Marketing Digital para Contadores, em 2022

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Publicado: 3 de dezembro de 2021 | Atualizado: 3 de dezembro de 2021.

O ano de 2021 já está acabando e, é claro, nós preparamos um material super legal para que você saiba como implementar Marketing Digital para contadores, em 2022.

Então, aqui estão 10 dicas essenciais para que você implemente um Marketing Digital de qualidade na sua empresa ou escritório contábil.

Faça um documento de Planejamento para 2022

Este documento servirá de guia para que você saiba, exatamente, seus objetivos, e não se desvie dos mesmos, para conseguir seus objetivos. Portanto, aqui vão algumas diretrizes para que o seu planejamento seja assertivo.

Estudo de Concorrentes

Estude seus concorrentes. Para isso, você precisa encontrar quais são as marcas que oferecem o mesmo serviço que você. Mas, mais importante ainda, é definir quais concorrentes estão atuando para o nicho que você tem mais afinidade.

Por exemplo, se você trabalha mais orientado(a) ao nicho de imobiliárias, basta procurar quem são os seus concorrentes, na internet, que também atendem a este nicho.

Logo, o Estudo de concorrentes terá maior qualidade e assertividade para tomada de decisões.

Recursos Necessários

Quais tecnologias você utilizará no próximo ano? Quais delas são pagas e, ainda, quais são interessantes ao seu nicho?

É importante entender que alguns tipos de plataformas são essenciais a todos os tipos de empresários e profissionais de contabilidade. Como as plataformas de acompanhamento de rotina de trabalho.

Além disso, você precisará de mais espaço para atender seus clientes? Caso não precise, você já verificou se precisará fazer um upgrade (atualização) dos seus equipamentos? Será necessário começar a utilizar algum sistema?

Tudo isso precisa estar relacionado no seu planejamento de Marketing Digital, afinal, quão mais profissional você estiver, mais receita conseguirá gerar!

Estudo de Mercado

Como está o mercado no seu nicho, considerando a praça (locais) que você atende? faça um levantamento de Fraquezas, Forças, Ameaças e Oportunidades (SWOT) para entender quais são os pontos que você pode melhorar, além dos seus diferenciais de mercado.

Uma vez que seu principal diferencial foi identificado, ficará muito mais fácil entender quais ações você precisa tomar para que este diferencial fique conhecido, para que os seus potenciais clientes saibam, exatamente, o que você pode fazer de diferente.

Decida em quais canais investir

Em quais canais você deve investir? Certamente, não é uma realidade próxima da maioria das empresas investir em todos.

Focar na qualidade dos canais que você vai investir é necessário para que você saiba como crescer, de acordo com os seus conteúdos. Assim, o Marketing Digital para contadores, em 2022, será feito com maior assertividade.

Então, o seu documento de planejamento também deve ter informações relevantes sobre quais canais são utilizados pelos seus concorrentes. Assim você já terá um bom norte sobre os canais que são mais consumidos, no seu nicho.

Produza conteúdo original

Nada de ficar copiando o conteúdo dos outros! É claro que muitos conteúdos serão comuns entre contadores e empresas, como as datas das obrigações principais e acessórias. Mas você deve, sempre, estar atento ao que o seu público quer ver e ler. Por exemplo, se estamos em período de pagamento do 13º salário, é pertinente falar sobre isso.

Plantão tira dúvidas: 13° Salário e eSocial

Portanto, na hora de produzir os seus conteúdos, seja bem original. E, se você tiver apenas uma câmera de celular com o tripé, já está ótimo! Seja você mesmo(a) e utilize os recursos gratuitos disponíveis na internet.

Faça roteiros dos seus vídeos

Ao postar no Story, no Reels ou qualquer outra empresa que você deseje conduzir, é essencial que você faça um roteiro para que não precise ficar horas gravando, tentando acertar o conteúdo.

Utilize um TP (teleprompter)

Utilize um aplicativo, mesmo que seja gratuito, para fazer com o que o texto apareça na tela do celular, enquanto você grava. TP é uma abreviação para o termo Teleprompter, aparelho utilizado para projetar o texto na lente da câmera.

Este efeito é utilizado para dar a sensação de que você não está lendo e, ainda, olhando direto para a câmera.

Crie o seu site

Sim, você vai precisar criar um site para fazer Marketing Digital em 2022. Porém, com a evolução dos construtores de websites, você consegue fazer o seu próprio site, caso tenha facilidade digital.

Caso não tenha muita, você pode procurar um(a) profissional da área, para que faça um site simples. É importante que ele tenha as seguintes páginas: home, blog, contato, produtos, formulários de inscrição e, ainda, conteúdos relevantes para o nicho que você desenhou no documento de planejamento.

Patrocine

Faça patrocínio dos seus vídeos. Você não precisa ser nenhum expert em anúncios complexos para isso. Basta seguir alguns passos de plataformas como o Instagram e o Facebook para patrocinar de forma intuitiva e rápida.

O botão “Promover” fica disponível sempre que você faz uma publicação com alto potencial de engajamento. Basta clicá-lo para seguir as instruções e colocar a sua postagem normal (gratuita) em uma estratégia patrocinada (paga).

Assim você poderá selecionar e acompanhar o alcance do seu conteúdo com o seu seu público com Marketing Digital para contadores, em 2022.

Identifique Parcerias

Para economizar na estratégia e ter mais alcance, é sempre bom que você tenha profissionais colegas que podem te dar visibilidade e, ao mesmo tempo, você também pode dar visibilidade a eles.

Este tipo de estratégia tende a ser utilizada por qualquer tipo de empresa, de pequeno a grande porte, já que ela pode ser feita, inclusive, entre nichos diferentes. Desde que você atraia público relevante para os canais que você escolheu.

Crie uma frequência possível

Tente criar uma frequência nas suas publicações. É melhor que você publique pouco, porém, com frequência, do que publicar muito em um mês e, em outro, publicar pouco.

Acontece que o algoritmo entende a sua frequência na rede e entrega o seu conteúdo, de acordo com esta frequência que ele estabeleceu para o seu público.

Portanto, tente sempre manter os mesmos dias de postagem e a mesma frequência, seja por semana ou por mês.

Acompanhe tendências

Acompanhar as tendências é muito importante em qualquer área. A plataforma Pinterest, por exemplo, é uma forma muito rápida de consultar tendências.

Busque sempre por empresas similares a sua, e pense também em nichos que tenham similaridades ao seu, como Departamento Pessoal, por exemplo, para produzir conteúdos sobre Folha de Pagamento.

Automatize suas tarefas mais difíceis

Desde tarefas administrativas do seu negócio, como acompanhamento e gestão de produtividade até automatizar partes específicas da sua rotina como contador;

Automatizar as tarefas mais longas e difíceis, como gestão do escritório e do envio de obrigações ao governo e coleta de dados dos seus clientes é essencial para que você possa atender mais clientes.

Portanto, procure um software de gestão contábil que supra suas necessidades com integrações robustas em portais governamentais e de entrega das obrigações.

Artigo produzido pela equipe da Tron