Como fazer o controle de vendas no seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

O controle de vendas é muito importante para um negócio, tendo em vista que: para que seja possível manter as portas abertas, é preciso ter controle sobre tudo o que sai, chega e se os retornos estão de acordo com o esperado.

Basicamente, é como um norte ao empreendedor. Ter o pleno controle sobre o seu negócio dá a certeza de quais são os melhores produtos para investir e quais não são interessantes ao mercado.

‘’Mas não diz respeito às vendas?’’

Sim! Mas não só. 

Controle de vendas está associado à gestão do negócio e ela, responsável por garantir que o bom funcionamento ocorra em todas as pontas: controle de estoque, controle de fluxo de caixa, financeiro, logística, atendimento, dentre outros. 

Agora, tratando diretamente do controle de vendas, o dono do negócio vai ter ciência do que está saindo e quanto essas saídas estão trazendo de lucro.

Seja o bar da esquina, a microempresa ou aquela multinacional renomada, todo negócio precisa de uma gestão eficiente para atingir o sucesso.

Falando nisso, como mencionado anteriormente, o controle de vendas faz parte da gestão.

Mas o que é controle de vendas, especificamente?

Como o próprio nome sugere, é o processo que gerencia, fiscaliza e administra todas as vendas realizadas por uma empresa e assim analisa seu desempenho, visando melhorá-lo, sempre.

A intenção ao gerir as vendas é ver quais são os pontos fortes, isto é, a quem e o que se vende mais e dessa forma elevar os lucros do negócio.

Como fazer o controle de vendas?

Sabe quando você vai a uma vendinha, compra algo e o dono dela anota o produto, data e o preço em uma agenda? Pois bem, isso é controle de vendas.

Claro que realizá-lo tem diferenças em um comércio e em uma grande empresa, porém, ele pode ser feito de três maneiras: manualmente, intermediária ou, com uma gestão especializada nos processos, capaz de automatizá-los.

Por sinal, novamente a gestão é fundamental é a melhor opção para o controle de vendas.

Um sistema de gestão (softwares ERP, por exemplo), são capazes de oferecer agilidade e ainda integrar todas as informações em um único lugar, fazendo com que seja mais fácil ter o controle.

Os softwares ERP

Entersprise Resource Planning ou apenas Planejamento de Recursos de uma Empresa, são softwares que integram todos os processos de uma empresa, facilitando, principalmente etapas burocráticas e gerenciais, permitindo que o fluxo de informações e armazenamento se tornem únicos. O que facilita (e muito) o papel da gestão.

O sistema ERP é composto por módulos integrados, isso significa que: cada módulo detém uma área da empresa e sua integração permite entender os processos que envolvem a parte operacional do negócio, sendo útil à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais.

Em resumo, o sistema ERP otimiza processos e seus principais benefícios a partir disso são:

  • Reduz trabalhos manuais;
  • Evita retrabalhos;
  • Otimiza o fluxo de informações;
  • Reduz custos;
  • Segurança nas informações.

Muitas empresas ainda não se beneficiam da automação e preferem fazer o controle de vendas por meio de planilhas, o que também é interessante, porém demanda mais tempo e trabalho.

Fazendo controle de vendas no Excel

Esta, digamos, ‘modalidade’, é bastante normal na maioria das empresas e também ajuda muito, agindo com uma função ‘semiautomática’.

A planilha é segura, é possível armazená-la no computador, entretanto, ela ainda está sujeita a erros, simplesmente porque é manuseada por alguém. Por isso, este modelo de controle requer muita atenção e se executada corretamente, é uma excelente escolha e depende da necessidade de cada negócio adotá-la ou não.

A importância do controle de vendas para um negócio

No mundo dos negócios, as vendas com certeza compõem um dos fatores mais importantes, portanto, é necessário ter total conhecimento sobre elas.

O controle de vendas não serve só para um negócio que está mal e precisa a qualquer custo reduzir seus gastos, a quem vende com facilidade é igualmente imprescindível, até porque ninguém gosta de prejuízos.

O controle de vendas, além de obviamente refletir no lucro, é importante para garantir um bom planejamento, trazendo ao negócio longevidade e consequentemente relevância no mercado.

Este conteúdo foi desenvolvido por Confere Cartões, plataforma de conciliação de cartões e conciliação bancária.

Compartilhe nas Redes Sociais!