Como a Gestão de Marketing pode fazer o seu negócio ser competitivo

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Publicado: 21 de março de 2022 | Atualizado: 21 de março de 2022.

Quem ganha mais dinheiro não é, necessariamente, quem é o melhor no que faz, mas sim quem tem o melhor marketing.

Essa frase pode ser polêmica, mas o fato é que a gestão de marketing é a responsável por manter a sua empresa competitiva. Ela pode ser definida como “a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e obter, manter e expandir a base de clientes através da criação, entrega e comunicação de um valor superior ao cliente”. Esse conceito foi apresentado por Kevin L. Keller e Philip Kotler no livro Administração de Marketing, um clássico da área de marketing, lançado em 1967.

O que ele quis enfatizar com essa frase é que, se a empresa não tiver uma gestão de marketing eficiente, vai ficar sem saber quem é exatamente o seu público-alvo. Consequentemente não vai adiantar ter o melhor produto ou serviço e não entregar para a persona certa. Isso afetaria no crescimento da empresa.

É preciso entender os desejos e problemas do seu público. Se usar as estratégias certas, no momento certo, para o público certo você aumenta as chances de sucesso do seu negócio. Desenvolva sua empresa com uma pesquisa de mercado.

Quais ferramentas utilizar para fortalecer a sua marca:

– Pesquisa de mercado. 

– Segmentação de público

– Posicionamento de marca

– Planejamento estratégico

Todas estas ferramentas vão ajudar a definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Não pode esquecer-se de fazer uma análise dos resultados alcançados por cada ação. Com isso, é possível investir mais no que deu bons resultados.

Para mensurar os resultados, podemos utilizar a ferramenta de gestão 5W2H. Em inglês os cinco “Ws” são what (o que), why (por que), where (onde), when (quando) e who (quem). Já os dois “Hs” significam how (como) e how much (quanto custa). Com esse guia você determina o motivo de cada ação, por quem ela será executada, como, quando e onde será feita, além de estimar quanto isso vai custar.

Sabendo quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio, com uma boa gestão de marketing, você consegue se manter atualizado e não ficar atrás da concorrência.