Dicas de sucesso para sua Live no Youtube bombar

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Publicado: 31 de março de 2022 | Atualizado: 31 de março de 2022.

Os conteúdos em vídeo são preferência entre os brasileiros. De acordo com dados do último levantamento do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 71% dos internautas gostam mais de conteúdos neste formato.

Por isso, investir nas diferentes maneiras de produzir conteúdo em vídeo é um tiro certo para quem quer conquistar mais audiência ou garantir o sucesso de um evento ou produto. 

E é aí que entram as lives, principalmente a live no Youtube, uma rede social de vídeos mundialmente reconhecida.

Elas são poderosas ferramentas para criar conexão com o público, transmitir conhecimento e promover produtos e serviços. 

O modelo de comunicação em tempo real aumenta a credibilidade dos participantes, valoriza a imagem das marcas (comerciais e pessoais) envolvidas e permite participação do público, que se sente valorizado e pertencente a um grupo.

No entanto, muita gente ainda tem certo receio de se aventurar no universo das lives.

“E se ninguém assistir?” “E se a transmissão falhar?” “E se eu falar besteira?” “E se ninguém participar?”

São muitos “e se’’. Mas saiba que com planejamento, algumas técnicas muito simples e seguindo as dicas dos profissionais de transmissão ao vivo, é possível eliminar todas estas dúvidas e garantir o sucesso da sua transmissão ao vivo.

Quer saber como? Então você está no lugar certo! Continue com a gente nesta leitura e confira nossas dicas de sucesso para a sua live no YouTube bombar!

Planeje sua live

O primeiro passo para uma live de sucesso no YouTube é ter um bom planejamento do seu evento. Veja neste guia como planejar sua live passo a passo:

1. Tenha objetivos claros

Para começar, você deve se perguntar: O que você espera alcançar com esta live no youtube?

Talvez você queira divulgar um evento maior, no qual você quer vender mais ingressos. Quem sabe você queira atrair público para a sua marca que está sendo lançada. Pode ser que seu objetivo seja vender um produto ou serviço. 

Ou ainda agregar autoridade ao seu nome, ou ao nome da sua empresa.

Seja qual for o seu objetivo, é preciso defini-lo com clareza. É a partir dele que você vai estruturar todas as outras partes do seu planejamento.

Esse é o primeiro passo é realizá-lo com atenção vai te ajudar a não cometer erros ou passar por futuros problemas depois nas outras etapas da construção da estratégia da sua live no youtube.

2. Conteúdo

Para atrair a audiência, a live no youtube deve oferecer informações que vão além do que você geralmente já oferece nas suas outras plataformas de comunicação, como blog e e-mail marketing. E é claro: este conteúdo deve ser alinhado com o seu objetivo.

Digamos que você esteja usando a live para promover a venda de um curso online. Então ela precisa funcionar como uma espécie de aula introdutória, digamos assim. 

Desta forma, você consegue criar um gancho para a promoção do curso. Além disso, o conteúdo oferecido vai deixar aquele gostinho de quero mais. A audiência vai pensar: “se o conteúdo gratuito é assim, imagine o pago!”

Na hora de escolher seu tema, também é importante priorizar a seleção de um assunto que por si só já motiva os espectadores a participarem. 

Ou seja, opte por um tópico que gere muitas dúvidas, que esteja em alta ou até mesmo que seja polêmico.

Dessa forma, você irá conseguir aumentar o seu engajamento no momento do conteúdo ao vivo, fazendo com que as pessoas queiram mandar perguntas, interagir com as enquetes e e que realmente fiquem curiosas com o que o seu curso está oferecendo.

3. Roteiro

Nesse momento, vamos pensar em uma pergunta que pode surgir na sua mente ao se preparar para a live no youtube. Que é: “E se eu falar besteira?” 

Bem, é aqui que você vai eliminá-lo. Um bom roteiro garante que você fale a coisa certa, na hora certa, para as pessoas certas.

Se você já souber de antemão a estrutura do seu conteúdo, pensando tecnicamente na comunicação, têm menos chances de se perder, de entregar o ouro cedo demais ou de fazer um evento cansativo e desinteressante.

