Marketing de busca: saiba como se posicionar onde seus clientes estão

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Publicado: 10 de janeiro de 2020 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Se você deseja fazer com que sua persona encontre sua marca mais facilmente na web, esse é o conteúdo certo para você. Isso porque falaremos aqui sobre o marketing de busca.

Esse tipo de marketing consiste na aplicação de ferramentas e técnicas com o intuito de fazer com que um site ou página apareça nos primeiros resultados dos buscadores. Pode-se conseguir isso de maneira orgânica ou paga.

Para explicar melhor esses conceitos e sua aplicabilidade, mostramos como você pode chegar a seus clientes na web utilizando o marketing de buscadores a seu favor. Confira na leitura e comece agora a ganhar mais audiência!

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Marketing de busca: utilizando SEO para conseguir mais exposição na internet

Agora que você já sabe o que é marketing de busca, podemos falar de uma das formas de fazer com que um site seja bem ranqueado em mecanismos de busca.

Uma das maneiras mais conhecidas de se fazer isso é por meio da aplicação de técnicas de SEO. Aliás, esse é um termo central no marketing de busca.

Mas o que significa esse termo? SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, uma expressão que pode ser traduzida como “Otimização para Mecanismos de Busca”.

Essa otimização considera alguns critérios que são levados em conta pelo algoritmo dos buscadores. Em geral, eles dizem respeito à experiência do usuário.

Entre esses critérios, podemos indicar o tempo que se leva para abrir uma página, os conteúdos encontrados nela, entre outros muitos aspectos. A seguir, explicamos em detalhes alguns deles.

Utilizando conteúdos de qualidade em sua estratégia de marketing de busca

Uma das técnicas de SEO que podem melhorar o posicionamento de uma página é o uso de conteúdos relevantes.

Para isso, é fundamental ter em vista a persona, de modo a oferecer assuntos que podem interessar ao público do negócio.

Com essa estratégia, você pode se tornar uma autoridade em determinado assunto, o que inspira mais confiança nos clientes e dá maior credibilidade ao negócio.

Além disso, é importante nunca copiar conteúdos de outras páginas, haja vista que o algoritmo pode penalizar os sites que plagiam textos e vídeos.

Não se deve esquecer também de que o texto deve ser bem redigido, seguindo as regras da norma culta, passando de maneira eficiente a mensagem.

Velocidade de carregamento

Outro fator que deve ser considerado em um plano de marketing de busca é a velocidade de carregamento da página.

O ideal é que uma página seja carregada em, no mínimo, 5 segundos. No entanto, quanto maior for a velocidade de um site, mais os buscadores poderão lhe dar destaque nas pesquisas.

Atualmente, existem algumas ferramentas por meio das quais é possível verificar o tempo que se espera para abrir um link.

Entre esses recursos, podemos citar o Google PageSpeed Insights, a Yslow e a Web PageTest.

Não deixe de utilizar essas ferramentas em sua estratégia de marketing de busca!

A importância do design no marketing de busca

Ao contrário do que algumas pessoas poderiam pensar, o design é um elemento fundamental para que se tenha um bom ranqueamento nos buscadores.

Isso porque ele pode tornar a experiência do usuário muito mais agradável e fácil, tornando o visual de uma página mais intuitivo e claro.

Além do que, é por meio do design que é possível personalizar um site com a “cara” de uma marca, criando um frutífero diálogo com a persona do negócio.

Links patrocinados como uma estratégia de marketing de busca

Além das técnicas de SEO, outra forma eficiente de fazer marketing de busca é investir em links patrocinados.

Tomemos como exemplo a plataforma de anúncios do Google. De fato, anunciar no Google é uma das estratégias mais disseminadas no marketing digital.

Por meio dela, um site ou página é colocado entre os primeiros resultados das pesquisas, no momento em que o cliente procura por serviços ou produtos.

Os anúncios podem conter não somente o link de acesso à página, mas também o número de contato do negócio. 

Assim, é possível ter mais visitantes em uma página e ainda oferecer um canal de contato direto com o público.

Anunciar usando marketing de busca para obter mais resultados e ter mais presença na web

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Como você pôde perceber, aplicar essas estratégias é fundamental para que as marcas sejam vistas na internet. Isso porque, atualmente, os buscadores são um dos principais canais de pesquisa dos consumidores.

Por isso, investir em marketing de busca é não uma opção, mas uma necessidade para as empresas que não desejam perder espaço para a concorrência. 

Quais as estratégias de marketing para buscadores você utiliza para atrair mais clientes para seu site? Comente!

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