Marketing: entenda como as decisões dessa área fazem a diferença para o e-commerce

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Publicado: 24 de agosto de 2021 | Atualizado: 24 de agosto de 2021.

No dia a dia, o sucesso de um e-commerce vai ser definido pela atenção dedicada a diversos detalhes da operação.

Ter um bom produto, oferecido em condições adequadas, é um ponto-chave para as operações bem-sucedidas, assim como o fato de a empresa contar com um sistema de vendas eficiente, que facilite a busca das mercadorias, a visualização dos itens, claro, o fechamento da compra, independentemente do canal escolhido pelo cliente.

Apesar dos cuidados com essas frentes, contudo, a evolução do negócio está atrelada também às estratégias empregadas na divulgação da loja, para atrair novos consumidores, e às iniciativas que visam a fidelização.

Em linhas gerais, a área responsável por cuidar das estratégias de atração e retenção de clientes é o marketing. Os dados reunidos por essa equipe, então, são extremamente relevantes para apoiar o trabalho da força de vendas.

Você sabe como aproveitar todo o potencial do marketing nas vendas online? Esse é o assunto tratado neste artigo. Reunimos algumas dicas de como é possível alavancar as vendas empregando as técnicas e as ferramentas do marketing. Confira!

Por que o e-commerce depende de boas estratégias de marketing?

Para começar, vale lembrar que por melhor que seja o seu negócio, marcas pouco ativas tendem a ser esquecidas.

Em outras palavras, é imprescindível que as empresas saibam como abordar o cliente da forma adequada, em cada etapa da sua jornada de compra.

Parece simples, mas a verdade é que cada situação requer estratégias diferentes. 

E, no dia a dia, a base deste trabalho serão justamente os insights reunidos pelo marketing.

A coleta das informações ocorre hoje em várias bases de dados, mas uma das principais fontes de consulta é justamente a plataforma de e-commerce.

Os diversos relatórios gerados são importantes para se analisar quem são os melhores clientes, funil de compras, novos clientes mensais, comparativos relacionando faixa etário e gênero do comprador.

É importante, ainda, analisar os relatórios de carrinhos abandonados, bem como as estatísticas gerais do negócio: visitantes de loja, clientes cadastrados, e-mails cadastrados, pedidos etc.

Quais ações dependem do apoio do marketing?

De posse dessas informações, bem como daquelas obtidas por meio de pesquisas, redes sociais e do próprio feedback das equipes internas, é que o marketing pode estruturar de forma adequada as diversas ações que podem ser realizadas para atrair e reter o cliente.

Dentre as alternativas, uma das principais são as campanhas de e-mail marketing, comprovadamente importantes para as lojas online, justamente em função do contato direto com o público.

A recomendação, para ter esforços bem-sucedidos, é o desenvolvimento de mensagens personalizadas para cada perfil. Elas são mais eficientes, em termos de retorno, e também reduzem o risco de a empresa parar numa lista de spam.

Outro ponto fundamental: tenha métricas para acompanhar os resultados e, assim, entender o que funciona melhor no caso da sua loja. Fique atento: o cálculo do ROI – Return Over Investment é importante para otimizar os recursos disponíveis para o seu marketing.

Ainda em relação ao trabalho do marketing, é impossível ignorar as ações que visam posicionar bem a loja nos motores de busca.

Pensando na estratégia de marketing, o principal para ter bons resultados é trabalhar corretamente com as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio. Elas devem estar presentes nas suas descrições de produto – títulos, heading tags, meta-descrição, imagens e URL. 

Cuide, também, para que a página não tenha problemas com links quebrados e velocidade de carregamento. São detalhes que podem passar despercebidos, mas são considerados no ranqueamento do Google.

Os índices de conversão dos negócios online tendem a subir, ainda, com o emprego das chamadas estratégias de remarketing

Marketing neste caso pode fornecer insights valiosos a partir, por exemplo, da análise dos relatórios gerados pela própria plataforma de e-commerce.

E, como no ambiente digital todas as informações dos clientes estão devidamente registradas, é possível desenvolver ações específicas para cada situação.

Lembre-se de que a base do plano de marketing são as informações reunidas sobre o mercado no qual a empresa atua, incluindo os dados a respeito do público-alvo.

É a partir desse tipo de subsídio que será possível indicar as metas que podem ser alcançadas pela loja, seja em termos de vendas ou relacionadas a outros objetivos, como conhecimento da marca, aumento de ticket médio, diversificação no perfil de clientes atendidos etc.

Para orientar essas decisões, contudo, temos que ter informações confiáveis, baseadas em dados concretos

Dica importante: no marketing digital para e-commerce, em vez de trabalharmos com o conceito de público-alvo, o ideal é ter personas. Ao definirmos personagens fictícios para representar nossos clientes internamente temos mais condições de atender suas demandas.

Como o marketing ajuda na retenção de clientes?

Atrair novos clientes é um dos objetivos das ações de marketing para e-commerce, porém, o desempenho do seu negócio pode melhorar bastante se você investir também em ações de fidelização.

Nesse contexto, o mais importante é focar no relacionamento. Pense nisso: quais estratégias podem ser desenvolvidas para facilitar a recompra e valorizar o pós-vendas?

Lembretes de compra e envio de materiais informativos sobre determinado produto são iniciativas que geram bons resultados no comércio eletrônico.

Também é recomendado o desenvolvimento de outras ações, como a oferta de cupons de desconto e de kits especiais que incentivem o cliente a voltar à loja.

O principal neste caso, e o marketing tem um papel importante, é a definição de estratégias que serão adotadas no curto, médio e longo prazos. 

A delimitação desses períodos é fundamental para os resultados e ajuda a equipe a concentrar-se nos esforços mais importantes para cada situação.

Com relação ao tipo de estratégia mais indicada, tenha em mente que o marketing digital para e-commerce pode ajudar em várias frentes, como:

– geração de tráfego de pessoas e, posteriormente, de leads que podem se transformar em clientes;

– aumento nas vendas, por meio de ações como as de remarketing;

– retenção de clientes, cujos resultados podem ser alavancados com o uso do e-mail marketing;

– aumento no nível de conhecimento do nome da loja;

Citamos acima alguns dos objetivos que podem ser alcançados, mas vale lembrar que nessa área não existe fórmula mágica. Tudo vai depender, justamente, dos dados reunidos na elaboração do planejamento.

Por que é importante monitorar os resultados?

É impossível ter um projeto nessa área bem-sucedido sem mensuração. No passado o marketing foi mais “intuitivo”, mas hoje não se concebe mais que as atividades deixem de ser monitoradas.

E não podemos ignorar que essa é uma das vantagens do ambiente digital: temos como capturar informações sobre as reações do público, entendendo qual foi o seu comportamento diante de cada tipo de mensagem.

É importante saber de antemão quais serão os investimentos e fazer o cálculo do ROI (Return Over Investiment), ou seja, o quanto cada iniciativa gerou de resultado para o negócio. 

Com margens de lucro reduzidas, ninguém pode correr o risco de desperdiçar verbas, então, é fundamental conhecer o desempenho de cada ação, única forma de verificar o que rende mais em cada situação.

Num mercado tão dinâmico como o de comércio eletrônico, é difícil imaginar que os gestores possam realizar um trabalho adequado sem contar com o subsídio do marketing.

Marketing digital para e-commerce funciona, porém, é preciso organizar as atividades com antecedência, direcionando os esforços para extrair o melhor resultado de cada tipo de estratégia.

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