Como a Energia solar fortalece o marketing social das empresas

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Publicado: 8 de novembro de 2021 | Atualizado: 8 de novembro de 2021.

Atualmente a Energia Solar é o segmento que mais cresce na geração de energia elétrica no Brasil, com o enorme potencial de crescer ainda mais. 

Precisando apenas de um maior envolvimento dos empresários e do setor público nacional, para tornar ações de geração de energia solar mais integradas ao setor de marketing das empresas.

A necessidade de maior esclarecimento vem ao encontro da ainda incipiente capacidade instalada e da possibilidade de explorar a geração de energia solar como atividade ambientalmente sustentável, além de gerar energia com baixo custo.

Ou seja, as empresas podem e devem gerar mais energia solar e colocar em seus resultados operacionais como atividade de marketing e incrementar ao valor intangível corporativo, pela sua contribuição direta com:

  1. A redução dos danos ambientais decorrentes do uso de fontes de energias não renováveis, e;
  2. Pela redução de custos financeiros com gastos de energia elétrica.

 

O que é Energia Solar

Antes de aprofundarmos sobre o plano de marketing das empresas que geram energia solar, vamos definir energia solar, no sentido de massificar o conceito e popularizar a compreensão de sua importância.

Energia solar é a transformação dos raios captados do sol em energia elétrica, através de um sistema de geração de energia, com o uso de placas solares fotovoltaicas.

Portanto, é a captação da radiação emitida pelo sol por placas apropriadas com células especiais, que apresentam a propriedade físico-química de transformar essa energia dos raios solares em energia elétrica.

Energia Solar e o Brasil

Quando falamos de energia solar, estamos tratando de geração de energia limpa, que não emite gases com potencial de agredir as camadas da atmosfera e que não consome fontes de recursos naturais esgotáveis.

Por isso, além de estarmos diante de uma energia plenamente disponível e de utilizar um recurso inesgotável, estamos tratando de uma ação de reduzir os danos à camada de ozônio.

Além disso, vivemos num país extremamente bem posicionado e com um clima altamente favorável para a geração de energia solar.

O Brasil está localizado na zona intertropical do planeta Terra, portanto a região que mais recebe raios solares do mundo.

Contudo ainda temos uma baixa capacidade instalada de energia solar, poucos incentivos governamentais e baixa compreensão dos empresários sobre o potencial econômico e ambiental da energia solar.

Resultados Objetivos da Geração de Energia Solar 

A geração de energia solar apresenta vários impactos no ambiente corporativo, mas realçamos dois mais evidentes: a) redução do custo com energia elétrica; b) crescimento econômico sustentável.

Diante desse cenário, as empresas deveriam olhar para energia solar como uma ação estratégica, ou seja, incorporar as ações de geração de energia elétrica, via matriz solar, como elemento central no plano de marketing empresarial.

Plano de Marketing e Energia Solar

As ações de marketing no Brasil ainda são compreendidas parcialmente pela maioria das empresas, uma vez que entendem o marketing apenas como ações que busquem promover uma marca para realizar vendas.

Entretanto não podemos deixar de lembrar que marketing tem sintonia com geração de valor, ou seja, ações que tenham como objetivo o equilíbrio e a existência de longo prazo das empresas.

Nesse sentido, os verdadeiros planos de marketing precisam de uma sintonia fina com a função social das empresas.

Quando falamos de função social, estamos buscando aplicar ações que visam ampliar o ciclo de vida de sua empresa. O que deveria ter como premissa a incorporação da geração de energia solar ao seu plano de marketing, uma vez que essa atitude:

  1. Contribuirá com o meio ambiente;
  2. Reduzirá custos empresariais;
  3. Gerará condições para exploração econômica das ações sustentáveis;
  4. Ajudará a divulgar uma ideia de preservação e equilíbrio do planeta Terra.

Cooperação empresarial para mudar o Brasil e o mundo

Apesar de todos os benefícios citados, a geração de energia solar é ainda muito pequena, quando avaliamos o nosso potencial energético.

Poderíamos atribuir essa timidez ao processo que tangencia a energia solar no Brasil a diversos fatores, em especial:

  1. Baixo incentivo governamental;
  2. Poucas empresas que atuam na geração de energia solar no país;
  3. Informações mal divulgadas;
  4. Ampliação de ações de geração para o segmento residencial.

Baixo Incentivo Governamental

A geração de energia solar, assim como todo setor energético, é fortemente influenciada pelas ações do poder público, quer seja pela regulação do setor, quer seja pelos impactos tributários nos custos de geração de energia.

Por isso, se houvesse uma ação de cooperação empresarial, no sentido de estimular um debate público para que os setores governamentais:

  1. Reduzissem a tributação na geração e na distribuição de energia solar, e;
  2. Financiassem através das linhas de créditos dos bancos públicos, a geração e a distribuição de energia solar.

Talvez o cenário de energia solar seria outro no Brasil.

Poucas empresas que atuam na geração de energia solar no país

O mercado de energia solar é ainda pouco explorado no Brasil, tendo com isso poucas empresas que dominam a tecnologia e produzem os insumos para geração de energia solar. 

Dessa forma, somos obrigados a importar a grande maioria das matérias-primas envolvidas na energia solar. O que encarece a geração e reduz a capacidade de ampliar o setor.

Informações Mal Divulgadas

O Brasil é o país com um dos maiores potenciais de geração de energia elétrica solar do mundo, contudo temos menos de 5% de nossas empresas com energia solar.

Alguns atribuem aos custos de instalação, enquanto que outros relacionam esses números ao baixo número de informações disponíveis.

Daí a necessidade de amplas campanhas publicitárias educativas, sem o foco voltado diretamente à venda.

Uma vez que a sociedade tenha a compreensão da importância, da facilidade e de como gerar sua própria energia solar, teríamos um segundo momento com publicidades comerciais per si.

Ampliação de ações de geração para o segmento residencial

No presente artigo falamos muito sobre a importância da geração de energia solar, dos impactos positivos ambientais e econômicos, mas pouco falamos sobre a possibilidade de geração de energia solar no segmento residencial.

Talvez, por ser uma realidade factual. Há uma baixa valorização para a geração de energia solar pelas residências no Brasil.

Os próprios empresários que atuam no setor ainda não compreendem que o segmento residencial seja lucrativo ou que tenha potencial de alavancagem.

Para além da questão econômica, não podemos esquecer que a geração de energia solar está em íntima relação com sustentabilidade ambiental, e as residências no país consomem quase 50% da energia elétrica gerada nacionalmente.

Energia Solar e Marketing Social

Por tudo o que falamos, está claro que a importância da geração de energia elétrica solar extrapola uma questão meramente comercial.

Poderíamos afirmar com tranquilidade que a questão comercial é decorrente de uma subjetividade que é essencialmente de ganho para o conjunto da sociedade, um meio ambiente limpo e sustentável.

Portanto, a geração de energia solar é sobretudo uma ação de marketing social para toda e qualquer empresa do Brasil e do Mundo.

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