A importância do Marketing Digital no cenário empresarial

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Publicado: 22 de agosto de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

Há muito tempo, o Marketing Digital deixou de ser uma promessa para se tornar indispensável para quem quer ser visto e notado na internet.

Segundo relatório levantado pela Data Reportal, 61% da população brasileira tem acesso à internet.

Seja para utilizar redes sociais, jogar online e até mesmo solicitar serviços ou comprar produtos.

Hoje, basta apenas escrevermos o que queremos no Google e, instantaneamente, somos redirecionados a uma gama de opções e sugestões.

Isso só é possível graças ao Marketing Digital e, nesse post, iremos explicar um pouco mais sobre a importância dessa estratégia para empresas que buscam o sucesso na internet.

Conhecendo mais sobre o Marketing Digital

Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair novos negócios ou criar novas relações empresariais através do maior veículo de informação da atualidade: a internet.

Além disso, serve para criar uma consolidação de marca e para promover produtos e serviços. Resumindo, são todas as estratégias de marketing com foco online.

Apesar de seus objetivos serem claros e simples, o Marketing Digital não é algo com uma “receita única” e que precisa somente alguns passos.

É um cenário que está em constantes mudanças, se fortalecendo com novas tecnologias e estratégias visando um resultado mais efetivo e rápido.

Abaixo, conheça algumas das vertentes utilizadas para uma boa estratégia no Marketing Digital para empresas.

Vertentes do Marketing Digital que você deve aplicar no seu negócio

SEO

Talvez uma das mais conhecidas estratégias que compõem o Marketing Digital, o Search Engine Optimization, conhecido no Brasil como Otimização para Busca Orgânica, tem como objetivo melhorar o rankeamento de seu site em ferramentas de buscas como o Google, Bing e Yahoo.

Sabe quando você procura por algum termo em um dos sites acima e elas separam os melhores resultados? Esse é o trabalho do SEO.

Isso é feito através de melhorias nas páginas e nos conteúdos deixando-os totalmente de acordo com os pré requisitos exigidos pelas ferramentas de pesquisa citadas acima.

Inbound Marketing – Crie uma rede de comunicação com público

Mais do que simplesmente vender, é necessário compreender quais são as necessidades e as demandas de seu cliente.

No Inbound Marketing, você consegue gerar uma fidelidade com o cliente, estabelecendo um canal de comunicação entre as pessoas.

Uma das principais estratégias que compõem o Inbound é o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo – Como definir uma estratégia para o seu site

Como citado acima, 61% da população brasileira consome internet, mas não  necessariamente elas estão querendo comprar produtos ou solicitar serviços.

Elas podem, simplesmente, querer tirar dúvidas ou procurar soluções sobre determinado ramo que não possuem total conhecimento.

Usemos como exemplo uma pessoa que está querendo saber qual celular é o melhor:

O X ou o Y? Ela não tem o interesse inicial de compra, mas sim de tirar uma dúvida.

Nesse caso, qual fonte de informação melhor para a pessoa do que a empresa que vende os dois celulares?

Esse é o objetivo do Marketing de Conteúdo, fazer com que sua empresa, além de uma fornecedora de produtos ou serviços, seja também uma fonte de informações sobre o segmento.

Mídias Sociais – A importância de um bom gerenciamento

O brasileiro passa, em média, mais de 3 horas nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e demais outras.

Esses números mostram que o Marketing Digital também pode atuar nesses ambientes, afinal, é um canal voltado para a comunicação e interação entre os usuários.

Pensando assim, é muito importante contar com uma página nas principais redes sociais que seu público-alvo interage.

Ela pode servir para promover ações, divulgar produtos, gerando uma relação mais pessoal com seu cliente.

Site institucional – O pilar da sua estratégia

Apesar de todas essas estratégias, nada adianta se você não possuir um site de qualidade.

Ele é responsável por mostrar a sua marca, a sua imagem e o que você representa na internet. Isso aumenta a sua credibilidade perante o cliente, mostra que sua empresa é séria e confiável.

Além disso, contar com um site é importante para o bom resultado de todas as suas campanhas de Marketing Digital.

Afinal, elas precisam direcionar o cliente para algum ponto em que elas possam comprar seus produtos ou adquirir seus serviços.

Aumente seu potencial de vendas

O Marketing Digital é, sem dúvida nenhuma, o futuro da publicidade.

Baseando-se em dados e informações, fica evidente a necessidade e urgência de estar na internet.

Com essas técnicas e dicas, elaborar uma estratégia de Marketing lhe trará mais resultados e consolidará ainda mais sua marca e o nome de sua empresa no cenário digital.

Conteúdo produzido por Guilherme Correa, Growth Manager na Agência Bloomin.

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