Marketing Humanizado: o que você precisa saber

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Publicado: 10 de dezembro de 2021 | Atualizado: 10 de dezembro de 2021.

Mais do que nunca, as pessoas estão preocupadas em se relacionar com outras pessoas e se conectar com histórias. Na era digital, em meio a um contexto de home office e das redes sociais virando meios de comunicação, reconhecer e entender a necessidade de ter um Marketing Humanizado é essencial para que as empresas sobrevivam no mercado.

O Marketing Humanizado, se bem realizado, é capaz de aproximar usuários e possíveis clientes de produtos e marcas, fazendo com que uma identificação e uma conexão sejam criadas entre as partes. Isso proporciona não só mais confiança ao usuário final, mas também cria promotores da sua empresa nas redes sociais, que ajudam na reputação do seu negócio.

Para que o Marketing Humanizado seja realizado da maneira correta, é preciso que as empresas montem um plano de ação organizado e, de certa forma, apliquem este plano com uma verba direcionada para a criação de conteúdos ricos para os usuários que irão percorrer o funil de vendas, com o objetivo de responder questões rotineiras que o usuário final possa ter sobre o seu produto ou serviço.

Como usar o Marketing Humanizado no seu negócio?

Se você veio até este texto buscando uma fórmula mágica, precisamos te avisar que não é assim que funciona um plano de marketing. Suas ações de comunicação precisam ser pensadas dentro da necessidade do seu cliente. Mas é claro que não deixaríamos você sair daqui sem dicas que podem te auxiliar na busca pela sua fórmula mágica.

1 – Pessoas se conectam com histórias

Lembra que falamos no início deste texto que pessoas se conectam com histórias? Pois é, isso é uma verdade absoluta. Não existe filme se você não se conectar com os personagens e não existe marca se seus prospects não se conectarem com ela.

Não é à toa que marcas grandes como Natura e Magazine Luiza se apropriaram de criações em 3D e influenciadores digitais 3D para gerar essa conexão. Certamente você já ouviu falar da Magalu. Esses personagens vêm da necessidade de tornar a empresa “real” e com dores reais.

Pense: se a sua empresa conta uma história e mostra ao seu prospect que você já passou por isso e agora tem uma solução, fica muito mais fácil deste prospect comprar o seu produto ou serviço, afinal, ele tem uma validação. Tem uma história! Histórias fazem com que o usuário se conecte e, desta forma, você vira amigo e confidente dele.

Leia também: Como vai a comunicação com o seu cliente? 

2 – Provoque o seu público

Seu público precisa ser estimulado a interagir. Agora, mais do que nunca – na era das redes sociais – as pessoas querem postar, compartilhar, contar relatos. Então, é hora de proporcionar isso aos seus clientes. Permita que eles façam parte da construção da sua marca, sugira compartilhamentos, reposte, comente, converse. Se faça presente. Quer um exemplo bacana e próximo?

A Netflix faz isso muito bem. Embora eles não tenham utilizado a mesma estratégia da Magalu ou da Natura, a gigante dos streamings possui uma comunicação em primeira pessoa, que é divertida e próxima do cliente, tornando tudo mais “um pra um”. Lembre-se que comunicar “one a one” é um recurso inteligente e que gera a sensação de “exclusividade” no usuário final.

3 – Adapte a sua empresa 

Lembre-se de que seus pilares sempre precisam ser repensados. Se seus pilares não acompanham o desenvolvimento tecnológico, talvez seja a hora de rever sua estrutura. Se atualizar do mercado, estar atento às novas tendências e aberto às possibilidades de mudança é essencial para que a sua empresa não fique para trás na corrida pelo resultado.

Já conhecia sobre o Marketing Humanizado? A sua empresa já o utiliza? 

Aproveite para ler as matérias referidas e aprender ainda mais sobre o assunto!