Como o marketing digital pode ajudar uma empresa a lucrar mais?

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Publicado: 5 de setembro de 2022 | Atualizado: 6 de setembro de 2022.

Por conta do alto investimento passado, e por acreditar que isso se mantém, muitas empresas deixam de investir em estratégias de comunicação e marketing. Sabemos que produzir mais resultados com menos investimento pode parecer um sonho. Contudo, o marketing digital pode transformar essa utopia em realidade, quando bem feito, se mostrando uma excelente oportunidade de marketing para lucrar.

O mundo digital permite que muitas pessoas sejam influenciadas pela sua publicidade. Com isso, sua marca pode ser evidenciada ao público com um investimento menor do que seria gasto na mídia tradicional.

O que antes era apenas uma tática de suporte, agora é um dos maiores truques para empresas que realmente querem crescer.

A criação de anúncios e presença nas redes sociais tornou-se uma obrigação para quem quer ter sucesso no mercado atual.

Seja uma pequena, média ou grande empresa, o marketing digital pode e vai mudar a realidade do seu negócio.

Confira no decorrer do material as 5 oportunidades que o marketing digital proporciona:

  1. Posicionamento de mercado;
  2. Relacionamento com o público;
  3. Identificação da audiência;
  4. Canais de vendas;
  5. Mensuração de resultados.

5 oportunidades de marketing digital

Para que o marketing digital traga bons resultados, antes é preciso compreender ações que podem ser aplicadas e quais benefícios são proporcionados. Confira mais a seguir.

1. Melhora seu posicionamento no mercado

Para que uma empresa esteja bem posicionada no mercado, ela precisa ser capaz de atingir seu público de forma eficiente.

O marketing digital permite que você tenha um relacionamento mais próximo e seguro com seus clientes, melhorando seu posicionamento no mercado. Além disso, amplia sua visão para o negócio e as possibilidades que a área de atuação pode trazer.

Se considerarmos a criação de anúncios pagos em motores de busca e redes sociais (como Google Ads e Facebook Ads, etc.), podemos chegar mais rapidamente às pessoas que estabeleceram intenção de compra. Assim, consegue-se aumentar as vendas e melhorar o rendimento da empresa.

O melhor posicionamento é acompanhado de investimentos em diferentes canais de atuação – sempre visando tornar a empresa mais conhecida e se destacar da concorrência das mídias digitais.

Para isso, você precisa entender as diversas estratégias de marketing digital disponíveis no mercado e escolher aquela que melhor se adequa à real situação da sua empresa, visando quais redes o público está, por exemplo.

Considere os canais principais e trace estratégias que incluam as principais plataformas (considerando seu público) como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Aplicativos.

2. Constrói um relacionamento mais próximo com seu público

Outro ponto fundamental do marketing digital que pode transformar uma empresa é a possibilidade de se conectar mais de perto com seus clientes e potenciais consumidores.

As redes sociais são canais que facilitam muito esse relacionamento.

Isso porque nessas plataformas o cliente se aproxima da marca sendo um dos principais aliados ao se mostrarem produtores de conteúdo. Eles falam sobre o que esperam do produto e dão feedback sobre a experiência com a marca.

O e-mail marketing é outro canal muito importante quando falamos de relacionamento com clientes em potencial ou base de clientes ativos.

Usando um software de automação de marketing, você pode criar processos e segmentos para enviar emails direcionados ao público certo.

A produção de conteúdo também é ótima para fidelizar o cliente. Por meio de postagens de blog, estudos de caso, webinars, e-books e outros formatos de conteúdo você pode responder às perguntas do público e garantir a retenção.

Uma empresa que realmente deseja crescer por meio do marketing digital usa essas táticas para ajudar os clientes a encontrarem soluções.

3. Ajuda a identificar seu público

O marketing digital permite que você entenda seu público, descobrindo o que há de especial em cada perfil de potencial cliente.

Ou seja, permite identificar quem é o cliente, acompanhar o comportamento online e entender o que ele realmente precisa.

Como os diversos canais de relacionamento descritos acima são utilizados como ferramentas para aproximar empresas e clientes, pode-se reunir cada vez mais informações valiosas.

Se a gestão de redes sociais, chat online, campanhas de e-mail e produção de conteúdo for bem executada, não só oportunidades de vendas podem ser encontradas, mas também oportunidades de adaptação e reestruturação de produtos.

4. Cria novos canais de vendas e marketing para lucrar

Com o marketing digital, até novos canais de vendas podem ser criados para otimizar a aquisição de clientes. Este canal pode ser utilizado para vendas diretas e consultivas.

Por exemplo, sua empresa pode criar páginas de preços e recursos para os prospects encontrarem a melhor solução para o problema; e/ou criar um chat para tirar dúvidas e direcionar os prospects para vendas.

Essa é uma opção interessante para aumentar a receita. Afinal, com esse canal de vendas online, conseguimos expandir os horizontes e alcançar clientes de, praticamente, qualquer lugar.

5. Otimiza os investimentos ao permitir medir os resultados

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite que os resultados sejam medidos de perto. Por exemplo, é possível rastrear de onde vem cada cliente e em qual canal o maior público está.

O benefício de ter acesso a esses números é que você pode direcionar o investimento para canais que realmente oferecem retorno.

Mais ainda, o rastreamento de métricas permite que o anúncio seja otimizado gradativamente, até encontrar, de fato, um ponto de convergência. Ou seja, momentos e campanhas em que os clientes realmente são impactados, qualificados e convertidos.

Vantagens de investir em marketing  para lucrar

O marketing digital é uma estratégia que pode mudar a realidade de uma empresa, principalmente pela praticidade.

Uma das grandes vantagens dessa distribuição é o baixo custo, dado o alto investimento necessário para a mídia tradicional.

Encontre a melhor estratégia de marketing digital para o seu negócio ou contrate uma consultoria de marketing digital e aproveite as possibilidades do mundo digital.

Tudo que envolve o mundo digital e possibilidades de lucrar mais, é sempre relacionado com o maior número de testes possíveis. Assim, o mais correto é ir testando o que funciona ou não tem tanto resultado assim.