Como aplicar o marketing digital no seu evento

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Publicado: 28 de junho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Os avanços da comunicação trouxeram mudanças muito positivas às empresas e também ao público, propondo novas possibilidades para ambos os lados.

Neste contexto, o marketing digital surge como uma prática transformadora, sendo hoje a principal estratégia utilizada para alavancar qualquer negócio, contando com um canal, digamos, conhecido por bastante gente: a internet.

Atualmente, é inimaginável considerar os grandes eventos como, festivais de música, esportivos, feiras de negócios e corporativas e eventos sociais sem a atuação marketing digital.

Mas, o que seria exatamente o marketing digital aplicado em eventos?

Nesta estratégia, o marketing digital nada mais é que o conjunto de ações voltado a divulgação de eventos pela internet e demais canais digitais. Parece simples?

A definição acima é encontrada em qualquer busca no Google e de fato não diz muita coisa.

Então, de maneira mais específica, a aplicação do marketing digital em eventos tem a missão de formar uma ‘ideia’ em torno deles, para que assim, o público se sinta atraído.

Impulsionar um evento está além de vender muitos ingressos. Essa parte é importante, porém, o marketing digital deve garantir bons resultados, como vendas, parcerias, divulgação e principalmente, a imagem que ficará ao público.

Obviamente realizar esses feitos não é uma tarefa nada fácil e para obter sucesso, é necessário se atentar a alguns pontos e selecionar bem as estratégias de marketing digital a serem usadas. Confira quais são agora!

Conheça seu público com a palma da mão

Absolutamente nenhuma ação de marketing é feita em vão, sempre haverá um porquê. Ou seja, saber a quem se direcionar é essencial.

A criação da persona ou simplesmente cliente ideal, é insubstituível no momento de definir os objetivos. Para isso, levante questões como:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Lifestyle;
  • Dores;
  • Desejos;
  • Formação;
  • Quais mídias utiliza;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão de compra.

Para a criação da persona, quanto mais perguntas forem respondidas, maiores são as chances de obter assertividade e atingir o público que mais se encaixa às características de seu evento.

Mas após a definição da persona, quais são as melhores estratégias de marketing digital?

Inbound Marketing

O chamado ‘marketing de atração’ tem sido uma das estratégias mais potentes no marketing digital.

Para executá-lo, conhecer muito bem o público é fundamental, pois ele será atraído, principalmente, por conteúdos relevantes a ele.

No caso de eventos, se o público já demonstra certo interesse, o ideal é nutri-lo com materiais que agucem sua vontade comparecer.

Vídeos, textos de blog, e-books, ações exclusivas em redes sociais e imagens relacionados ao evento são maneiras eficientes de alimentar o público.

Use o Facebook

Na verdade, todas as redes sociais, mas especialmente a do Mark!

O facebook é a rede social mais usada ao redor do mundo, logo, seu alcance enorme possibilita atingir o público rapidamente e gerar engajamento com ele, sendo uma tática eficiente para trazê-lo ao evento.

Além disso, o Facebook tem uma peculiaridade: o botão compartilhar!

O compartilhamento orgânico, ao mesmo tempo que faz a mensagem chegar a mais pessoas, as informa sobre o evento e as novidades.

Ações promocionais

Sabe o que todo consumidor tem em comum? O desejo de sentir-se especial!

Portanto, realizar campanhas promocionais, principalmente nas redes sociais, faz com que as pessoas se sintam beneficiadas e assim a chance de elas comparecerem ao evento aumentam significativamente.

Outro ponto: mesmo que as compras não sejam fechadas, o tráfego da página cresce, o que é vantajoso.

Adote os métodos SEO

Investir em divulgação é muito mais barato nas campanhas digitais e a metodologia SEO é a prova disso!

As técnicas de SEO, por meio de palavras-chave, são responsáveis por posicionar sites nas primeiras posições dos maiores buscadores do mundo, Google, Yahoo e Bing, organicamente e sem custo por cliques.

Para uma plataforma de vendas de ingressos, por exemplo, estar bem posicionada nos buscadores garantirá visibilidade, fazendo com o que o público tenha acesso facilitado e consequentemente as chances de compra crescem.

Marketing digital e eventos têm tudo a ver

Pense: qual foi a última vez que você recebeu um convite formal para algum evento, tirando casamentos?

O raciocínio é muito simples: se o público está online, as chamadas e vendas para os eventos também devem estar.

O que o marketing digital pode proporcionar de melhor ao mundo dos eventos, é a certeza de que o público certo será alcançado.

Este conteúdo foi desenvolvido por vpEventos, uma das maiores plataformas para eventos do Brasil

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