Marketing no setor de transportes, essencial para quem quer vender mais

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 7 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O setor de transportes não parou durante a pandemia de Covid-19, e acabou sendo essencial para resolução do grave problema de saúde no Brasil e no mundo. O marketing para transportes é a peça central que movimenta o interesse de clientes.

Recorro à memória para me lembrar de como o marketing operava em tempos pré-internet, eu mesmo um jovem empreendedor, na época, recorria a estes meios para vender produtos e serviços, e no texto de hoje irei relembrar em como eu e muitos outros empreendedores ocupavam seu tempo tentando alcançar os clientes.

Antes de começar a sessão saudosista, eu acabei estudando melhor o que exatamente significa a palavra marketing, e nada melhor do ir consultar o dicionário.

“Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda” O trecho obtido é definição encontrada na internet, por meio do dicionário Oxford.

Atualizando o conceito de marketing para as minhas próprias verdades, incremento o entendimento do termo, onde para mim o marketing é uma peça de comunicação que gera ação no ouvinte.

Eu acredito que esta definição é de mais alto nível, escapa da chave normalmente associada ao termo, onde o marketing seria mais adequado para vendas, mas não se resume a isto.

O marketing é um processo de comunicação, que move as pessoas, ou por conta do interesse financeiro e para todos os outros, citando um exemplo aqui divertido, as pessoas que desejam se relacionar umas com as outras, lançam sempre mão de artefatos de marketing.

Para se obter um beijo é necessário vendê-lo antes.

Continuando o raciocínio, mesmo na relação familiar e íntima é necessário lançar com frequência peças de marketing para se obter atenção e ação do ouvinte, então neste sentido, marketing é um esforço intencional de comunicação, para se obter uma ação do ouvinte, em um sentido amplo, do que seja que ação significa para você. Eu escrevi a ideia, você completa o sentido.

Marketing é uma peça de comunicação, que gera uma ação

Nas empresas de transportes, tema fim desta redação, o marketing ocupa seu lugar de destaque nos setores comerciais de quem atua neste setor econômico, o vendedor de transporte que não usar o marketing, seria o mesmo como um avião sem asas. É item de fundamental importância que os vendedores dominem as técnicas básicas de marketing.

O bom marketing funciona na internet, e também funciona sem a internet, como citei no início do texto, eu já utilizei marketing como peça de vendas para serviços de transportadora de veículos, antes e depois do advento da internet, e basicamente o princípio é o mesmo, que seria este de entregar uma mensagem que gera uma ação.

Se esta mensagem geradora de ação partiu de um anúncio feito no jornal impresso, ou por meio de um Twit, continua sendo uma peça de marketing válida, é um equívoco imaginar que todas as pessoas estão inseridas na internet, então peças de marketing de fora da internet, tem ainda muito valor.

Para cada mensagem produzida, um público alvo deve ser considerado. São realmente raras as ações de marketing capazes de cobrir uma grande faixa de atenção dos consumidores.

A mensagem de marketing, não se resume a um texto escrito, ela pode ocupar um formato gráfico, por meio de desenhos, gráficos e fotos. Dizem os marqueteiros mais experientes, uma frase de gosto popular, de que uma imagem vale mais do que mil palavras, logo fica a dica de quem quer vender mais, traduza a sua mensagem para uma imagem.

Me parece que a velocidade de absorção da mensagem influencia o resultado, neste sentido trabalhado no texto, de promover uma ação, que pode ser mais ampla do que o entendimento se ocorreu uma venda ou não.

Uma ação gerada por meio do marketing, pode ser muito além da troca financeira

Uma das ações de marketing mais potentes, é a ação engajadora. A mensagem que gera engajamento seria o olimpo do marketing, são poucos e raros os mestres que obtêm este tipo de efeito em seus leitores ou ouvintes.

Esta ação de engajamento, por aplicação do marketing, torna o alvo da ação também em um agente de distribuição, o que gera um efeito exponencial.

Observo que por exemplo no setor de mudanças brasilia df, um tipo de ação engajadora foi a criação de uma música muito simples, que promovida na mídia local, virou sinonimo de serviços de mudanças residenciais e empresariais.

No meio do marketing, o som repetido por um determinado esforço de comunicação e que muda o seu significado, é uma peça de engajamento, com alguma relação com o sentido disto no mundo digital.

Se o cliente compartilha um post, é uma ação engajadora, mas também é engajador, uma pessoa cantarolando uma música, relacionada a um serviço de mudanças. 

Pelo linguajar específico do meio do marketing, uma música que gera uma ação, é denominada “jingle”, é isto um som ou música que têm o seu sentido ligado a uma ação comercial.

Vagas abertas, para quem trabalha em marketing do transporte

É muito importante para quem deseja se inserir no mercado de trabalho, se especializar em áreas que possuam demanda, e se existe uma ocupação onde sempre existem vagas de emprego e falta de mão de obra, é no departamento do marketing das empresas.

Por onde se estende a visão se enxerga o volume de oportunidades, aqui no texto de hoje resumida para o tema do marketing em transportes, mas todos os segmentos precisam de mais vendas. Uma reflexão que entrego ao leitor, como finalização deste texto, é o tema de marketing relacionado a comercialização de objetos de valor óbvio, como dinheiro.

Sim leitor, o dinheiro precisa ser vendido. E os vendedores de dinheiro normalmente ocupam cadeiras nas agências bancárias, nas empresas de financiamento e em qualquer loja que vende parcelado. As vezes brinco com as pessoas, sobre em como é possível perder dinheiro, mesmo quando se encontra uma mina de ouro. 

O ouro só tem valor depois de vendido.

 

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.