Estratégias de Marketing Digital para aumentar suas vendas
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 4 de agosto de 2021 | Atualizado: 4 de agosto de 2021.
Otimização para mecanismos de busca: um método de marketing on-line obrigatório. Alguns visitantes visitarão seu site, porque você o listou sabiamente no seu cartão de visita ou o adicionou à sua assinatura de e-mail, mas a maioria dos visitantes vem de mecanismos de pesquisa.
Se você deseja que as pessoas encontrem sua página inicial pessoal quando pesquisam em seu nome e, por qualquer motivo, seu site não está aparecendo nos resultados dos mecanismos de pesquisa mais populares, na pior das hipóteses você será um pouco menos famoso e um pouco mais decepcionado.
Porém, é muito mais sério se você é responsável por maximizar o número de clientes em potencial que visitam o site da sua empresa, para que possam comprar itens on-line no catálogo da sua empresa.
Se, por algum motivo, os mecanismos de pesquisa estiverem exibindo os sites de seus concorrentes à frente da sua empresa, isso pode significar a diferença entre sua empresa ganhar ou perder dinheiro e ser promovido a um escritório de esquina ou rebaixado a uma esquina.
A enorme popularidade dos mecanismos de pesquisa entre os usuários da Internet é a principal razão pela qual as empresas comerciais – especialmente aquelas cuja receita é principalmente ou exclusivamente derivada das vendas on-line – estão dispostas a investir recursos significativos no ajuste fino de seus sites para obter as melhores classificações nos mecanismos de pesquisa. listagens.
Essa prática, e agora profissão, de “otimização para mecanismo de busca” (SEO), é um componente crítico do marketing online.
Como o mecanismo de pesquisa funciona
Existem centenas de fatores envolvidos quando os mecanismos de pesquisa classificam os sites em uma pesquisa orgânica. Surpreendentemente, eles podem analisar bilhões de dados em apenas 0,5 segundos!
As ações que você toma para otimizar seu site terão um efeito direto no seu ranking de SEO. Componentes como tags H1, as palavras usadas na meta descrição do site, densidade de conteúdo e palavra-chave, links permanentes e backlinks são algumas das muitas coisas que você pode aproveitar para aumentar seu ranking.
Tags H1: Esses são os maiores cabeçalhos que você usa para nomear seu conteúdo. Por exemplo, o H1 deste artigo seria o título ‘Noções básicas de otimização de mecanismo de pesquisa’.
Esta página do artigo pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google quando alguém pesquisa palavras-chave presentes na tag H1, como “SEO” e noções básicas de SEO “. Verifique se as tags H1 são relevantes para as palavras-chave que você deseja exibir.
Densidade da palavra-chave: É a quantidade de vezes que a palavra-chave que seu público-alvo está pesquisando aparece no seu site. Certifique-se de mencionar suas palavras-chave, não apenas nas tags H1, mas também no corpo do seu conteúdo.
Enquanto você deseja incluir suas palavras-chave com frequência, não sature demais o seu conteúdo. Lembre-se, o Google também considerará o uso de palavras-chave sinônimos.
Primeiro, desenvolva uma lista de todas as frases que você possa pensar que as pessoas possam usar para encontrar seu site – frases sucintas que melhor descrevem seus negócios.
Em seguida, aprimore essa lista com as duas dúzias de frases mais prováveis. Se você tiver dificuldade para criar uma lista de palavras-chave, consulte o Wordtracker, desenvolvido para ajudar você a otimizar sua lista de palavras-chave. No momento, eles oferecem um teste gratuito.
Essas palavras-chave podem e devem estar localizadas no texto de cada página, visível para alguém que visualiza a página em um navegador da Web. Além disso, as palavras-chave podem ser colocadas nos títulos, subtítulos, legendas das imagens, atributos de texto alternativos das imagens (), títulos de página e em qualquer outro lugar que parecerem adequados.
Meta Descrição: Esta é a descrição que você fornece aos mecanismos de pesquisa em seu Tags HTML. A meta descrição que você usa para o seu site também deve incluir as palavras-chave que você deseja que seu público-alvo pesquise.
Você deve ter isso em mente quando se perguntar por que alguns ou todos os mecanismos de pesquisa parecem estar ignorando seu novo site. É simplesmente uma agulha em um palheiro enorme. Mas não desista da esperança
Permalinks: Refere-se a links de URL permanentes específicos do seu site. É vantajoso incluir suas palavras-chave nesses links permanentes para ser considerado para uma classificação mais alta no Google.
Por exemplo, se você tem um site de jardinagem e deseja que seus consumidores encontrem as palavras-chave “produtos para gramado”, seria ideal ter uma página com um link permanente, como: https://retinacomunicacao.com/otimizacao-seo-busca-organica/.
Backlinks: É quando outros sites têm um link para o seu, fornecendo às visualizações deles o URL do seu site. Por exemplo, se a Forbes mencionar sua empresa em seu site e incluir um link para os leitores que o leva de volta ao seu site, isso seria considerado um backlink.
