Marketing de diferenciação : veja agora o passo a passo para se diferenciar no mercado

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Publicado: 9 de novembro de 2021 | Atualizado: 9 de novembro de 2021.

Quer saber o que é o marketing de diferenciação e como ele pode te ajudar a se tornar um destaque dentro do mercado?

Então se prepare, pois esse é um post feito exclusivamente para você.

Aqui eu irei te explicar um pouco mais sobre o tema e claro, darei um super passo a passo para que você possa utilizar essa estratégia nos seus negócios para se destacar.

Vamos lá?

Marketing de diferenciação: o que é?

O Marketing de diferenciação é definido, normalmente, como um conjunto de estratégias focada na divulgação e que torna a sua marca reconhecida pelo design e particularidades.

Assim, a sua empresa começa a ser vista como uma vantagem dentro do mercado, o facilita na hora de buscar resultados.

Essa diferenciação acontece de acordo com a tríade desenvolvida por Porter onde coloca a sua empresa dentro de um cenário competitivo no mercado.

Além do mais é fundamental considerar a liderança dentro do custo total e qual é o foco que a sua empresa adota.

Normalmente, as empresas que se interessam pela liderança no custo são adotadas pelas empresas que buscam por mais espaço no mercado, o que demanda diminuir os custos totais com relação aos números dos concorrentes.

Já o foco é normalmente aplicado pelas pessoas que são especialistas no segmento do mercado e então direciona os esforços da empresa em conseguir preencher as principais necessidades de um determinado consumidor.

Portanto, o marketing de diferenciação não tem nada a ver com os preços estabelecidos pelo segmento que torna um produto diferente para outro consumidor.

Claro, quando uma empresa diminui os valores ela tem um gás para se tornar mais competitiva dentro do mercado.

Porém, quando se pensa no marketing de diferenciação está se pensando na imagem da empresa que envolve:

  • Canais de distribuição;
  • Capacidade dos funcionários;
  • Assistência técnica;
  • Pesquisa de mercado.

Uma estratégia de marketing de diferenciação de qualidade consegue criar:

  • Autoridade para a marca;
  • Credibilidade;
  • Lealdade dos consumidores.

Passo a passo – Como aplicar o marketing de diferenciação

Um dos pontos positivos do marketing de diferenciação está no poder de alcance da empresa, não importando o tamanho dela.

O que você precisa entender aqui é que é primordial analisar as sus estratégias e conseguir verificar quais mais se adequam a sua realidade e necessidade.

#1 – Segmentação:

Quando se pensa em venda, segmentar o seu público é mais do que fundamental.

Por quê?

Porque se você quer ser lembrado pelos consumidores, você precisa sempre tratar eles de maneira especial, sempre de modo personalizado.

Fazer isso não é simples e você só consegue se tiver uma segmentação bem feita de mercado.

Conseguir segmentar é conseguir definir bem quem é o seu público-alvo e como você pode dividi-lo em grupos pensando sempre nos que têm características em comum.

Logo, você deve focar em um produto que esteja mais voltado para as necessidades dessas pessoas.

Para que possa segmentar o seu público você precisa saber:

  • Localidade;
  • Gostos em comum;
  • Classe social;
  • Comportamentos;
  • Personalidade;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Escolaridade.

Com esses dados bem definidos você consegue desenvolver uma confiança maior com o cliente, pois, ele irá perceber que você o conhece, de fato.

#2 – Posicionamento dentro do mercado:

Agora que você entende bem que é o seu público, você precisa provar que o seu serviço ou produto faz a diferença e, portanto, é melhor do que o do concorrente.

Assim, aqui você terá a chance de se diferenciar do concorrente, subindo um patamar a mais.

Não há sombra de dúvida que as pessoas gostam de exclusividade, portanto, é importante que você adote as estratégias que estejam alinhadas com o interesse da sua marca e o público.

Para que consiga isso, você pode realizar uma boa pesquisa de mercado para descobrir mais sobre um grupo de pessoas específicos.

Saiba que o posicionamento de mercado é a chave para que você possa desenvolver uma imagem única na sua empresa.

#3 – Marketing de Conteúdo:

Depois de saber como se posicionar no mercado está na hora de utilizar o marketing de conteúdo dentro do seu marketing de diferenciação.

Portanto, quando você gera um conteúdo relevante para o seu público, você tem uma oportunidade real de conseguir consolidar a sua marca, engajar esse público e vender mais.

Outros benefícios importantes que podem ser avaliados para na utilização do marketing de conteúdo são:

  • Aumentar a sua presença online;
  • Ser lembrado como autoridade;
  • Captação de leads;
  • Fidelização;
  • Ser autoridade em determinados assuntos;
  • Baixo busto para conquistar novos clientes.

Além do mais, divulgar o conteúdo pode ser mais simples, pois, você terá a chance de lançar:

  • Postagens nas redes sociais;
  • Vídeos;
  • Blogposts;
  • Ebooks, etc.

#4 – Inove:

Quando digo inovar aqui eu não digo que você precisa criar algo revolucionário e que irá modificar toda uma época.

Com isso, inovar significa você sair do que está obvio e isso pode acontecer através de mudanças bem simples.

O que o seu concorrente não está fazendo que você pode começar a fazer? Isso é um início de inovação.

Portanto, boas inovações podem partir de:

#4 – Faça uma pós-venda de qualidade:

Não se esqueça que uma venda não pode terminar depois que o produto for adquirido pelo cliente.

Se você deseja que o seu cliente retorno, é fundamental que você tenha em mãos uma estratégia de pós-venda de qualidade.

É fundamental inovar para obter bons resultados.

A pós-venda, quando bem feita, consegue promover a confiança do cliente.

Você pode fazer isso enviando um e-mail de agradecimento ou um suporte pós-compra, por exemplo.

O cliente quando recebe esse tipo de gratificação, valoriza sempre os negócios.

Depois desse post, tenho certeza que você compreendeu bem o que significa o marketing de diferenciação e como ele pode ajudar o seu negócio.

Portanto, se ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem que poderemos lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.