Google Shopping: o que é e quais os benefícios para o seu negócio

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Publicado: 11 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 11 de fevereiro de 2022.

Nos dois últimos anos, torna-se digital foi uma necessidade para a vida de todos, principalmente para as pequenas empresas e comércios locais que dependiam de suas lojas físicas abertas. As tarefas de divulgar produtos, realizar reuniões, atender e fechar negócio ficaram diferentes, não precisando de um espaço físico para completá-las.

E devido às restrições de circulação impostas, muitas pessoas começaram a comprar mais de forma digital e pretendem continuar. Segundo uma pesquisa da pesquisa de maio da Kantar Thermometer, jovens entre 18 e 34 anos aumentaram o consumo online.  Eno Brasil, 82% dessas pessoas declararam que pretendem utilizar o e-commerce agora e no futuro.

Pensando nisso, o Google lançou uma ferramenta própria para a procura de produtos em sites, podendo comparar preços com outras lojas. Se você já ouviu falar do Zoom e do Buscapé, saberá do que se trata a versão Shopping.

E com o aumento e a infinidade de opções disponíveis digitalmente, é necessário chegar ao usuário de forma certeira e pelos meios que ele utiliza. Por isso, essa é uma ótima ferramenta para continuar presente aos clientes atuais e futuros, sendo um grande aliado também na tomada de decisão.

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping foi lançado em 2011 e ele é uma aba que mostra o resultado das pesquisas que estejam relacionadas a produtos físicos.

Perceba que esses anúncios possuem foto, preço, nome da loja e detalhes do produto que aparecem antes dos outros resultados do Google. É aqui que tudo começa, pois se o usuário quiser continuar a pesquisa através dessa fila, ele acabará visitando a aba Shopping da ferramenta.

Quais os benefícios do Google Shopping para a minha empresa?

Se você possui e-commerce e/ou marketplace essa é uma ótima opção para exibir seus produtos, fortalecer a presença digital do seu negócio e até gerar tráfego para o seu site. Segundo pesquisa divulgada em agosto de 2021, 50% dos entrevistados afirmaram que gostam de consultar as opções que o Google oferece e dar uma olhada em outras ferramentas como o Buscapé e o Zoom, para depois bater o martelo em relação a compra em si.

E, anunciando em plataformas que possuem essa técnica, o seu cliente será mais qualificado, sendo assim terá mais chances de fechar negócio. Seguindo o exemplo da imagem, se você possui uma loja de roupas e está vendendo jaquetas de frio, a pessoa que pesquisar usando essas palavras já sabe que a sua empresa possui o que ela precisa.

Dessa forma, você estará estreitando o público que chegará até a sua loja, tornando a venda mais certeira.

Quanto vou gastar para anunciar no Google Shopping?

Inicialmente, o Google Shopping servia apenas para as campanhas realizadas pelo Google Ads, o principal serviço de publicidade do Google. Porém, desde abril de 2020, decido a pandemia da COVID-19, a ferramenta tirou as taxas cobradas e barreiras de entrada para tornar a busca mais competitiva e dar mais chances para os pequenos negócios. Eles liberaram uma espécie de “listagem gratuita” onde é possível cadastrar produtos sem precisar pagar pelo serviço.

Atualmente, ao entrar no Google Shopping, o visitante visualizará anúncios pagos em primeiro e orgânicos (sem investimento) em seguida. Já na página principal de pesquisas, somente as publicidades que tiveram dinheiro aplicado aparecerão.

Ficou curioso para saber como funciona Google Shopping com detalhes? Então acesse o link ao lado que te direcionará para a plataforma: https://shopping.google.com/?nord=1.