Como fazer Marketing Digital para negócios locais?

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Publicado: 11 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 11 de fevereiro de 2022.

Não é segredo que desde o início da era digital começaram a ocorrer mudanças nos formatos de trabalho tradicionais. Dessa forma, todos os setores pouco a pouco sofreram os impactos da digitalização, transformando o modo de executar tarefas e criando novos nichos como o marketing digital para negócios locais.

Essa área, por sua vez, se destaca como um dos campos de trabalho que passaram por maiores revoluções. O que antes era considerado como propaganda, como os tradicionais comerciais de TV, hoje são considerados quase que obsoletos perto das possibilidades oferecidas pela internet. 

Nesse sentido, é evidente que se adaptar ao marketing digital é mais do que necessário para todo tipo de negócio. Afinal, divulgar é essencial não apenas para aumentar o número de vendas, mas também para construção de uma marca forte dentro da região. 

Com base nisso, neste artigo trouxemos tudo que você precisa saber sobre como aplicar o marketing digital na prática nos negócios locais. 

Desse modo, não será difícil entender e descobrir as melhores estratégias para se tornar conhecido dentro da sua cidade. Confira mais abaixo!

O que é marketing digital?

De maneira geral, podemos definir marketing digital como todas as ações de comunicação com os clientes ou outras empresas realizadas dentro da internet. Em outras palavras, se trata da divulgação realizada dentro da web, tanto com o objetivo de vender quanto para consolidação de marca.

Na prática, esse marketing se aplica de diversas formas, desde a realização de campanhas nas redes sociais até a venda de conteúdo, como cursos e e-books. 

Sendo assim, pode-se dizer que se trata de um mercado grande, amplo e com espaço para todo tipo de negócio, desde as lojas locais até grandes multinacionais. 

Além disso, vale dizer também que o marketing digital, ao contrário dos conceitos tradicionais, pode ser aplicado por qualquer pessoa que deseje divulgar seu empreendimento. 

Justamente por ser realizado dentro da web, ele é mais acessível, podendo ser realizado a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, cerca de 94% das empresas já fazem uso do marketing digital na atualidade. 

Esse número, por sua vez, só ressalta o quanto esse formato já deixou de ser apenas uma tendência, se tornando uma necessidade para as companhias que desejam crescer e conquistar seu espaço no mercado. 

Assim, para te ajudar, iremos detalhar como fazer marketing digital para negócios locais. Confira!

Qual a importância do marketing digital?

O marketing digital é um ótimo caminho para se destacar da concorrência. Fonte: Pixabay

Até aqui já foi possível perceber que o marketing digital tem se mostrado uma verdadeira ferramenta para quem deseja aumentar seus números.

Porém, quem o enxerga apenas como uma possibilidade está desatento às tendências do mercado. Isso porque a importância do marketing digital é tão grande que na atualidade ele é uma das únicas maneiras eficazes e efetivas de se comunicar com o público. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios em 2020, 152 milhões de pessoas possuem acesso à internet no Brasil. Esse número, por sua vez, corresponde a cerca de 81% das residências do país. 

Nesse sentido, não fica difícil perceber que a melhor forma de chegar nas casas é usando o canal principal que elas possuem mais acesso. 

Ou seja, fazer uso do canal que já faz parte do dia a dia dos clientes para conhecê-los e, a partir disso, mostrar a eles aquilo que desejam ver. 

Além disso, segundo relatórios da Webshoppers 43, em 2020 cerca de 79,7 milhões de brasileiros realizaram compras pela internet. 

Diante desse fato, é fácil compreender a importância do marketing digital e o quanto esse segmento pode ser não apenas positivo, mas essencial para subir o número de vendas e se aproximar do público.

Ademais, em tempos onde todos nós estamos conectados o tempo todo, mostrar que o seu negócio também está dentro da web é uma forma de se aproximar do público e evidenciar que os seus produtos são modernos e atualizados, de acordo com a demanda do mercado. 

O marketing digital nos negócios locais 

Quem pensa que o marketing digital com todas as suas características super vantajosas é indicado apenas para as grandes empresas, está super enganado. 

Afinal, justamente por exigir pouco investimento e estrutura, ele é ideal para todo tipo de negócio, inclusive para os nichos mais pequenos e locais. 

Um dos principais fatores para isso está no fato de que, independentemente do tamanho, todo negócio tem sua concorrência. 

Ou seja, até mesmo em uma cidade pequena é preciso se destacar entre os demais para garantir a atenção dos clientes e se tornar a primeira escolha na hora de fazer uma compra. 

Dentro desse cenário não é difícil imaginar que se conectar com os clientes através da internet é essencial para oferecer os produtos, divulgar a sede física do negócio e, principalmente, fazer com que o nome da sua marca venha à mente quando a intenção for comprar algo do seu nicho. 

Tudo isso pode ser feito através de diferentes estratégias, desde que elas cumpram com o papel de aproximar o público e torná-lo familiarizado com os seus produtos e serviços. 

Assim, quando essas tarefas são cumpridas a partir do marketing digital o seu negócio se torna uma verdadeira referência tanto dentro da internet quanto fora dela. 

Como fazer marketing digital para negócios locais: 4 dicas práticas 

Até aqui já foi possível perceber porque o marketing digital tem ganhado tanto espaço no mercado. 

