Lista de leads: vale a pena usar?

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Publicado: 8 de julho de 2022 | Atualizado: 8 de julho de 2022.

O mundo das vendas é um mundo complexo, e que muitas vezes acaba surpreendendo novos empresários quando eles ainda estão verdes e não sabem todas as técnicas de vendas e de engajamento de novos clientes.

Ter um bom produto pode não ser o suficiente uma vez que a única forma do seu produto ser comprado, mesmo ele sendo bom, é se as pessoas souberem da existência dele. E nesse caso, faz parte do trabalho da sua empresa levar a informação de que seu produto existe e é de qualidade até o público.

Felizmente no mundo moderno temos o advento da internet, que tem o poder de conectar pessoas de todos os lados, ou seja, tem a capacidade de aproximar você e seu produto de possíveis clientes.

Isso obviamente cria uma lista gigantesca de estratégias que podem ser traçadas, porém, hoje estamos aqui para falar especificamente de uma lista de leads.

Talvez você não saiba exatamente o que isso é mesmo provavelmente já tendo ouvido falar desse termo dentro do mundo empresarial, mas já adiantamos que é de suma importância que você saiba sobre esse assunto ainda que de primeiro momento você não planeje usar leads.

E mesmo quem sabe do que estamos falando pode não ter certeza absoluta se vale a pena utilizar esse método, se ele realmente traz o resultado que tanto se fala. E hoje vamos falar justamente sobre isso.

Hoje vamos falar sobre as listas de leads, se elas realmente podem ajudar o seu negócio e como elas podem fazer isso.

O que é a lista de leads?

Para o melhor entendimento sobre a funcionalidade disso, vamos entender primeiro exatamente o que é.

A lista de leads nada mais é do que uma lista de dados de clientes e pessoas que podem vir a ser clientes. Os dados podem variar bastante do que você acha mais importante ter, como meios de contato com o cliente, por exemplo, ou mesmo informações mais específicas.

Geralmente, os dados podem conter:

  • E-mail
  • Telefone
  • Localização
  • Ocupação

Mas claro, a ideia não é simplesmente listar pessoas aleatoriamente, essa lista tem um intuito de ser a mais específica possível, e isso passa por garantir que cada pessoa presente na sua lista já tenha comprado com você ou já tenha demonstrado interesse em comprar.

Para que servem os leads?

Agora que você já sabe o que são, é hora de aprender mais sobre o porquê você pode ter essa lista. Imagine que os leads são como sementes, você precisa ir regando-as para que em algum momento elas cresçam.

E nesse caso, você deve ir nutrindo-os com conteúdo sobre seu serviço ou produto, mostrando que você já sabe que a pessoa eventualmente vai querer, porque já demonstrou interesse anteriormente.

E exatamente por isso você precisa dos dados da pessoa, assim você pode mandar e-mails marketing, ligações, e até mensagens via rede sociais vêm sendo usadas com esse propósito.

É claro que você sempre vai tomar cuidado para não se tornar irritante e repetitivo, a sua abordagem vai depender diretamente da condição daquele lead, o quanto ele é próximo do seu negócio. A abordagem de uma pessoa que já comprou com você vai ser diferente da abordagem com alguém que nunca comprou, por mais que ele já tenha demonstrado interesse.

O que você empresário deve ter em mente é que você ter leads e nutrir os leads é uma maneira de criar laços com seus clientes, e o nível máximo disso é o cliente gostar de estar na posição de leads, gostar de receber novidades sobre seu produto ou serviço, porque ele sabe que eventualmente vai ter alguma coisa que ele vai se interessar.

Dessa forma, usar uma lista de leads tem o poder de criar uma comunidade de consumidores, e isso gera uma network ainda maior, já que você vai ter clientes fiéis que vão recomendar o seu serviço, que vão avaliar positivamente e consequentemente aumentar o seu alcance, aumentar os seus leads.

É como se a lista tivesse o poder de, organicamente fazer com que o número de pessoas que tem ciência da existência do seu serviço vá crescendo e se espalhando. E como só no ano passado o Brasil registrou 78,5 milhões de compras online, quem sabe quantas pessoas a sua lista pode ter?

Em resumo, podemos afirmar que ter uma lista de leads vale muito a pena, e pode criar um grupo de clientes fiéis que vão fazer com que ainda mais leads surjam organizadamente.

Basicamente você cria uma rede, onde as pessoas que se interessam pelo seu produto sempre vão saber novidades sobre ele, e vão consumir com mais frequência, criando uma fidelidade difícil de se conseguir com outros métodos, então se você pensa em começar a montar a sua própria lista, esse é o momento.