Melhores estratégias de marketing digital para o seu e-commerce

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 28 de junho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Com a ascensão da internet, o jeito de se consumir mudou consideravelmente e as pessoas têm priorizado as lojas virtuais para fazer suas compras, vendo a praticidade oferecida por elas como um enorme diferencial.

Diante disso, os e-commerce não param de crescer, tornando-se uma excelente opção de investimento nos meios eletrônicos. E você, está pensando em montar uma loja online e não sabe como atingir o público?

Confira agora as melhores estratégias de marketing digital para o seu e-commerce!

Google Ads

As estratégias dos ADS são as mais óbvias (até por isso estão na primeira posição), usadas pela maioria dos e-commerces.

Visibilidade no Google é um ponto chave para as vendas. Pense: você tem um e-commerce de sapatos, o internauta pesquisa ‘sapatos’ e a sua loja aparece para ele. Se ela estiver atrativa, as chances do cliente comprar são altas.

O Google Ads nada mais é que um anúncio antes dos resultados orgânicos. Mesmo com o custo por cliques, traz retornos expressivos a curto e médio prazo.

SEO

‘’Mas eu já estou usando os anúncios pagos’’.

Embora tenham a intenção de posicionar, eles não são a mesma coisa!

SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma metodologia voltada a posicionar sites no topo dos buscadores de forma orgânica, através do estudo de palavras-chave relevantes ao segmento.

Esta estratégia é excelente para resultados sólidos e atinge o auge de seu desempenho em médio e longo prazo. Sendo essencial ao e-commerce.

Tenha um blog

Os blogs trazem autoridade para o e-commerce, sendo importantes para informar e educar o consumidor sobre o segmento (e também aumentar seu interesse de compra).

A ideia de ter um blog está ligada também ao SEO, pois sendo uma referência no assunto, estar no topo de buscadores como o Google, por exemplo, traz visibilidade e essa, resulta em vendas.

Os blogs entram na parte de conteúdo, a grande jogada do mercado atual e por falar nisso, saiba mais sobre o marketing de conteúdo aliado ao digital.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas no meio do marketing digital!

Procure atrair o seu público com algo a mais que ‘somente o produto’. Na verdade, isso tem sido um aditivo às vendas.

Identificando as dores de sua persona, torna-se possível criar materiais que sejam relevantes a ela e que aumentem o seu interesse no assunto, gerando relacionamento e consequentemente chegando à compra.

O marketing de conteúdo, dentre diversas vantagens, traz relevância ao segmento, é uma estratégia útil para posicionamento no Google, reduz custos de campanhas, melhora a relação com o público e é um artifício conveniente para aumentar as vendas consideravelmente.

Mídias sociais

Estar presente nelas está muito além de criar uma fanpage.

As redes sociais se tornaram um canal perfeito para fortalecer a  relação com o público e obter dados que possam ser pertinentes para convertê-los à compra no futuro.

Outro ponto interessante de saber é: as mídias sociais não só possibilitam um contato direto com os potenciais e consumidores, como é também uma vitrine, sendo perfeitas para vender além do site. Para isso, utilize:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Whatsapp;
  • Youtube.

E-mail marketing

Estratégia usada desde os anos 90, o e-mail marketing prova sua eficiência até hoje!

Utilizá-lo permite realizar uma abordagem única e assertiva, personalizada a cada pessoa que recebe o contato.

O e-mail é uma ferramenta barata (reduzir custos é importante) e permite ter toda a atenção do lead por um momento. Por essa razão, ele deve ser estruturado para atraí-lo à compra. Porém, nunca envie com palavras como ‘’compre’’ e ‘’clique aqui’’, informe sobre o produto em questão, gerando interesse natural no público.

E qual plataforma e-commerce escolher?

Essa dúvida mora na cabeça de praticamente todas as pessoas que vão abrir um comércio eletrônico.

É difícil dizer qual é a melhor, pois depende de uma série de fatores e da intenção do dono também, mas a dica é: escolha a plataforma de e-commerce que pode ser integrada a um sistema ERP.

A plataforma, quando for escolhida, precisa ser pensada como ‘’a responsável por desenvolver o e-commerce’’.

O que isso significa?

Para selecionar a mais eficiente, é preciso pensar no e-commerce como um todo: atendimento, ferramentas, praticidade, anúncio e por aí vai.

Uma plataforma eficiente permitirá que os clientes comprem de maneira rápida, fácil, segura e são muito importantes para o e-commerce se consolidar como um bom comércio eletrônico.

Sucesso à vista

Essas são as estratégias de marketing digital que costumam dar mais resultados em um e-commerce e se seguidas corretamente, elevam o nível de qualquer negócio.

Entretanto, não existe uma fórmula mágica e é sempre bom acompanhar as ações a fim de  saber se elas estão dando os resultados esperados.

A dica bônus é: use e abuse dessas estratégias, mas mensure os resultados com frequência.

Este conteúdo foi desenvolvido por Izap, empresa especializada em soluções para a internet.

Compartilhe nas Redes Sociais!