A importância do marketing digital para o seu e-commerce

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Publicado: 15 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

O modelo e-commerce ganha mais popularidade no Brasil a cada dia que passa, sendo hoje um local de compra utilizado por milhares de pessoas que contam, principalmente com a praticidade oferecida pelos comércios eletrônicos.

O crescimento da internet trouxe consigo uma infinidade de benefícios quando o assunto é consumo, tanto para quem vende, com as novas ferramentas e canais de comunicação, como a quem compra, com inúmeras opções à palma da mão.

Com a correria do dia a dia e a dificuldade de ir até uma loja para conferir um produto, o consumidor tem desejado economizar tempo, buscando opções mais práticas e escolhendo o e-commerce.

Agora, no que diz respeito a quem monta um e-commerce, se o público quer facilidade, sua loja precisa ser vista para vender mais pela internet, não é mesmo? Então, nada melhor que adotar a estratégia perfeita para ter contato com os clientes e aumentar a visibilidade: o marketing digital!

Marketing digital X E-commerce

Em uma definição simples, marketing digital são ações de comunicação realizadas pela internet e outros meios digitais com a intenção de comercializar produtos, conquistar clientes e melhorar o relacionamento.

Logo, se o e-commerce é inteiramente online, caminha ombro a ombro com o marketing digital e juntos, são uma combinação poderosa.

O marketing digital tem a missão de garantir a boa presença da loja nos meios online, utilizando de diversas estratégias voltadas a trazer visibilidade e ao mesmo tempo ‘entender’ as necessidades do público.

Mas quais são as melhores estratégias de divulgação do marketing digital para e-commerce?

Marketing de busca

SEO, links patrocinados (Google ADS o mais famoso deles) serão responsáveis por posicionar o seu e-commerce no topo dos maiores buscadores do mundo.

SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma técnica usada para posicionar organicamente os sites por meio de palavras-chave relevantes ao segmento e sem custo por cliques. Ou seja, não é anúncio, é o primeiro resultado da lista. 

Já os links, são anúncios que aparecem antes dos resultados naturais e são impulsionados através de pagamento, excelentes para trazer retornos expressivos rapidamente.

Apenas pense nisso: segundo o Google Adwords, 100 bilhões de buscas são feitas mensalmente no Google. Já pensou o que significa ter posição privilegiada por lá?

Mídias sociais

Elas possuem presença VIP nos comércios eletrônicos e têm duas funções muito importantes: vendas e relacionamento.

‘’Calma! Como assim?’’

Todo mundo faz uso das mídias sociais atualmente e para um e-commerce, isso é interessantíssimo.

Muito além das fanpages, elas são o canal perfeito para entender os consumidores por meio de uma comunicação direta e obter dados precisos para abordá-los com assertividade, oferecendo o produto certo, no momento mais apropriado, aumentando assim, as chances de venda.

As redes sociais não são mais só um passatempo, as pessoas hoje as utilizam para comprar e comparar preços e produtos. Para isso, as melhores mídias a serem usadas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Whatsapp;
  • Twitter.

E-mail marketing

Não! Eles não estão ultrapassados. Pelo contrário, o e-mail é uma das melhores ferramentas para a conversão.

Desde os anos 90, o e-mail marketing é uma tática utilizada por empresas a fim de vender algum produto ou serviço e permitem o contato sem mediações e totalmente customizado que por sinal, o público vem valorizando muito.

As ações de e-mail marketing são úteis para engajar e informar o público e essencialmente, vender. Entretanto, não cometa erros no momento de direcionar-se a ele.

Encante quem recebe a mensagem e traga-o para perto a partir disso. Jamais mande e-mails com ‘’compre’’, ‘confira agora’’, ‘’você precisa’’ ou termos parecidos.

Dica bônus – atenção ao escolher a plataforma

A tal ‘plataforma perfeita’ dita frequentemente por aí é algo subjetivo, pois depende do e-commerce, como ele é estruturado e qual a sua intenção. Porém, existem algumas mais eficientes e que proporcionam maior praticidade e agilidade nos processos.

As conhecidas plataforma e-commerce com sistema ERP integrado, são de longe as melhores.

ERP é abreviação de Enterprise Resource Planning ou em bom português, Planejamento de Recursos Corporativos, um sistema de gestão empresarial útil para otimizar e automatizar etapas.

O ERP é vantajoso pois com ele é possível tornar diversos microssistemas em um sistema gerencial único.

‘’Ok, e o que isso interessa ao meu e-commerce?’’

Tudo! Os sistemas ERP nos comércios eletrônicos oferecem facilidade para gerir processos administrativos, como por exemplo: controle de estoque, logística, forma de pagamento, segurança, despesas, lucros, loja virtual, dentre outros.

Hora do show

Evidentemente, as estratégias citadas não são as únicas que funcionam no marketing digital, porém, elas são, sem dúvidas, três das mais importantes.

Não há uma fórmula mágica para o sucesso, porém, o que todos e-commerces bem sucedidos têm em comum é: presença digital relevante, em todas pontas.

As funcionalidades do e-commerce auxiliam não só na imagem da loja virtual e na construção de um laço com o cliente, mas também no principal objetivo que é aumentar as vendas.

Em resumo, um e-commerce sem o marketing digital, é como uma Ferrari Califórnia sem combustível.

Este conteúdo foi desenvolvido por Izap, empresa especializada em soluções para a internet.

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