Marketing Flywheel: o que é e como aplicá-lo

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Publicado: 3 de novembro de 2021 | Atualizado: 3 de novembro de 2021.

Hoje em dia, para se destacar, grande parte das marcas estão no digital, logo, se você trabalha com conteúdo on-line, é fundamental ter uma boa estratégia para construir a autoridade digital do seu negócio, e é neste momento que entra o conceito de Marketing Flywheel.

Muitos especialistas afirmam que essa nova estratégia irá substituir o famoso funil de vendas. Entretanto, a estrutura Flywheel é uma solução que permite planejar e alcançar os clientes atuais e potenciais em todas as etapas do funil de vendas. Por isso, confira o que é esse novo conceito e como ele pode ser aplicado no seu negócio.  

O que é o Marketing Flywheel

A palavra Flywheel, do Inglês, significa: volante de rotação. Que consiste em uma engrenagem circular que dá força a uma máquina.

O Marketing Flywheel recebeu esse nome porque é uma nova estratégia que une marketing e vendas em uma perspectiva diferente das tradicionais, tendo como foco principal a fidelização do cliente.

Ela tem uma forma circular, em vez de uma forma de funil na qual estamos acostumados a ver no marketing digital, justamente para fortalecer a ideia de que a jornada do cliente é um ciclo que não tem fim, por isso, a empresa sempre deve estar buscando formas de fidelizá-lo.

Esse volante de rotação é composto de 4 componentes: atração, engajamento e experiência do usuário, sendo a atenção voltada, principalmente, para a fase de experiência do usuário.

Essa estratégia parte da ideia que ao atrair o seu cliente e interagir com ele, você pode fazer com que ele tenha uma experiência memorável, podendo atrair novos clientes e, dessa forma, o ciclo não tem um fim.

Flywheel e o funil de vendas tradicional

A estratégia de funil de vendas é dividida em três etapas. E na produção de conteúdo essa divisão é feita com o intuito de educar o consumidor para que ele tome a melhor decisão de compra.

No funil de vendas, a experiência do cliente tem o seu foco na última etapa do funil, a etapa de vendas. Já no Marketing Flywheel, o objetivo é elaborar uma estratégia que esteja ligada a um conjunto de ações que não termina após a venda. Todo esse processo é guiado pela experiência do cliente, mesmo antes das vendas.

Hubspot, uma das principais teóricas do marketing digital, apontou que era necessário repensar esse modelo de vendas, voltando seu olhar para o Flywheel, para que assim o consumidor possa ser colocado no centro dos processos de marketing e vendas.

Em uma conferência de Inbound Marketing, em 2017, o presidente e diretor de operações da HubSpot, JD Sherman, declarou que o funil de vendas foi uma estratégia eficaz por muitos anos. Porém, agora, o segredo para o marketing digital é voltar o olhar aos clientes atuais da sua marca e ter como foco a fidelização desses.

O funil de vendas é um ótimo fluxo de trabalho para aquisição de novos clientes, se usado com a estrutura do volante, sua empresa pode focar no Inbound Marketing e usar o ciclo natural para inspirar o crescimento do seu negócio.

Como aplicar o Marketing Flywheel na minha empresa?

No volante Flywheel, os focos dessa engrenagem são o conteúdo e o relacionamento, para você entender como aplicar essa estratégia no seu negócio, é necessário entender cada uma dessas fases. Confira:

Na hora de produzir um conteúdo, seja imagem, artigo, post ou vídeo, ele deve ser informativo e útil para o seu cliente, resolvendo todas as dúvidas que ele venha a ter sobre o conteúdo.

Após o cliente ter suas dúvidas sanadas, o marketing de relacionamento é essencial, por isso, você deve focar em ouvir as necessidades e preferências dos seus potenciais clientes. Você pode criar um canal direto que permita que eles sempre expressem as opiniões.

É importante ressaltar que essa estratégia é de longo prazo, ou seja, é muito difícil alguma marca obter retorno imediato com essa ação. Pode até ser que surjam alguns casos, mas ela quer longo prazo para trazer resultados eficientes. Por isso, é fundamental manter a energia durante toda aplicação do Flywheel. O primeiro passo fará com que o volante gire, mas a cada nova ação, essa roda precisa receber energia para disseminar a marca e fidelizar o cliente.

Conclusão

Depois que a internet surgiu, os clientes virtuais se tornaram mais exigentes, porém, as estratégias de marketing digital podem facilitar esse processo.

Uma dessas estratégias é o Marketing Flywheel, que constrói um ciclo infinito entre o cliente e a marca, em que ele prova a melhor experiência e, assim, volta a comprar e ainda pode indicar a empresa para outras pessoas.