Marketing Automotivo: conheça as principais estratégias para 2022

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Publicado: 28 de setembro de 2021 | Atualizado: 28 de setembro de 2021.

As possibilidades no marketing automotivo são muitas e estão sempre mudando. 

Há pouco tempo, era comum que toda jornada do cliente acontecesse fisicamente dentro das revendas. Atualmente, esse processo de compra ocorre mais de 90% na internet, tendo a visita a revenda como palco final para o fechamento do negócio.

Portanto, é necessário estar atento às mudanças e novidades para se manter atual, ser visto e lembrado, além de aderir às novas tendências para conquistar cada vez mais espaço no mercado.

Gestão de tráfego

A gestão de tráfego segue como uma estratégia muito forte para o marketing automotivo em 2022.

Não basta ter um site, é necessário analisar quais canais digitais trazem mais usuários para a revenda: redes sociais, loja virtual, website. 

Dessa forma, o gestor de tráfego irá analisar esses canais, segmentar os públicos e criar estratégias a fim de melhorar o posicionamento da marca, aumentar a geração de leads e buscar mais engajamento, aumentando as vendas e o faturamento.

O objetivo principal da gestão de tráfego é converter:

  • Visitantes em leads;
  • Leads em leads qualificados;
  • Leads qualificados em oportunidades;
  • Oportunidades em clientes.

Tendo todo esse caminho definido e organizado, fica mais fácil trabalhar ações de marketing efetivas para a revenda de veículos.

Social Commerce

O Social Commerce – também conhecido como as vendas realizadas nas redes sociais –  vem recebendo melhorias e tomando proporções cada vez maiores, tornando-se uma verdadeira tendência para 2022. 

O relatório Digital in 2021, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, aponta que o brasileiro gasta em média 3h42 diárias nas redes sociais. 

Com isso vemos a importância de apostar forte no social commerce, que além de ter um papel fundamental nas ações de marketing, também passa a ajudar com o impulsionamento de novas vendas.

Videochamadas

As video calls (ou videochamadas) ganharam muita força no marketing automotivo desde que se iniciou a pandemia, por sua grande segurança e praticidade. Elas seguem em crescimento no âmbito das revendas e devem continuar trazendo bons resultados por um longo tempo. 

O atendimento por videochamada facilita o processo de vendas, pois permite que o lead tenha mais informações, tire todas suas dúvidas e veja todos os detalhes dos veículos (pode, inclusive ouvir o barulho do motor) sem sair do conforto de sua casa ou escritório.

Além disso, mais pessoas do círculo pessoal desse potencial cliente podem participar da chamada, facilitando a tomada de decisão. 

Ofereça esse tipo de contato na sua revenda. Quanto mais formas de estar próximo dos seus leads e clientes, mostrando seu produto, mais chances de fechar novos negócios e manter os bons que já possui.

Marketing voltado para a análise de dados

É importante ter controle e análise constante dos indicadores de performance da revenda. Dessa forma, trabalhando com a análise de dados desses indicadores, é possível ter noção do direcionamento correto da verba de marketing.

Por exemplo, se você não tiver o registro correto da sua origem de clientes, como poderá saber em qual lugar (ou qual rede social) você deve direcionar seu investimento? Um mapeamento da origem dos clientes da revenda de veículos é essencial para não destinar a verba para lugares errados.

Um sistema para revenda de veículos possui essa e outras praticidades que ajudam na economia de tempo e dinheiro na revenda.

Transparência

As pessoas estão cada vez mais sem tempo, e as empresas possuem cada vez mais concorrência no mercado. O consumidor, além de objetividade e praticidade, busca também pela transparência.

A omissão de informações na negociação ou omissão de defeitos não é tolerável para o consumidor. Afinal, há diversas outras opções disponíveis.

Da mesma forma, não divulgar o valor do veículo anunciado nas redes sociais pode prejudicar a confiança do cliente na revenda, que busca ali objetividade, informações claras e corretas.