Experiência do cliente: 7 segredos para atrair e converter vendas no seu site

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Publicado: 4 de novembro de 2021 | Atualizado: 10 de novembro de 2021.

No senso comum, a primeira coisa a se fazer antes de vender online é desenvolver o produto ou serviço. Porém, antes mesmo de desenvolver e aprimorar o que você irá vender, vem um “detalhe” que muitos ignoram, seja por preguiça ou porque subestimam esse detalhe. 

Na verdade, o primordial em toda a sua campanha é: A PESQUISA. 

Já sabemos que o tema experiência do cliente é um dos maiores desafios para as empresas, independentemente de seu porte: impactar positivamente e criar aquele UAU é o desejo de todos os negócios que querem se estabelecer e se manter na mente do consumidor.

Nos negócios digitais, como hoje o mercado imobiliário se insere, a experiência do usuário é um componente fundamental na experiência do cliente.

O que muita gente não sabe é que a UX (experiência do usuário) deve estar alinhada à experiência tradicional. O mesmo encantamento de receber o cliente e pensar em sua jornada física de compra, deve ser aplicado à experiência de uso de sites, aplicativos e todas as interfaces digitais.

Uma ótima vivência do usuário é aquela que é invisível, que está nos detalhes, na agilidade da jornada. E isso pode ser medido com o ROI, ou seja: a conversão em vendas.

Desde garantir a presença fácil de telefone, endereço e links de contato bem posicionados no site da imobiliária até navegar de forma objetiva em busca da informação certa; poupa tempo do cliente (usuário) e facilita o engajamento com mais presença na página da imobiliária. Por isso é necessária a atenção ao design emocional nos sites e aplicativos.

Conheça os quatro pontos de atenção que eu trouxe para você analisar em seu site:

1 – A busca de imóveis guia de maneira simples o usuário?

2 – Os botões são grandes e focados na condução da jornada?

3 – Há banners de lançamento e imagens de fundo com design emocional para atrair e converter?

4 – O sistema é inteligente e aproxima os envolvidos: quem quer comprar ou alugar de quem quer vender e locar?

Enfim, conhecer seu público e o mapa mental de interagir com o site é importantíssimo. Por isso mesmo os designers e desenvolvedores de produto possuem formação centrada no ser humano e em suas experiências com aplicativos digitais.

Toda a arquitetura de um site e aplicativos são desenvolvidos a partir de estudos, convenções e princípios universais que conferem melhor usabilidade e o sucesso na jornada completa de compra.  Que tal conhecê-las?

1 Visibilidade do status do sistema:

Combine o sistema e o mundo real. Evite jargões e use a linguagem familiar do usuário.

2 Padronização:

Não reinvente a roda. O site deve seguir padrões que já são convencionados em todas as plataformas.

3 Prevenção de erros:

É muito bom quando o sistema ajuda a evitar um erro, fornecendo padrões inteligentes de confirmações.

4 Flexibilidade:

Acolha usuários iniciantes e avançados, adaptando a experiência. 

5 Design minimalista:

Mantenha telas e diálogos focados em interação visual e clara.

6 Correção de erros:

Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros.

7 Ajuda e documentação: 

Torne-a acessível sempre que o usuário precisar. 

Se a interface do seu site é focada na experiência do usuário, vale pensar nestas questões: o site é útil? É desejável: o usuário quer experimentar? É encontrável: é fácil achar o que procura? É acessível a todos os segmentos da população? É verdadeiro: contribui com informações seguras ao usuário? É valioso: traz valor ao cliente?

A questão é que se você respeitar seus usuários nos meios digitais, eles vão te amar para sempre. Uma boa experiência do usuário é uma boa experiência do cliente.

 

Por Maria Luzia Salvadori de Carvalho Wolk