Estratégias de marketing para produtos de luxo

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Publicado: 2 de setembro de 2021 | Atualizado: 14 de setembro de 2021.

O mercado de vendas nunca esteve tão em alta como está atualmente, e por conta disso, podemos ver as demais vertentes que o sustentam e dão forma tendo o mesmo crescimento e reconhecimento, como os setores de marketing e comunicação.

É unânime afirmar que o século XXI é uma época movimentada por uma geração de pessoas voltadas para o mundo capitalista de compras e consumo de bens materiais, e no meio deste cenário é difícil achar uma mulher que não deseje uma bolsa Prada.

No artigo de hoje, iremos discorrer um pouco mais acerca das estratégias de marketing para os produtos de luxo, entendendo como o marketing das empresas mais exclusivas deve se posicionar para atingir da forma correta o seu público, que é mais discreto e limitado.

A presença da marca da Prada é um bom exemplo para se discorrer em relação a essa temática, dado sua forte e indiscutível presença marcante no mercado de luxo mundial. 

E então, vamos entender um pouco mais desse mercado de marcas de luxo e quais os pontos de que ele se utiliza para crescer ainda mais aqui no Brasil?

O crescimento do mercado de produtos de luxo

A indústria de produtos de luxo é uma vertente de indústria muito forte aqui no Brasil. Neste ano de 2021, o mercado de luxo teve um crescimento incrível de 50% nas vendas fechadas por aqui. 

Mesmo em meio a crise causada pela epidemia do Covid-19, em um momento em que muitas pessoas enfrentaram dificuldades, o público da classe média alta que possui recursos e foi limitado de poder viajar, passou a movimentar ainda mais o mercado interno de produtos de luxo, girando o seu dinheiro nesse nicho.

Para atrair esse público para as suas marcas específicas, o mercado de marketing precisou se reinventar e se redescobrir, ultrapassando as novas barreiras digitais e posicionando estrategicamente as marcas de luxo que representam para o seu público certo. 

Entendendo o marketing de luxo

O marketing de luxo não se baseia nas estratégias de vendas utilizadas pelos setores de marketing das empresas que desejam vender grandes quantidades de produtos por um valor menor, prezando pela quantidade de vendas, muito pelo contrário. 

O marketing de luxo visará muito mais a qualidade de uma venda certeira do que a quantidade de vendas menores alcançadas de uma forma geral pelas empresas mais populares.

O principal ponto para se ter a atenção de um cliente da classe A, não é e nunca será uma questão de preço (porque quem realmente ocupa a classe alta não se preocupa muito com valores), mas sim, exclusividade e desejo desse público sobre coisas de mulher caso procure produtos femininos.

Os clientes que vão adquirir uma Bolsa Prada sabem que não estarão pagando apenas pelo produto material em si, eles estarão pagando verdadeiramente por um status diferenciado, uma qualidade maior e uma história que está por trás da marca da bolsa e reforça o porquê ela custar o valor que custa no mercado.

Quem possui uma Bolsa Prada em mãos, conta com um diferencial que será reconhecido pelas pessoas em qualquer lugar no mundo, afinal o marketing de luxo da Bolsa Prada fez muito bem o seu papel.

Afinal, poucas pessoas que realizam compras deste segmento, possuem uma Bolsa Prada em seu guarda-roupas, mas todos conhecem por nome a marca Prada, isso sem sombra de dúvidas. 

Os 3 principais pontos trabalhados pelo marketing de luxo

Para se ter sucesso nesse meio, é importante que o marketing de luxo se atente a três principais pontos que devem ser trabalhados, que são:

Identidade da marca

As marcas de luxo precisam possuir algo que ninguém jamais pode tirar delas, e isso deve ser a sua identidade, o que a diferencia das demais marcas existentes no mercado.

Uma identidade forte e autêntica no mercado garante que uma pessoa compre, por exemplo, uma bolsa de grife em uma loja de luxo ao invés de comprar uma bolsa mais barata em uma loja convencional. 

Experiência diferenciada e exclusiva para os seus consumidores finais

Não adianta negar, atendimento ao cliente é tudo em vendas. Para se ter uma marca com identidade forte no mercado, é indispensável que a empresa esteja prestando um atendimento de qualidade para o seu consumidor final. 

Se a empresa possuir um bom e eficiente setor de SAC, esse sucesso é facilmente atendido.

Conteúdo estratégico e discreto

Nada de promoções extravagantes e combos exagerados, ou você já viu um Iphone da Apple por aí em alguma super promoção? Certamente que não!

Pode até ser que você tenha o visto com um parcelamento maior, mas pode se atentar ao preço final, um item da marca Apple jamais reduz o seu valor de venda para preços muito populares.

Grandes marcas trabalham com estratégia e descrição, antes de qualquer produto delas se tornar mais acessível no mercado, outro mais evoluído já terá sido lançado, levando o seu desejo a querer a novidade, não o item que ficou “para trás”. 

O mercado de luxo e seu contínuo crescimento

Com as estratégias acima mencionadas, certamente você já pode entender o porquê esse mercado cresceu tanto e ainda vai crescer, não é mesmo?

Quando o marketing do mercado de luxo trabalha de forma correta, os resultados são certeiros e vistos de longe por todas as pessoas.

Com o bom trabalho desses profissionais, logo veremos ascender no mercado muitas novas marcas que irão entrar para o segmento de luxo aqui no Brasil, criando identidades poderosas e representando as empresas e marcas fortes existentes no Brasil, ao redor do mundo, talvez com um reconhecimento tão grande quanto o da Bolsa Prada.