Quanto mais você tiver, melhores serão suas oportunidades de classificação mais alta em suas palavras-chave. No entanto, a fonte dos seus backlinks também desempenha um fator no ranking.
O Google valoriza a qualidade e quanto maior a origem do seu backlink (por exemplo, Forbes, NY Times, endereços .gov etc.), maiores são as chances de você ter uma classificação mais alta em seu Search Engine Optimization.
Otimização do mecanismo de pesquisa em computadores e dispositivos móveis: seu site é compatível com dispositivos móveis?
Os mecanismos de pesquisa estão constantemente evoluindo e alterando seu algoritmo para acompanhar as novas tecnologias em constante desenvolvimento.
Com o surgimento do dispositivo móvel, mais e mais pessoas estão pesquisando em movimento. O Google percebeu o aumento do tráfego móvel de seus usuários e lançou uma nova adição às suas métricas de classificação de pesquisa.
Se seu site não for compatível com dispositivos móveis (responsivo, otimizado para ser exibido em vários tamanhos de tela para celular), o Google classificará seu site mais baixo nas classificações de pesquisa.
No entanto, isso afetará apenas seus rankings de pesquisa para celular. As classificações de pesquisa de um dispositivo não móvel, como um computador desktop ou laptop, não serão afetadas.
Lembre-se disso se você souber que seu mercado-alvo específico tem maior probabilidade de pesquisar suas palavras-chave em um dispositivo móvel (ou seja, seu produto é um aplicativo móvel).
Design do site e outros fatores
Embora a incorporação de palavras-chave bem direcionadas em seu site seja reconhecida como a técnica mais valiosa de SEO, há outros elementos que valem a pena: design de site inteligente, links recíprocos e conteúdo atraente da página.
Para tornar seu site o mais acolhedor possível para os spiders dos mecanismos de pesquisa: organize as páginas e os links em uma hierarquia lógica, opte por divs CSS em vez de tabelas aninhadas, use texto em vez de imagens para os links de navegação (ou pelo menos tenha valores alt de imagem impecáveis ) e inclua um mapa do site (que serve como um índice de links para suas páginas) se o site tiver mais de uma dúzia de páginas.
A vinculação recíproca apropriada ocorre quando dois ou mais sites têm links entre si, como resultado natural do conteúdo circundante de cada site. Isso é bem diferente – e muito mais eficaz do que – dos chamados “farms de links”, que são apenas páginas sem conteúdo que não contêm nada além de links para sites de clientes pagantes.
As empresas de motores de busca pegaram esse truque há muito tempo. Consequentemente, pagar a alguém para incluir links para seu site entre milhares de outros, não seria apenas um desperdício de dinheiro, mas também pode ser penalizado rapidamente nos resultados da pesquisa ou mesmo na lista negra.
A melhor maneira de atrair novos visitantes ao seu site, sejam eles humanos ou aranhas, é oferecer conteúdo de qualidade gratuito. Isso incentivará os visitantes humanos a voltarem com frequência para ver novos conteúdos e também a postar links para o seu site em seus próprios sites e em seus blogs.
Isso invariavelmente aumenta a estimativa do seu site pelos mecanismos de pesquisa. Ter um conteúdo novo que corresponda às palavras-chave e frases direcionadas também resultará em classificações mais altas pelos mecanismos de pesquisa, porque eles sempre examinam as palavras no contexto do material circundante.
Sua estratégia de SEO deve ser um processo de longo prazo
Ser colocado na primeira página de uma pesquisa no Google não acontece da noite para o dia. Sua estratégia de SEO precisa ser um processo contínuo.
À medida que a tecnologia se desenvolve, os mecanismos de pesquisa também se adaptam a essas alterações, alterando seus algoritmos que definem como o site é classificado. Fique por dentro de sua estratégia de SEO e verifique se ela está atualizada.
Sua estratégia de SEO irá percorrer um longo caminho para você e sua empresa com a manutenção adequada. Você não apenas terá sua base de clientes atual, mas também poderá acumular tráfego passivamente para o seu site, estando presente nas 5 principais pesquisas de suas palavras-chave.
Os clientes poderão encontrar você e sua empresa facilmente ao pesquisar informações relevantes que pertencem à sua empresa. Uma boa regra geral para manter o controle de sua estratégia de SEO é pesquisar as táticas usadas por seus concorrentes.
Pesquise no Google suas próprias palavras-chave e veja quem coloca entre as 5 principais pesquisas e analise seus sites para ver como e por que elas estão sendo colocadas nas classificações superiores
A otimização para mecanismo de busca é um componente cada vez mais importante da promoção sábia do site. Embora um artigo possa abordar apenas os principais tópicos do SEO, você provavelmente já pode ver como esses métodos são importantes para melhorar a classificação do seu site nas classificações dos mecanismos de pesquisa e, portanto, aos olhos dos usuários da Internet para os quais “Google” agora é um verbo .
Artigo produzido pela equipe da Retina Comunicação.