Gestão de marketing hoteleiro, como e por que devo fazê-lo?

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Publicado: 9 de maio de 2022 | Atualizado: 9 de maio de 2022.

A hotelaria representa uma grande parcela do mercado quando se trata de turismo, e nos últimos anos esse foi um dos setores que apresentou as maiores quedas. 

Para acompanhar essas mudanças são estabelecidos alguns KPIs. Na hotelaria os principais são: Taxa de ocupação, RevPar (em tradução livre, receita por quarto disponível) e diária média. Ao mensurar esses três itens é possível ter uma noção da saúde financeira do hotel ou pousada. 

Ao analisar um panorama geral do mercado, pode-se ter como base os relatórios InFOHB, um dos mais relevantes demonstrativos de resultados do setor. Segundo esse mesmo memorando, em um comparativo entre janeiro de 2022 e de 2019 o setor hoteleiro apresentou quedas de até 32,8% na taxa de ocupação. Esse número mostra um valor bem crítico vivido pelo mercado em reflexo a situação do país. 

Mediante esse cenário, alguns hoteleiros tiveram que fechar as portas enquanto outros conseguiram se manter apesar da queda de receita inerente à situação. Dentre os hotéis que mais se destacaram foram observadas algumas características em comum. Além de possuírem um ótimo software de gestão hoteleira que fornece suporte e auxilia na gestão de todos os aspectos do hotel e ou pousada, também foi visto uma gestão de marketing muito mais eficiente que os demais concorrentes. 

Mas como fazer uma gestão eficiente de marketing na hotelaria? 

“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista do seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor… O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante mas pelo consumidor.” 

A definição acima se encontra no livro Administração de marketing – Análise, Planejamento, Implementação e Controle escrito por Philip Kotler, também conhecido como o pai do marketing moderno. 

Como pode-se notar, o marketing segue uma linha estrutural de se preocupar com o consumidor. Esse tipo de abordagem é comum a todos, porém para cada tipo de negócio existem peculiaridades que devem ser trabalhadas para se obter o melhor resultado de acordo com a estratégia abordada. 

No caso da hotelaria, o trabalho de marketing é ainda mais essencial para se obter bons resultados pois lida diretamente com o sentimento do público. A recuperação econômica do mercado como um todo permite que as pessoas possam novamente viajar, e com isso o timing para agir é cada vez mais escasso. Estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial, assim como o acesso a internet é considerado imprescindível nos dias de hoje.

Portanto, é necessário implementar algumas boas práticas a fim de se obter melhores resultados, práticas estas que podem se tornar um grande ativo gerador de receita capaz de auxiliar na travessia de pequenas e grandes crises. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que, alinhadas a ferramentas de gestão e de marketing podem trazer ganhos expressivos para o negócio. 

Pratique a gestão de tempo 

Muitas vezes essa ferramenta é subestimada, mas tirar um tempo para se organizar e planejar os próximos passos é uma tarefa de extrema importância. Para isso é necessário que as demais áreas estejam organizadas, ou possuir ferramentas que tornam a gestão do seu negócio mais rápida, fácil e prática. Uma dica é separar um dia da semana somente para organizar e pensar em meios de otimizar o seu tempo e da sua equipe. 

Elabore um calendário de marketing 

Falando em gestão e organização, nada pior do que ter que fazer algo em cima da hora, por isso, criar um calendário é fundamental para não deixar nenhum evento, feriado e afins, passar em branco. Porém a elaboração de um calendário de marketing pode ser uma tarefa custosa tanto em tempo quanto em esforço criativo, uma dica é investir em ferramentas ou empresas que podem lhe auxiliar no processo. 

Treinamento de equipe 

Os colaboradores são o primeiro ponto de contato que o hóspede vai ter com o estabelecimento, portanto manter o time bem treinado e atualizado pode melhorar em muito a experiência do cliente inclusive facilita para a gestão ao ter uma equipe capacitada que torna os processos mais eficientes ao trabalhar com mais expertise. 

Pode se concluir que para uma gestão eficiente de marketing hoteleiro, é preciso estar atento e acompanhar o cenário, além de utilizar as ferramentas certas para cada função, como um software de gestão hoteleiro que torna os processos mais eficientes, e optar por uma ferramenta de automação de marketing para auxiliar nas suas tomadas de decisões.

Artigo produzido pela equipe do HMAX