Afinal, ele é o grande responsável pelo crescimento de diversas empresas, desde a consolidação da marca até o número de vendas. E o melhor: fazendo tudo isso com um custo bem abaixo do que as formas de divulgação tradicionais exigem. 

No entanto, também é preciso ter em mente que divulgar na internet e obter bons resultados não é tão simples quanto parece. 

Para crescer é preciso trabalhar da forma correta, usando as ferramentas indicadas para cada objetivo e, acima de tudo, com a constância que a era da informação pede. 

Além disso, também vale lembrar que nem toda divulgação online é marketing digital. Para entrar nesse nicho é preciso estabelecer um plano de trabalho completo, com metas traçadas e estratégias específicas para alcançá-las. 

Caso contŕario, as atividades desenvolvidas ficarão dispersas e nem de longe produzirão os resultados desejados. 

Com base nisso, abaixo separamos 4 dicas práticas para aplicar o marketing digital em negócios locais, para que você consiga ganhar muito gastando muito pouco. Confira!

1 – Redes sociais são a chave do marketing digital para negócios locais

As redes sociais são essenciais para quem deseja se destacar no marketing digital. Fonte: Pixabay

As redes sociais são essenciais para quem deseja se destacar no marketing digital. Fonte: Pixabay

De acordo com um estudo realizado com base em dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo. 

Por aqui, são cerca de 150 milhões de brasileiros que se conectam às redes todos os dias, tanto para postar conteúdo quanto para acompanhar as postagens de outros usuários. 

Nesse cenário, não fica difícil imaginar que as mídias sociais são um dos principais canais para trabalhar o marketing digital negócios locais. 

Já que, dentro delas é possível se conectar com todo tipo de consumidor, segmentar e encontrar seu público alvo, criando posts específicos para as preferências de quem se deseja atingir. 

Além disso, as redes sociais proporcionam uma constância de contato que mais nenhuma outra plataforma oferece. Dentro delas é possível publicar, perguntar e responder durante o dia todo, seja nos populares storys ou dentro do feed de notícias.

Portanto, a melhor dica é criar um perfil forte e estruturado para o seu negócio, investindo em uma logomarca marcante e em uma estrutura visual personalizada, a qual os seguidores possam identificar logo quando virem. Com isso vai ficar fácil ser notado e acompanhado nas redes sociais por todos os seus potenciais clientes.

2 – Sites são bacanas para agregar credibilidade

Falar que um site é imprescindível no marketing digital para negócios locais seria exagero. No entanto, essa é uma ferramenta que pode fazer bastante diferença durante o processo de construção de marca, agregando mais credibilidade para quando os clientes forem procurar sobre você na internet. 

Por esse motivo, uma dica bem bacana é criar um site no WordPress, mesmo que com uma hospedagem básica, mas com um tema bacana. Com isso é possível chamar mais atenção quando o nome da sua marca for procurado no Google, o que é ideal para garantir a venda rapidamente. 

Além disso, o site é uma boa vitrine para a criação de anúncios, que podem ser divulgados e até mesmo impulsionados dentro dos buscadores, fazendo com que você seja encontrado ainda mais rápido. 

Quer saber também como funciona a ferramenta de cookies dentro dos sites? Confira esse artigo! Política de cookies: o que é e para que serve?

3 – Crie conteúdo de qualidade

Quem está na internet sabe que ela está sempre repleta de conteúdo. No entanto, encontrar informações de qualidade nem sempre é uma tarefa fácil. Por esse motivo, esse é um ótimo caminho dentro do marketing digital para negócios locais.

A parte bacana do conteúdo é que ele chama atenção dos seguidores de forma mais orgânica, o que é ideal para quem não quer criar aquela publicidade super chamativa. 

Além disso, esse formato é interessante justamente por garantir seguidores interessados no seu nicho, os quais provavelmente terão interesse em te seguir a curto, médio e longo prazo. 

Já o tipo de conteúdo a ser publicado depende do ramo da empresa. Lojas de roupas, por exemplo, podem escrever sobre moda e estilo, enquanto um negócio local de consultoria pode fornecer dicas para melhorar a performance corporativa. 

O mais importante é que todas as informações sejam corretas e diferenciadas para chamar atenção dos usuários, fazendo com que o seu negócio se destaque entre os concorrentes.

Além disso, uma dica bacana é incluir técnicas de SEO, que farão com que os materiais criados alcancem o público mais rápido através dos rankings dos buscadores. 

4 – Invista no Google Meu Negócio

Sabe quando você procura um negócio local no Google e logo no topo da primeira página já aparecem todos os dados sobre ele, como endereço, telefone e até mesmo fotos do local? 

O Google Meu Negócio se trata do serviço que mostra todas essas informações, mas que precisa ser atualizado para que possa exibir os fatos aos usuários. 

Por isso, dentro dele você pode cadastrar todos os dados do seu negócio, as atividades prestadas por ele e inclusive pedir avaliações para os seus clientes. 

Desse modo, sempre que alguém procurar por você no Google, encontrará uma página séria e com informações confiáveis sobre seu negócio local, podendo descobrir seu endereço em pouquíssimo tempo. 

Com isso será possível aumentar muito suas vendas e garantir ainda mais credibilidade dentro da internet. 

E aí, gostou das nossas dicas de marketing digital negócios locais? Já escolheu quais serão seus primeiros passos nesse caminho super vantajoso? 

Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais conteúdos cheios de informação que vão te ajudar muito a ver a sua empresa decolar!