Google Web Stories – O que é e como fazer

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de março de 2022 | Atualizado: 8 de março de 2022.

Você já ouviu falar em Google Web Stories? Se você ainda não está por dentro desse assunto, a gente vai te explicar tudinho. Google web stories, como o nome já diz, são stories do Google. Conteúdo em tela cheia nos smartphones e que você desliza o dedo na horizontal para ir para o próximo. O mesmo formato que você encontra nas principais redes sociais da atualidade. Apesar deste formato ter sido desenvolvido para uma melhor experiência mobile, ele também pode ser acessado pelo desktop e atualmente é exibido em três canais: no próprio buscador de pesquisa do Google, no Google Imagens e no Google Discover, e neste último os stories tem grande destaque. Saiba mais em: https://stories.google/intl/pt-BR_ALL/

Por quê usar o Google Web Stories?

Antes de te mostrar como fazer para aparecer nos stories do Google, vamos falar sobre a importância desse formato de entrega de conteúdo. De acordo com o próprio Google, stories têm o maior público já visto (mais de 20 milhões de web stories estão online, com cerca de 100.000 novos stories publicados todos os dias em 2021) e nunca foi tão fácil criar conteúdo de entretenimento e informação. A intenção do Google com os web stories é oferecer uma forma de consumo de conteúdo muito mais interativo, rápido, acessível, personalizado e com experiências imersivas.

Além de ser uma boa forma de levar tráfego para seu site ou blog, os web stories (e os stories em geral nas outras plataformas) são uma forma bastante eficiente de promover seus valores, de se conectar com seu público de forma muito intensa, estabelecer um relacionamento próximo com sua audiência, aumentar sua autoridade no seu segmento e reforçar sua credibilidade perante seu público. Seja por meio de fotos, vídeo, áudio, animações ou texto, as possibilidades são quase infinitas de criar conteúdo relevante, interessante e que prenda a atenção do usuário. Pode ser também uma ótima oportunidade para criar conteúdo exclusivo para seu público.

Os web stories foram também pensados para criadores de conteúdo, contando com monetização e anúncios. Todos os anúncios são controlados pelo próprio criador do conteúdo, que recebe todo o valor gerado com a receita desses anúncios. Você sabia que 76% dos consumidores já compraram por causa de influenciadores? 

Como fazer Web Stories?

Para começar a criar suas web stories é bem simples. O próprio Google indica as três ferramentas mais utilizadas: plugin Web Stories para WordPress, MakeStories (conheça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TqDPR69RBs8) ou o NewsroomAi (conheça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=saQIWrRHoUw),  que são plataformas de criação bem intuitivas, até um pouco parecidas com o Canva (plataforma de criação de artes gráficas).

Boas práticas

Para criar web stories que estejam de acordo com a política do Google, a própria plataforma disponibiliza um guia de boas práticas que você pode ver aqui: https://stories.google/intl/pt-BR_ALL/bestpractices/

Dar preferência para vídeos, evitar textos longos, trazer conteúdo legendado, deixar os textos com boa legibilidade, utilizar títulos com até 90 caracteres e utilizar técnicas de SEO são algumas das dicas que o Google dá para você ter stories envolventes e conseguir atingir mais pessoas.

Informações técnicas

Todas as Web Stories precisam ter validade AMP. Para ser válida, uma story precisa aderir a várias especificações de AMP. Isso permite que ela seja veiculada pelo cache de AMP e garante o desempenho e a melhor experiência para os usuários.

Além disso, para que as Web Stories possam aparecer nas experiências da Pesquisa Google ou do Google Discover, é necessário informar os metadados necessários para exibi-las na visualização. Os metadados mais importantes, no entanto, são quatro:

publisher-logo-src, referente ao logo da marca;

poster-portrait-src, referente à imagem destacada no story;

title, referente ao título principal do conteúdo e

publisher, referente ao nome do publicador.

Para mais informações, acesse a central de ajuda do Google: https://developers.google.com/search/docs/advanced/appearance/enable-web-stories?hl=pt-br

E aí, se animou para começar a criar conteúdo no Google Web Stories? Apesar de ainda não ser tão conhecida assim, em comparação com os stories das redes sociais, estar presente nos web stories nesse momento pode ser uma ótima oportunidade de crescimento do seu tráfego e divulgação do seu negócio, site ou blog. Não perca a oportunidade de se destacar!