Gestão financeira para profissionais de marketing

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Publicado: 14 de dezembro de 2021 | Atualizado: 17 de dezembro de 2021.

Um dos grandes desafios dos profissionais de marketing é aprender a lidar com a gestão financeira das empresas. A verdade é que no Brasil, a educação financeira sempre foi negligenciada, o que gera um grande tabu em torno do dinheiro.

Apesar disso, você vai descobrir que uma gestão financeira eficiente pode ser alcançada de forma simples e prática quando temos conhecimento e as ferramentas necessárias. Nesse artigo vamos explicar melhor, vamos lá?

O que é gestão financeira

Podemos definir a gestão financeira como um conjunto de ações e práticas que envolvem analisar, planejar e controlar as atividades relativas a um negócio.

Com essa ferramenta, é possível entender a situação financeira da empresa, projetar novos cenários através de metas e prazos de execução, além de acompanhar o balanço entre ganhos e gastos de uma empresa.

Essa área é essencial, pois traz segurança e equilíbrio financeiro para as empresas e ainda é responsável por maximizar os lucros, tornando o empreendimento rentável.

Benefícios da gestão financeira para profissionais de marketing

É importante entender que a área Financeira e de Marketing estão completamente interligadas. Afinal de contas, o Marketing também é uma ferramenta que busca potencializar os resultados da empresa a partir do menor custo. 

Portanto, o conhecimento sobre a área financeira é essencial para que o marketing seja efetivo e valorizado no negócio. Mas tem outros benefícios de conhecer mais sobre gestão financeira:

Redução de custos

Aplicar a gestão financeira nos seus processos de marketing significa analisar constantemente os seus resultados. Com essa análise frequente, é possível identificar oportunidades para reduzir custos e aumentar os ganhos.

A organização financeira é importante justamente para conseguir visualizar o que está ou não funcionando e isso ajuda a reduzir drasticamente os custos, que em outras situações poderiam passar despercebidos.

Decisões embasadas em dados

Como já ficou claro, a gestão das finanças de uma empresa nos permite ter uma série de dados e informações sobre a saúde financeira do negócio. Além disso, esses dados também são coletados para avaliar o desempenho das campanhas de marketing.

Com esses dados em mãos, é possível tomar decisões acertadas baseadas em fatos e informações relevantes para o negócio, como faturamento, custo por resultado, retorno por investimentos e outras métricas.

Tomar decisões embasadas em dados garante maior eficiência e previsibilidade de resultados.

Fugir de crises com planejamento

As crises podem acontecer a qualquer momento e o que vai definir se a empresa será capaz de superá-las é o planejamento feito com antecedência.

A partir da integração entre marketing e o financeiro, é possível criar estratégias que vão permitir que a empresa não entre no vermelho nos momentos de maré baixa.

A área financeira fica responsável por montar uma reserva de emergência para que nos momentos de crise, a empresa não sofra tanto.

Como aplicar a gestão financeira

Controlar o fluxo de caixa

Para um negócio, o fluxo de caixa representa as entradas e saídas e saídas de dinheiro. Em termos práticos: tudo que você recebe e tudo que gasta. 

Para realizar um bom controle de fluxo de caixa é importante detalhar bem cada registro de ganhos e gastos com disciplina e consistência. 

Sendo uma visão diária, semanal ou mensal, o que importa é não cometer erros no registro para conseguir utilizar essa ferramenta para analisar os resultados da sua empresa.

Criar uma base de dados

É importante compilar todos os dados da vida financeira de um negócio. Dessa forma, é possível ter acesso fácil e prático ao histórico financeiro da empresa.

Para isso, você pode utilizar planilhas ou até mesmo softwares específicos para essa finalidade. O ideal é que essa base consiga mostrar as informações de acordo com as datas, para que você consiga filtrar a visualização que deseja ter.

Definir objetivos

A definição de objetivos é um ponto crucial para melhorar a gestão financeira de um negócio. Afinal, você precisa definir um ponto de chegada antes mesmo de começar a corrida, certo?

A chave para uma boa definição de objetivos é manter em mente os critérios “SMART”. O seu objetivo deve ser Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e com Prazo. 

Dessa forma, você garante que irá definir objetivos possíveis de serem alcançados em um determinado período de tempo desejado.

Lembre-se que a definição de objetivos é a principal parte de uma estratégia e que não deve ser menosprezada. 

Separar conta pessoal da jurídica

Um grande erro cometido por profissionais de marketing que estão começando a lidar com gestão financeira de negócios é misturar as finanças pessoais com as empresariais.

O seu dinheiro não deve ser usado na empresa e principalmente o dinheiro da empresa não é seu salário, que pode ser usado nas suas despesas pessoais.

Separe suas contas pessoais e jurídicas para ter uma melhor visualização das finanças de forma correta.

Analisar os resultados de tempos em tempos

Para sabermos se estamos alcançando os objetivos definidos, não adianta apenas documentar as finanças. É importante analisar todos os dados e resultados de tempos em tempos para entender a real situação financeira do negócio.

Pode ser que a empresa esteja com um gasto muito elevado em uma área que não traz um retorno proporcional. O contrário também pode acontecer, alguma área da empresa pode trazer muito resultado mas não ter investimento necessário.

Para entender novas oportunidades dentro do negócio é importante revisar e analisar os dados com frequência. Além disso, reajustar os objetivos e repassá-los para as diversas áreas do negócio é essencial.

Marketing e finanças andam lado a lado

Ficou claro que a área de Marketing e a área financeira devem trabalhar lado a lado em prol do melhor resultado para o negócio.

Sem a visão de como estão as finanças da empresa, não é possível dizer que o marketing está sendo efetivo. E sem o marketing, muitas vezes as finanças ficarão abaixo do esperado.