Entenda o que é Google Discovery e como ele pode transformar o marketing do seu negócio
Publicado: 27 de janeiro de 2022 | Atualizado: 26 de janeiro de 2022.
Google Discovery se tornou a nova tendência do mundo do marketing, mostrando resultados e números incríveis. Quer entender o que é essa ferramenta e como ela pode ser usada no seu negócio? Então está no conteúdo ideal!
Com a velocidade da internet e sua constante evolução, muitas ferramentas e recursos digitais surgem todos os dias. Elas auxiliam muito o público geral e, principalmente, empreendedores que trabalham no mundo digital.
E uma das queridinhas do mercado se chama Google Discovery. Essa ferramenta, em pouco tempo, se tornou essencial para quem trabalha com marketing digital e redes sociais.
As publicações nas redes podem gerar um engajamento gigantesco, com números de curtidas orgânicas que chegam aos milhares e você ainda pode contar com o apoio de ferramentas como o Google Discovery ADS para impulsioná-las!
Agora, o melhor de tudo é a acessibilidade do recurso, pois a ferramenta pode ser usada por dispositivos móveis, de forma fácil e rápida.
Se quer saber mais sobre a ferramenta que pode revolucionar os números do seu negócio, leia o conteúdo completo! Confira:
O que é Google Discovery?
O Google é hoje a plataforma mais conhecida onde as pessoas fazem pesquisa, não é verdade?
Google Discovery ADS é um recurso do Google que apresenta conteúdos às pessoas com base nos seus interesses e pesquisas na plataforma Google.
Pois bem, a ideia da ferramenta é “prever” o que o usuário vai pesquisar e já adiantar os resultados.
Ou seja, apresenta o conteúdo antecipado com base nos já conhecidos interesses da pessoa.
Genial, não é verdade?
O recurso é perfeito para ser usado dentro do marketing digital, afinal gera muito engajamento orgânico e interações.
Como funciona a ferramenta?
Primeiro é importante ressaltar que o Google Discovery só pode ser utilizado pelo celular, seja pelo Google app ou quando você estiver navegando na Web pelo smartphone.
Então não adianta procurar pelo recurso no seu computador.
No celular, ele pode ser encontrado pelo aplicativo do Google e até mesmo no site da plataforma.
Ao acessar o Google Discovery ADS, você verá um feed bem parecido com as redes sociais tradicionais, com vários posts e informações.
A diferença, é claro, é que tudo dentro do recurso foi feito para você, com base nas suas pesquisas e interesses na internet.
Vale lembrar que o feed da ferramenta contém imagens, vídeos, informações sobre previsão do tempo, esportes, cultura pop e tudo o que você possa imaginar.
Por que devo otimizar meus conteúdos para o Google Discovery?
Bem, agora que já falamos o que é a ferramenta e como ela funciona, vamos partir para o que interessa: o porquê ela pode ser usada no seu negócio.
Como mostramos acima, essa ferramenta tem um poder enorme para gerar engajamento orgânico, curtidas e novas interações.
Se um conteúdo seu aparecer no feed do Discovery, por exemplo, a visibilidade e o tráfego orgânico do seu site vão aumentar muito, com números impressionantes que chegam a milhares de curtidas e interações!
Além disso, essa ferramenta ajuda a criar uma relação mais forte entre o conteúdo (empresa) e o usuário (pessoa).
Isto é, como a ferramenta parece uma rede social só para os interesses do usuário, é normal que ele passe muito tempo ali, nessa interação com todos os conteúdos.
Como otimizar conteúdos para o Google Discovery ADS?
Se você se interessou pela ferramenta e quer utilizá-la no seu negócio, saiba que existe um caminho certo: produção de conteúdo que seja interessante para os usuários da plataforma.
Bem, podemos dizer que é como seguir as estratégias SEO em uma plataforma específica.
Também é necessário, é claro, que seu conteúdo produzido esteja de acordo com as diretrizes de segurança do Google, bem como da ferramenta do Discovery.
Abaixo, trazemos algumas dicas importantes para otimização de conteúdo para o Google Discovery:
- Produza conteúdos relevantes de acordo com o perfil dos usuários;
- Utilize imagens de alta resolução;
- Tenha em mente que o conteúdo será consumido em celulares;
- Misturar conteúdos quentes com evergreen é sempre uma boa;
- Produza, principalmente, vídeos.
Como os resultados são medidos?
Para falar a verdade, é fácil medir os resultados dos seus conteúdos dentro da ferramenta: basta utilizar o Google Search Console (e temos um conteúdo incrível sobre o assunto, vem ver!).
Essa ferramenta é ideal para acompanhar seus resultados, pois oferece relatórios muito bem elaborados e informativos sobre o Google Discovery.
Você pode acompanhar as curtidas, as interações e até as impressões do seu conteúdo.
Vale lembrar que as informações sobre esses números só vão aparecer se seu conteúdo atingir o mínimo de impressões.
Campanhas Discovery
As campanhas Discovery são mais um recurso do Google, que tem como objetivo aumentar o alcance de campanhas para atingir cada vez mais seu público-alvo.
As campanhas permitem que os anunciantes realizem esse processo de forma totalmente orgânica.
Essas campanhas são interessantes para o seu negócio, visto que aumentam os valores monetários da ferramenta e permitem mais interação entre o público e as marcas.
Elas também podem te ajudar a atingir sua meta de desempenho e clientes, que podem chegar a 3 bilhões no feed.
Inclusive, para criar uma campanha no Google Discovery é simples. Dentro da plataforma você irá seguir esses passos:
- Faça login na sua conta do Google Ads;
- No Menu de páginas à esquerda, clique em Campanhas;
- Clique em “+” para criar uma nova campanha, selecione a meta entre venda, tráfego ou leads e escolha local, idioma, estratégia de lances e orçamento diário;
- Depois crie adicione a segmentação, que pode ser de remarketing, públicos no mercado, intenção personalizada ou afinidade;
- Escolha se seus anúncios serão de descoberta padrão (imagem única) ou carrossel (2 a 10 imagens), selecionando imagens quadradas e horizontais, 5 títulos e 5 descrições;
- Por fim, faça o upload do grupo de anúncios, revise as configurações adicionais e toda a nova campanha antes de lançá-la.
Quer saber mais sobre o Google Ads? Temos o conteúdo perfeito para você!
A importância da ferramenta para o marketing digital
Como vimos acima, a ferramenta é um serviço muito interessante para o público geral, já que, basicamente, se trata de uma rede social para os seus interesses.
Mas não é só isso!
Para quem trabalha com marketing digital e criação de conteúdo, o Google Discovery ADS pode ser fundamental para a expansão da sua marca, visto que milhões de pessoas transitam por lá.
Portanto, se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre esse e outros assuntos digitais, não perca mais tempo e acompanhe nosso blog!
Sempre trazemos informações de qualidade e dicas especiais para você!