Estratégias de marketing de conteúdo para destacar sua agência de viagens

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Publicado: 10 de abril de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Você já percebeu como o assunto viagens é atraente? É só alguém falar sobre o último destino que conheceu ou sobre o próximo que quer conhecer que o papo rende por horas.

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Mas, pensando no meio online, será que as pessoas gostam de consumir conteúdo sobre esse tema?

Segundo uma pesquisa realizada pela Mindminers (empresa de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa), redes sociais, sites e blogs sobre viagens são os principais meios de busca de informações sobre destinos.

Além disso, 73% dos entrevistados prefere fazer pesquisas pela internet primeiro, antes de ir a uma agência. Ou seja, para que o consumidor encontre sua empresa no momento de pesquisa, ela precisa estar presente no meio digital.

Vamos viajar nessa? Veja sobre quais assuntos iremos conversar neste blog post:

  • O que é marketing de conteúdo e conteúdo de qualidade?
  • Em quais canais devo disponibilizar conteúdos?
  • É uma boa ideia utilizar as redes sociais para uma estratégia de marketing de conteúdo?
    • O que disponibilizar de conteúdo nas redes sociais?
    • O que disponibilizar de conteúdo no blog?
  • Frequência de postagens.

Antes de mais nada: o que é o marketing de conteúdo e o que significa conteúdo de qualidade?

É verdade que o marketing de conteúdo ganhou força na era digital, mas se pararmos para pensar, disponibilizar conteúdo é um trabalho que existe desde que o homem transmitia ideias desenhando em cavernas.

Porém, uma passagem que marcou a história do marketing de conteúdo, foi a criação do guia Michelin.

Em 1898, quando o automóvel tinha acabado de ser inventado, a Michelin lançou um guia de gastronomia e turismo com os melhores restaurantes para os viajantes visitarem.

Aí você pode ficar se perguntando: mas o que uma empresa especializada em pneus, como a Michelin, ganharia falando de restaurantes e pontos turísticos?

A sacada foi que eles perceberam que o guia seria uma motivação para as pessoas viajarem mais.

Com isso, elas gastavam seus pneus mais rapidamente e voltavam a comprar. Olha que incrível!

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Rafael Rez (especialista em marketing), em seu livro Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI, fala que:

“Para ser relevante, o conteúdo precisa ser fonte de conhecimento. Conteúdo relevante está atrelado a construir um relacionamento confiável com o consumidor, para que ele sempre volte a comprar.”

Então, quando você disponibiliza um blog post mostrando os melhores destinos para um jovem universitário, os melhores locais para quem gosta de mergulhar, os melhores restaurantes em Santiago, etc…

Você está ajudando um público, está mostrando um caminho. Isso é conteúdo de qualidade!

Em quais canais eu posso disponibilizar meus conteúdos?

Neste artigo, vamos falar do blog e das redes sociais, especificamente.

Lembrando que a estratégia de marketing da sua agência não pode estar pautada 100% em redes sociais ou em canais que não são exclusivos da sua empresa.

Claro, invista nesses ambientes. Afinal, as redes sociais são acessadas por milhões de pessoas todos os dias, mas não deixe, de forma alguma, o blog em segundo plano.

E por quê? O público que você gera no blog da sua agência é seu. O público gerado nas redes sociais é das redes sociais.

Então, o ideal é criar autoridade, engajamento e visibilidade no seu ambiente. Mas as redes sociais podem ajudar com isso também. Entenda mais abaixo.

Usar as redes sociais para marketing de conteúdo é uma boa ideia?

Já adianto que a resposta é sim!

Nós sabemos que as pessoas usam as redes sociais como uma forma de distração e interação.

Apesar disso, quando as empresas sabem trabalhar bem o marketing de conteúdo, é possível transformar os seguidores em clientes.

A Rock Content (empresa de marketing de conteúdo) realizou uma pesquisa com 1030 profissionais para entender as tendências das redes sociais no Brasil.

62,2% dos entrevistados disseram que o uso das redes aumentou o engajamento do público com a marca e 48,5% disseram que perceberam um aumento no número de clientes e vendas utilizando as redes.

