Formas de aumentar o tráfego orgânico no seu site

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Publicado: 5 de novembro de 2021 | Atualizado: 5 de novembro de 2021.

10 de cada 10 empresas que encontraram o valor do tráfego orgânico querem recebê-lo novamente em seus sites. Uma das principais razões para isso é que é impossível expandir seus negócios sem um tráfego saudável de visitantes do site.

Trata-se de um ciclo: sem tráfego consistente, não há clientes em potencial e, sem clientes em potencial, você não obterá novos clientes. Para falar sobre tráfego consistente, primeiro você precisa responder: qual é o perfil dos visitantes que sua empresa atrai organicamente para o site?

Esta questão é decisiva, porque no topo da estratégia de pesquisa orgânica deve estar sempre a compreensão e a intenção de pesquisa do usuário.

Neste artigo, você vai entender o que é o tráfego orgânico e como usar a intenção de pesquisa do usuário para gerar mais negócios por meio do site da sua empresa.

Tráfego orgânico: o que é e como funciona

O tráfego orgânico é uma forma de atrair visitantes para seu site ou blog por meio da relevância. Isso significa que você pode receber visitas a qualquer momento porque seu conteúdo tem uma alta classificação nos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing ou Yahoo.

Mas por que você precisa ter uma boa classificação? Simplesmente porque a maioria dos pesquisadores nunca cruza a primeira ou a segunda página de resultados. É por isso que o primeiro lugar é tão cobiçado.

Por outro lado, para tráfego pago, seu site só obterá tráfego quando você tiver anúncios ativos e investir dinheiro para obter resultados. Bons exemplos de tráfego pago são a publicidade em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e mídia programática.

O Google também apresenta os resultados do pagamento aos usuários de uma maneira diferente. Um dado importante do Search Engine Journal é que 70% dos links clicados pelos usuários de pesquisa são orgânicos.

Isso não quer dizer que a publicidade não tenha valor. Pelo contrário, se usados ​​em uma estratégia bem definida (e combinada com o tráfego orgânico), podem trazer resultados muito interessantes e instantâneos.

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site?

Um site com um grande número de visitantes espontâneos não atrai acidentalmente essas pessoas. Por trás das primeiras posições nos motores de busca está muita pesquisa, aprendizado e estratégias.

Por isso, não se pode dizer que o tráfego orgânico não envolve custos, porque conteúdo, pesquisa e estratégia requer tempo, paciência para colher os resultados e persistência no trabalho.

Tão mais difícil quanto chegar ao topo do Google é permanecer lá. Se você deixar de atualizar o conteúdo ou publicar novos textos regularmente, suas postagens de blog entre as 10 primeiras podem facilmente sair dessas posições.

Também é importante notar que o tráfego orgânico sempre trará resultados, mas eles não aparecerão no dia seguinte ao lançamento. Por outro lado, textos publicados há 2 ou 5 anos podem continuar a atrair visitantes para o seu site hoje. Esse é o poder do tráfego orgânico, mas como conseguir isso?

1- Analise as intenções de busca

Qualquer pessoa que fizer uma pesquisa tem uma intenção específica e espera que o conteúdo encontrado na SERP (ou seja, a página de resultados do mecanismo de pesquisa) atenda a essa intenção.

É por isso que, se você entender a intenção de pesquisa de um cliente potencial, encontrará um pote de ouro no final do arco-íris.

O roteiro é simples: primeiro explore os principais problemas do seu personagem e as palavras-chave que eles usam nas consultas de pesquisa para obter soluções para esses problemas.

Como descobrir? Use ferramentas de busca como Answer the Public, Ubersuggest, Google Trends, e principalmente dados do seu próprio site, que deve estar integrado nele, como o Google Analytics.

2 – Saiba quais são as melhores palavras-chave

Ao pesquisar informações em mecanismos de pesquisa, é mais provável que seus clientes em potencial esteja usando um dos quatro tipos de palavras-chave a seguir:

  • Informativas:  “por que”,“como fazer”, “crescer”, “aumentar” – esses são alguns exemplos de palavras que podem ser bem traduzidas para soluções de busca de problemas e respostas para perguntas específicas.
  • Navegação: é uma pesquisa que inclui uma marca ou nome de produto específico. Portanto, insira um site, produto ou marca para classificar a pesquisa de navegação.
  • Transacionais: “baixar um e-book”, “criar uma conta”, “conversar com um especialista” – este é um exemplo de pesquisa de pessoas que se preparam para mudar. 
  • Comerciais: “promoção”, “comprar”, “preço” – esses são termos que podem ser incluídos em uma pesquisa de negócios e, como uma pesquisa de transação, também indicam que o usuário está pronto para a conversão.

Depois de entender os diferentes momentos da busca do usuário, comece a apostar nas palavras-chave de cauda longa, que são as palavras-chave mais específicas para o seu produto ou serviço.

Com o tempo, o Google e outros mecanismos de pesquisa reconhecerão seu site ou blog como o destino para aquele tópico específico.

3 – Aplique o SEO adicionando as intenções de pesquisa

Quando você realmente faz a Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO), entende que há uma função com diferentes intenções por trás de cada estágio do funil de vendas, e essas intenções devem ser colocadas em primeiro lugar.

O número de vezes que uma palavra-chave é repetida ao longo do texto não importa mais. Você está mais preocupado em encontrar a melhor maneira e conteúdo para responder aos desejos de seu personagem.

Portanto, ao cumprir sua função de comprador, você agradará automaticamente aos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, o Google está constantemente melhorando seus algoritmos para explicar essa preocupação dos usuários e determinar a relevância da página.

No entanto, se você não tentar, os mecanismos de pesquisa não serão capazes de encontrar seu conteúdo. Lembre-se sempre de otimizar seu meta título, URL e descrição, porque é por meio desses elementos que você pode dizer ao Google exatamente sobre o que seu conteúdo está falando e tornar mais fácil classificá-lo.

4 – Publique conteúdo regularmente

Se você deseja aumentar o tráfego orgânico do seu site, também deve saber que é inútil produzir conteúdo apenas uma vez por ano para responder às suas perguntas sobre o papel.

As postagens de blog são a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego orgânico, mas precisam ser regulares, consistentes e de alta qualidade. É melhor determinar a data e a hora dessas postagens para que seus visitantes também desenvolvam o hábito de visitar seu site e saibam quando haverá novos conteúdos.

Como dissemos aqui, não poupe esforços para usar outras redes para divulgar suas atualizações e atrair mais visitantes. Outra dica valiosa é ter uma conversa direta entre sua resposta de conteúdo e sites e blogs com desempenho semelhante. Converse com o seu nicho de mercado, o LinkedIn é perfeito!

Ao vincular seu conteúdo ao de outros especialistas, você abre caminho para que sua empresa comece a ser mencionada, para que mais pessoas possam encontrar sua marca.

5 Tenha uma mensagem consistente

Você encontrou o tom da sua marca? Seu objetivo é aumentar o tráfego orgânico do site e gerar leads, mas não se esqueça de que, no processo, você estabelecerá pontos de contato com usuários em diferentes redes.

É aqui que uma mensagem consistente e um tom claro e inconfundível ajudam a construir a imagem única de uma marca e torná-la uma referência. Esperamos que você tenha encontrado um bom motivo e um método para aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser falar sobre como construiu sua estratégia de página, temos conteúdos relacionados que podem ajudar no processo.