafios em fazer o marketing em saúde.

Quais são os desafios do marketing em serviços de saúde?

O primeiro desafio do marketing para médicos é justamente criar esse relacionamento, pois é algo que demanda tempo e diferentes estratégias de divulgação. Além disso, segundo o Manual da Publicidade Médica, o marketing não deve:

  • Possuir tom sensacionalista;
  • Utilizar fotos de pacientes, mesmo com autorização, para promoção de resultados;
  • Divulgar mais de duas especialidades;
  • Realizar divulgação publicitária de maneira exagerada;
  • Usar de material institucional impresso sem o nome do profissional, especialidade, área de atuação, CRM e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE);
  • Utilizar expressões como “o melhor”, “resultado garantido” e afins.

Como pôr em prática o marketing digital na área da saúde?

Para realizar o marketing para médicos, é essencial que tenha duas coisas:

  •  Conhecimento acerca do código de ética do seu nicho, de forma a não cometer os erros citados acima;
  •  Ter um sistema de gestão de marketing em saúde para gerir suas estratégias de divulgação. Uma opção confiável é o Sistema Vida, um software para gestão de clínicas completa.

Tendo isso em mente, você pode pôr em prática o marketing em serviços de saúde!

Comece definindo o seu objetivo

O primeiro passo é definir o objetivo das estratégias de divulgação, que deve levar em conta a persona. Ela se trata da representação fictícia do cliente ideal, baseada em características reais dos clientes.
Para montar uma persona, tenha em mãos dados demográficos e também busque entender os problemas que seus pacientes enfrentam. Após tudo isso, se torna mais fácil de definir os objetivos, que podem ser:

  • Conquistar pacientes;
  •  Fidelizar pacientes;
  •  Divulgar novos tratamentos.

Defina as estratégias de divulgação

Depois, deve definir quais serão as estratégias de divulgação utilizadas. Algumas ideias são:

  •  Criar um site com blog;
  •  Criar páginas nas redes sociais para divulgar conteúdo;
  •  Usar de e-mail marketing;

 Investir em links patrocinados.

Atenda os pacientes virtualmente
Por fim, invista mais no atendimento online, facilitando o processo de agendamento de consulta pelo site ou pelas redes sociais. Isso gera uma melhor experiência do usuário que fideliza os clientes!

Por que ter marketing em serviços de saúde?

O marketing em serviços de saúde é essencial para que você consiga conquistar clientes sem ferir os princípios da classe. A ética da saúde deve ser seguida, de forma que não se torne um mero produto.
Mas como fazer marketing na área da saúde corretamente? Simples: sempre tenha em mente o relacionamento com seu paciente!