A hospedagem do site impacta diretamente no seu marketing
Publicado: 3 de setembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.
Ter um ambiente de infraestrutura de site é um fator que poucos profissionais levam em consideração, mas todo tipo de alteração no site – inclusive na hospedagem- afeta no marketing digital.
Os conceitos de uma boa presença digital para empresas mudam de tempos em tempos. Achar que estar apenas nas redes sociais é o suficiente já está no passado.
A importância de ter um site é tão grande quanto qualquer outra estratégia. Ter um bom ranqueamento no Google pode te atrair boas dezenas de leads e conversões orgânicas.
Neste artigo, vou explicar como a infraestrutura de site, ou aplicação, impacta em praticamente todas as outras estratégias de marketing e comunicação.
Por que a hospedagem é tão relevante?
Quando se fala em hospedagem de sites, em linhas gerais se refere a hospedagem, onde o seu site existe fisicamente.
Uma má escolha de host pode arruinar a performance do seu site e dificultar a vida dos seus clientes, deixando o site lento e inseguro.
A infraestrutura da hospedagem de site afeta o tráfego, o envolvimento e a rentabilidade do seu site. É necessário estar sempre de olho em todas as métricas da empresa e do tipo de hospedagem contratados, não só aquela que está na home do host.
Toda a estratégia definida, todas as otimizações, todas as aplicações… nada disso irá adiantar se a base disso tudo não for sólida.
Existem diversos modelos de hospedagem para um site. As mais utilizadas e baratas são: tradicional (compartilhada) e o Cloud Server (VPS).
Hospedagem Compartilhada (tradicional)
Esse tipo de infraestrutura de site ainda é a mais utilizada. Ela nasceu no início dos anos 90, quando a internet comercial ainda dava seus primeiros passos.
Ela foi desenvolvida para suportar os sites da época: estáticos, com baixo volume de acesso e sem toda a complexidade dos sites atuais.
Este é um serviço focado no baixo custo, em que o site é hospedado em um ambiente não exclusivo, ou seja, compartilhado com centenas de outros sites o mesmo servidor.
Na hospedagem compartilhada, você paga por uma cota de uso do ambiente, o que torna o serviço mais barato. Por não ser um ambiente exclusivo, você compartilha o uso, os riscos e problemas com centenas de outros sites.
Então todas as vezes que um site, que está dividindo aquela infraestrutura com você, receber um pico de acessos, invasão de segurança ou o servidor bugar, o seu site sofre da pior forma possível.
Hospedagem em nuvem ou Cloud Server (VPS)
Visando a realidade atual das aplicações que, além de conteúdo dinâmico, ainda requerem processamento, memória e velocidade, é que foi criada a tecnologia cloud.
Um cloud server é um tipo de servidor formado por centenas de servidores interconectados, formando uma gigantesca infraestrutura. Este modelo confere um espaço exclusivo para um único site.
Toda essa infraestrutura de site surgiu para trazer mais estabilidade, performance e segurança para as aplicações modernas.
O ambiente da nuvem tem muitas camadas de proteção feitas especialmente para impedir que dados importantes caiam na rede ou invasões ocorram, sem contar os backups automáticos de informações.
Você conta com um servidor robusto totalmente preparado para sanar as suas necessidades sem compartilhar nenhum recurso.
Mas nem tudo são flores, a utilização deste recurso exige muitos conhecimento técnico para configuração e manutenção de um cloud.
Aspectos importantes para avaliar uma infraestrutura de site
Existem alguns pontos de infraestrutura de site que interferem nas ações de marketing. Eles são:
Performance e Desempenho: É de extrema importância que seu site seja otimizado e rápido. O usuários médio abandona o site quando ele demora mais de 3 segundos para carregar. Fique sempre atento a capacidade de processamento do servidor, ao Cache, CPU, a quantidade de Memória RAM, rede de distribuição de conteúdo (CDN) e tamanho das imagens.
