Gestão e Marketing Digital: duas ferramentas para sua empresa crescer

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Publicado: 10 de setembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

A princípio, pode parecer que gestão e Marketing Digital fazem parte de universos diferentes, não é? Mas, não se engane: os dois elementos são essenciais para ajudar o crescimento de empresas e fazer com que elas tenham destaque no mercado.

Foi pensando nisso que criamos este artigo. Quer saber qual é a importância da gestão otimizada e das estratégias de Marketing Digital para o seu negócio? Abaixo, oferecemos algumas informações valiosas para você e para a sua empresa. Confira!

Importância da gestão empresarial otimizada

Quando pensamos em um negócio, podemos pensar em um conjunto de departamentos: um setor cuida das finanças, outro cuida das vendas, um tem responsabilidade sobre questões administrativas, outro toma conta da gestão de pessoas, e assim por diante.

Cada um deles tem funções específicas que mantêm a empresa em funcionamento e, no geral, todos trabalham de forma integrada — ou seja, se os processos de determinado departamento são falhos, todos os outros setores podem ficar comprometidos.

A gestão empresarial otimizada, portanto, cuida para que cada setor tenha o máximo desempenho a fim de alcançar os objetivos estabelecidos. Para isso, ela precisa se estruturar sobre quatro elementos: planejamento, organização, controle e liderança.

Muitas empresas falham em ter uma gestão otimizada por diferentes motivos, sendo um deles a utilização de métodos pouco úteis, como planilhas, para registrar e guardar dados. Por isso, sistemas tecnológicos integrados que automatizam tarefas e centralizam dados (ERPs) estão sendo cada vez mais usados.

Importância das estratégias de Marketing Digital

Uma parte considerável da população mundial está conectada à internet diariamente. O meio digital é usado para diversos fins, como se informar, interagir e estudar, sendo que um dos principais é: comprar! 

A cada ano, cresce o número de consumidores que adquirem serviços ou produtos pela internet. Daí a importância de empresas fortalecerem a presença online por meio das estratégias de Marketing Digital e ocupar boas posições nos motores de busca, como o Google — isso não só ajuda a aumentar a autoridade do negócio no meio de atuação, mas também atrai novos clientes.

E não é só: estratégias de Marketing Digital são formuladas, também, para engajar o público-alvo com a empresa, criando uma relação de proximidade entre o cliente e a marca.

Por fim, o marketing realizado no meio digital também ajuda a alavancar as vendas ao focar em campanhas voltadas às ofertas ou promoções, auxiliando inclusive o departamento de vendas. 

Vale ressaltar, ainda, que o Marketing Digital engloba inúmeros recursos em suas estratégias para alcançar as metas traçadas:

  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Vídeos Institucionais;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Site Institucional.

Uma das estratégias mais utilizadas, aliás, é a criação de um blog para divulgar conteúdos informativos a fim de educar e atrair o público-alvo.

Gestão e Marketing Digital: aliados, ajudam sua empresa a crescer

Entendemos que questões de gestão e Marketing Digital estão relacionadas quando se trata do sucesso de qualquer negócio. Se a gestão não vai bem, por exemplo, as políticas de marketing e demais iniciativas podem ficar comprometidas; se o Marketing Digital, por sua vez, é negligenciado, podem faltar clientes e recursos para sustentar a estrutura da empresa.

Lembra do sistema ERP citado no primeiro tópico? Com ele, é possível:

  • inserir, visualizar e editar informações sobre os principais departamentos da empresa;
  • ter total controle sobre os dados do setor financeiro, sendo possível registrar pagamentos e recebimentos e acompanhar o fluxo de caixa;
  • emitir relatórios gerenciais para análise de resultados;
  • gerenciar a entrada e saída de mercadorias.

Por conter diversas funcionalidades referentes à gestão, esse software de gestão empresarial pode se relacionar de diferentes maneiras às estratégias de Marketing Digital. É possível usá-lo para:

  • melhorar o relacionamento com clientes e segmentar leads;
  • conferir o estoque a fim de avaliar a viabilidade de promoções;
  • acompanhar métricas por meio dos relatórios gerenciais e analisar se é preciso modificar ou manter as estratégias.

Enfim, enquanto a gestão toma conta do funcionamento dos departamentos da empresa, o marketing cuida da imagem da marca e de seu fortalecimento no meio digital. Portanto, gestão e marketing digital devem ser prioridades, já que ambos os fatores estão ligados à lucratividade do negócio.

Agora, o que acha de entender sobre gestão de marketing? Explore as melhores estratégias e aumente seu lucro!

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