Google Data Studio: entenda tudo sobre essa ferramenta!
Publicado: 22 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.
Mensurar os resultados da sua estratégia de omni-channel de marketing digital é de extrema importância, principalmente porque estamos lidando com uma parte do mercado que gera centenas de dados todos os dias.
Nada mais relevante, nesse sentido, que saber analisar os seus dados e buscar a melhoria deles.
O Google Analytics é uma das principais ferramentas que indicam as informações e dados a serem analisados.
Através dele, é possível observar se o seu site está indo bem, o número de tráfego, o tempo por cada sessão, quais posts tiveram mais acessos, entre outras informações importantes para sua estratégia.
É comum, no entanto, que entre esse emaranhado de dados, muitos profissionais de marketing se encontrem perdidos, principalmente quando é necessário mostrar esses dados de maneira assertiva e didática para os clientes.
Pensando nisso, no artigo abaixo iremos abordar as informações mais relevantes sobre o Google Data Studio, uma ferramenta perfeita para análise de dados de forma mais certeira. Acompanhe!
Google Data Studio: o que esperar dele?
O Google Data Studio engloba diversas fontes de dados, como o GA (Google Analytics), o Google Adwords, entre outras ferramentas do Google.
A partir dessas fontes, o GDS cria relatórios de fácil customização e que são atualizados em tempo real.
O Google Data Studio, depois da sua última atualização em Maio deste ano, pode colaborar ainda mais para a criação de relatório de dados muito mais dinâmicos e assertivos.
É possível, agora, criar links para as páginas do seu relatório. Além disso, houve uma grande melhoria nas tabelas, que podem ter até 10 dimensões, a depender das fontes dos seus dados.
Como usar o Google Data Studio?
Para fazer uso dessa ferramenta você deve seguir alguns passos.
Este é o site para iniciar seu acesso. Aqui, você pode fazer o seu login (use seu login do Google) e utilizar a ferramenta gratuitamente quantas vezes forem necessárias.
Após o login, você encontrará uma página com algumas informações sobre a plataforma, além de alguns exemplos de relatórios que você pode fazer. Nela, você também poderá assistir um vídeo explicativo sobre como usar essa ferramenta da melhor forma.
Para fazer a sua dashboard (plataforma customizada onde você verá os dados que deseja), primeiramente, você deve saber quais são os dados que gostaria de acompanhar e analisar. Assim, depois de selecionar o template que você quer usar em seus relatórios de dados, selecione sua fonte de dados (é nesse momento que você incluirá ferramentas como o GA, o Ads, as planilhas do Google, entre outras).
Depois disso, é só começar a customizar e personalizar sua plataforma para que ela fique cada vez mais assertiva e intuitiva. Para um tutorial completo sobre o Google Data Studio, basta clicar aqui.
Quais os benefícios desta plataforma?
Os benefícios talvez sejam as informações mais relevantes quando estamos falando sobre uma ferramenta de marketing digital. Pensando nisso, selecionamos alguns pontos positivos do Google Data Studio para te ajudar a refletir se deve ou não utilizá-lo em suas estratégias.
1- Compatível com diversas fontes de dados
Como já mencionamos, a plataforma do Google Data Studio é compatível com algumas fontes de alta importância para análises de dados. Além do GA, Ads e as planilhas do Google, o GDS também importa dados de outras ferramentas, como o Facebook, Twitter, MailChimp, Salesforce, etc.
2- Relatórios interativos
Os relatórios criados pelo Google Data Studio são dinâmicos. Isso quer dizer que são extremamente passíveis a customização e também são assertivos. Além da atualização dos dados em tempo real, você também pode filtrar as informações que deseja obter pela data, horário e tipos de usuários.
3- Totalmente baseado na nuvem
Não será necessária absolutamente nenhuma alteração no seu computador para começar a usar o Google Data Studio. Esse programa está diretamente ligado à nuvem e, por isso, não é necessário instalar nenhum software em sua máquina.
4- Economiza tempo
A coleta e análise de dados, principalmente quando há vários clientes, pode ser bastante complicada e trabalhosa. Com o Google Data Studio você faz isso de forma muito mais rápida e intuitiva, melhorando a produtividade de toda a sua equipe.
5- Templates
Se você não sabe exatamente quais informações escolher para personalizar os seus relatórios e sua dashboard, é possível escolher um template pré-pronto, assim, é só conectar sua fonte de dados e está pronto para usar.
6- Eficiência
É possível que você veja não só os dados dos seus clientes, mas também tudo o que está relacionado a sua empresa. Na dashboard você pode ter contato com as análises sobre o seu marketing, seu financeiro, recursos humanos ou qualquer outra área que desejar.
7- Totalmente gratuito
O Google Data Studio pode ser utilizado a qualquer momento, sem que você precise fazer um orçamento ou alguma pesquisa de preços, já que ele é totalmente grátis. Isso permite que você inicie as análises de dados ainda mais rapidamente, sem perder tempo com a contratação de pacotes.
Agora que você já está mais por dentro de tudo sobre o universo do Google Data Studio, é o momento de pensar nas suas métricas. Lembre-se que o trabalho com o Marketing Digital nunca para e é preciso estar constantemente aprendendo e reavaliando suas estratégias.
Texto produzido por Raccoon, tetracampeã do prêmio de Melhor Agência de Marketing de Performance do Brasil pela ABComm (2015, 2016, 2017 e 2018) e melhor da América Latina no Google Premier Partner Awards.