Tempo de disponibilidade: Pior do que navegar por um site com uma hospedagem instável, é simplesmente não encontrar o site. Os robôs dos buscadores agem como o usuário e sempre se importam com períodos de downtime. O seu site pode perder posicionamento após uma queda. Agora, perder aquele cliente por ele n ter te encontrado é inadmissível, né?
Segurança: Pode parecer estranho, mas boas práticas de segurança podem fazer a diferença no carregamento dos sites, porque, previnem que os recursos dos sites sejam utilizados por terceiros. Vulnerabilidade e riscos de invasão, por hackers e malwares, podem trazer lentidão, instabilidade e, até mesmo, derrubar o site. É importante ter medidas de segurança, como o HTTPS/2.
Escalabilidade: Essa funcionalidade permite a expansão dos recursos da sua infraestrutura de site. Funciona assim: você está sofrendo um pico de acessos e percebeu que o seu site não vai aguentar e vai cair. Então você entra em contato com o seu servidor de hospedagem em cloud (só essa hospedagem possui essa vantagem) e aumenta seus recursos. Ou seja, você consegue fazer temporariamente um upgrade de pacote para suprir a deficiência.
E como ficam as estratégias de marketing?
Bom, foi elencado aqui todos os aspectos importantes em uma infraestrutura que você profissional de marketing precisa levar em conta. Mas chegou a hora de você perceber como esses pontos impactam em alguns esforços de marketing efetivamente.
SEO
Basta conhecer um pouquinho de marketing digital para já se apaixonar pelas vantagens do SEO.
Configurar corretamente meta tags, bom uso de palavras-chave, ter uma boa linkagem interna, interfaces adaptadas para dispositivos móveis e um baixo tempo de carregamento são estratégias de SEO para aumentar a quantidade de acessos de páginas web.
Mas a experiência do usuário é o principal fator para a boa indexação e ranqueamento nos buscadores. Com isso, essas estratégias estão perdendo espaço para a velocidade de carregamento de cada página, tempo de disponibilidade e segurança.
Escolha um cloud server,com disco SSD, que já proporcionam um desempenho acima dos servidores tradicionais.
Atrele essa performance com configurações de cache, compressão de dados, entregar os conteúdos estáticos via webserver e outras configurações. Isso vai turbinar o servidor, garantindo posições no Google e mais conversões.
Campanhas de Ads
Se você usa os famosos Ads para turbinar suas campanhas promocionais, faz tudo certinho – setup, pesquisa de público, palavras-chave, etc- e mesmo assim não converte como o esperado, a sua infraestrutura de sites pode ser o real motivo.
Provavelmente a performance da sua Landing Page, ou home do site, estão prejudicadas e o site não carregou rápido o suficiente, ou até mesmo fora do ar, no momento que seu lead foi realizar uma ação importante na página.
Fica de olho, a taxa de rejeição de uma página cresce à medida que um visitante encontra dificuldades em navegar pelo site, não encontrar o que procura ou se a página demora demais.
E-commerce
O mercado de vendas online é promissor e os consumidores ávidos por produtos e promoções. Você já sabe da importância do site ser seguro e rápido quando se trata de e-commerce.
Seu usuário precisa de poucos minutos para identificar o item desejado e em alguns cliques efetuar a compra. O processo de fechamento e pagamento precisam ser rápidos e intuitivos.
Num cenário incrível, suas campanhas estão performando como nunca e gerou pico de acesso ao site. Mas o site não seu conta, caiu por vários minutos ou gerou fica de check-out.
Conte sempre com a escalabilidade, em poucos instantes você faz um upgrade pelo tempo que for necessário e o site comporta o fluxo de acessos. Sem abandono de carrinhos ou clientes em potencial que não conseguem acessar o site.
Conclusão
A hospedagem de site deve ser sempre parte de uma boa estratégia de marketing. Poder contar com o conforto de nenhuma dessas dores de cabeça e ainda vender mais por isso é a grande vantagem dos servidores em cloud.
Foque sempre na performance, estabilidade, segurança e escalabilidade. Mantenha as boas práticas de mercado e voe em SEO, Ads, vendas e muitas outras estratégias em que envolvem o seu site.
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