Em linhas gerais, nós sugerimos que o seu roteiro siga este formato indicado abaixo:

Primeiros 5 a 10 minutos: 

Aguardando as pessoas chegarem. Você não vai entrar no conteúdo em si, mas pode já revelar aos pouquinhos umas pílulas do assunto, do que vai ser abordado, responder dúvidas sobre o evento, solicitar que os espectadores comecem a enviar perguntas sobre o tema etc.

Corpo da live:

Aqui você vai apresentar seu conteúdo. Estruture de uma forma que vá prender a audiência do início ao fim. É inevitável que pessoas deixem a sua live durante a transmissão, mas quanto mais você retiver, melhor. 

Periodicamente abra espaços para responder perguntas, assim você segura mais os espectadores do que deixando todas as dúvidas para o final.

Gancho:

É a hora que você usa sua live para atingir o seu objetivo, e vem no final. Pode ser a hora do seu pitch de vendas, ou o momento em que você convida as pessoas para te seguirem nas redes sociais, por exemplo.

Oferta final: 

Se você prometeu uma recompensa para quem assistisse a live (falaremos mais sobre isso lá na frente, continue conosco!), este é o momento de entregá-la.

Encerramento: 

Agradeça seu público, peça para que eles curtam as suas redes sociais, relembre as informações do seu site e encerre seu evento.

Divulgue a sua live

Pile of 3D Popular Social Media Logos

Para participarem da sua live no Youtube, as pessoas precisam antes saber que ela vai acontecer. Mas não basta avisar. É preciso criar antecipação.

Poste em todos os seus canais de comunicação convites para o seu evento. Utilize gatilhos para as pessoas ficarem na expectativa e reservarem um momento na agenda para assistir à live.

Se você vai ter um ou mais convidados na transmissão do evento online, melhor ainda. Todos devem promover o evento em conjunto, assim, a audiência com certeza será maior.

Você pode utilizar vídeos curtos com uma pequena prévia do que vai ter no seu evento. Se quiser gerar grande interesse, utilize o formato: pergunta, solução, chamada para ação.

Por exemplo: digamos que você vende cursoes de especialização em técnicas para psicólogos.

“Você já passou por X situação no consultório com seus pacientes? Quando isso acontecer, você pode fazer Y e Z para solucionar a questão. Quer aprender outras formas de aprimorar seu atendimento? Então não perca minha live no dia tal, às tantas horas! Lá eu vou te mostrar 5 técnicas para ter um atendimento de maior valor!”

Você pode também oferecer uma recompensa. Se você está promovendo um curso, produto ou evento pago em sua live, você pode oferecer um desconto, mentoria ou condição especial que só será revelado no fim da transmissão. Ou até mesmo fazer um sorteio.

Por exemplo, você pode indicar como condição do sorteio, que as pessoas que estão assistindo, marquem no seu story no instagram, o nome da sua marca/empresa, ou então uma hashtag, ou até mesmo diretamente o seu perfil. 

Essas pessoas que fizerem isso, vão entrar na lista para o sorteio. Isso irá te ajudar a criar um “boca a boca” ainda mais forte, ajudando na divulgação.

Estrutura técnica

Por fim, a última dica para fazer sua live no YouTube bombar é ter uma boa estrutura técnica. Imagem e som de qualidade transmitem profissionalismo e evitam intercorrências desagradáveis, que podem até mesmo te tirar completamente do ar.

Especialmente em situações mais complexas, como em eventos híbridos, montar uma estrutura profissional é indispensável para reter a audiência que vai aterrissar na sua transmissão ao vivo.

Já que, nós sabemos que, muitos fatores podem distrair o público e prejudicar o seu conteúdo ao vivo, como se houver problemas técnicos, ruídos no áudio, falta de alinhamento entre os convidados, uma imagem tremendo ou falhando, com um cenário desorganizado ou com barulho de trânsito e de pessoas conversando ao fundo. 

Isso tudo pode atrapalhar a concentração do público e consequentemente fazer com que eles percam o interesse no que está sendo apresentado.

Por isso, garanta que a sua câmera ou webcam capture em uma boa qualidade, escolha um microfone que consiga captar o áudio e não gere ruídos, verifique a velocidade da sua internet e dos convidados da sua live no youtube e escolha uma ferramenta para transmissão de eventos online que te ajude a distribuir com qualidade a live para o youtube.