Além disso, segundo a pesquisa, a adoção do marketing de conteúdo (que é realizado por 58,6% dos profissionais entrevistados) gerou, em média, 7,7x mais visitas no blog em relação a quem não adota.

Pensando no que eu disse anteriormente, que você precisa pensar em gerar visitas e autoridade para o blog da sua empresa, esse dado é super relevante.

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Que conteúdos eu posso disponibilizar no blog da minha agência?

Primeiro, se você ainda não tem um blog, chegou a hora de criar.

A autoridade que o blog gera é clara. Isso porque as pessoas estarão consumindo conteúdos originais dentro de um espaço online que é da sua agência.

Além disso, o blog passa credibilidade ao mercado. Se sua agência investir em conteúdos relevantes, dicas e informações seguras, a marca ganhará um ar muito mais confiável.

E os formatos de conteúdo para um blog são diversos. Blog posts, vídeos, e-books, infográficos, etc.

Para quem está começando, o recomendado é focar em blog posts. Uma dica para iniciar a estratégia de forma simples é:

Sempre que você ou qualquer funcionário da agência for viajar, anote os principais pontos.

Sobre a estrutura e localização do hotel, sobre os passeios realizados, restaurantes e tudo que for interessante.

Depois, no retorno da viagem, basta abrir um Google Doc e escrever, colocar sua experiência no papel.

Outra coisa, sempre que você participar de eventos em hotéis ou ler sobre uma nova tendência, anote.

Vá registrando seus conhecimentos, pois isso é conteúdo original e de qualidade.

E quais conteúdos eu posso disponibilizar nas redes sociais?

Conversando com uma agente de viagens que atingiu a marca de 39.7 mil seguidores no Instagram, reuni algumas dicas que realmente funcionam:

1- Foque em tirar dúvidas dos usuários. No instagram você pode publicar no stories uma caixa de perguntas para que o público interaja com a sua agência.

Peça para que os clientes encaminhem dúvidas sobre viagens, visto, passaporte, documentação, intercâmbio, enfim.

A recomendação é que você responda essas dúvidas em vídeo, nos stories mesmo. Assim a pessoa que perguntou pode acompanhar e você não precisa de uma superprodução.

2- Dê dicas e conte sobre suas experiências. Os agentes de viagens têm uma bagagem incrível. Eles viajam, estudam, se atualizam e conseguem dar dicas seguras.

Para engajar seu público, publique sobre lugares que já conheceu. Escreva textos curtos, coloque uma imagem bem legal do lugar e conte sua experiência. Esse tipo de material aumenta a vontade de viajar.

3- Interaja com o público. O Facebook e o Instagram possuem um recurso de enquetes e ele é uma excelente forma de interagir com seus usuários, pois eles poderão dar opiniões.

4- Registre viagens em grupos e famtours da agência. No Instagram existe a opção de fixar os stories em destaque, assim eles podem ser acessados a qualquer momento.

5- Divulgue os conteúdos do seu blog nas redes sociais. Essa é uma forma de levar o público das redes para o seu blog.

Importante:

Manter a frequência de postagem é essencial. Não adianta você publicar um story hoje e deixar o Instagram desatualizado por 1 semana. Da mesma forma, não adianta publicar um blog post a cada 5 meses.

Organize sua estratégia para manter uma recorrência de postagens. E como eu sei quanto devo postar?

Essa informação depende muito do público que consome seus conteúdos.

Para algumas agências, publicar 2 vezes ao dia, alternando entre feed e stories funciona. Para outras, a quantidade precisa ser maior.

Comece fazendo testes e anotando os resultados. E claro, tenha certeza que você terá tempo para manter publicações frequentes antes de iniciar a estratégia.

Não deixe o público “esfriar”, pois as empresas competem por atenção o tempo todo.

Conclusão

Agente de viagens, você tem conhecimento, experiência e autoridade para disponibilizar conteúdos de qualidade.

Comece a estruturar sua estratégia de marketing digital mais efetiva para disponibilizar materiais de qualidade nas redes sociais e no blog da sua agência. Isso te dará visibilidade online e fará com que sua marca seja lembrada pelos consumidores.

Escrito por: Isabela Braga, estudante de Letras e Analista de Marketing de Conteúdo na empresa Monde Sistemas.

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